Gestão da Saúde

O médico e consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) Rafael Bengoa, ex-ministro da Saúde do governo Basco, na Espanha, ministra hoje a conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, às 19 horas, no Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará.
“O Ceará tem uma oportunidade de liderar a difícil transição que agora necessitam fazer todos os sistemas de saúde do mundo emergente. Todos (os países) temos problemas parecidos em diferentes graus. Todos temos muita gente envelhecendo e muita gente com doenças crônicas”, explica Bengoa.
Para o ex-ministro, o modelo de saúde atual no Brasil e em vários outros países é assistencial e não está bem sincronizado com a demanda de envelhecimento e de aumento das doenças crônicas. Rafael Bengoa considera que esse modelo é pouco preventivo e pouco proativo.
“As transformações que estamos tentando propor é que se siga fazendo boa medicina aguda para atender o agudo, mas que se complementa com um modelo que é muito melhor para as doenças crônicas. Neste exercício de mudança, o Ceará pode ser a zona pioneira no Brasil para a vanguarda, para esta transformação tão importante. Se o Ceará se sair bem, o sistema continuará sendo público e seguirá sendo sustentável. Se não se fizer essas mudanças, o sistema não será sustentável economicamente”, defende Bengoa.
Em 2009, ele foi nomeado ministro da Saúde do país Basco, onde esteve à frente da transformação da saúde para um modelo mais proativo e focado nas necessidades dos doentes crônicos. Bengoa, que também é membro sênior da Universidade de Harvard e professor assistente na Universidade McGill, no Canadá, veio ao Ceará para prestar consultoria em Saúde.
Missão do BID
Até hoje o Ceará recebe uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a participação de Bengoa como consultor.  Foi anunciada a aprovação de acordo de cooperação técnica com o Estado no valor de 450 mil dólares para a área da saúde.
A especialista sênior em Proteção Social e Saúde do BID no Brasil, Márcia Rocha, explicou durante reunião com o governador do Ceará Camilo Santana e o secretário da Saúde do Estado Henrique Javi os fundamentos do acordo. “O banco identificou uma grande oportunidade de implementar no Ceará o que os países europeus estão chamando de agenda de transformação da saúde, que seria apresentar uma visão mais ampla da saúde, uma reorganização dos serviços e um forte investimento nos processos e na gestão da saúde”, disse Márcia Rocha.
Na área da saúde o Governo do Ceará mantém parceria com o BID desde 2007, com o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes), encerrado no ano passado e que deve ser renovado em breve. O Proexmaes ajudou a ampliar o acesso aos serviços de saúde no Estado, com a implantação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas regionais (CEOs) e financiamento do BID.
O Proexmaes II terá investimento de 178,5 milhões de dólares, sendo 123 milhões do BID e 55,5 milhões de contrapartida do Estado. A meta é promover a melhoria da qualidade dos serviços em saúde, envolvendo investimentos em Tecnologia da Informação, capacitação de gestores e técnicos e a acreditação das unidades de saúde.
Henrique Javi avaliou o novo acordo de cooperação com o BID como “um reconhecimento da capacidade e maturidade do Ceará para investir numa remodelagem, reestruturação, redefinição de planos do sistema de saúde” e acrescentou: “É uma agenda focada na eficiência, para fazer mais com os recursos que dispomos, e uma agenda transformadora, para ampla discussão com a sociedade sobre a saúde”.
Serviço
Conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, com o consultor da OMS Rafael Bengoa
Horário: 19 horas
Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará 
Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde