Pular para o conteúdo principal

Gestão da Saúde

O médico e consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) Rafael Bengoa, ex-ministro da Saúde do governo Basco, na Espanha, ministra hoje a conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, às 19 horas, no Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará.
“O Ceará tem uma oportunidade de liderar a difícil transição que agora necessitam fazer todos os sistemas de saúde do mundo emergente. Todos (os países) temos problemas parecidos em diferentes graus. Todos temos muita gente envelhecendo e muita gente com doenças crônicas”, explica Bengoa.
Para o ex-ministro, o modelo de saúde atual no Brasil e em vários outros países é assistencial e não está bem sincronizado com a demanda de envelhecimento e de aumento das doenças crônicas. Rafael Bengoa considera que esse modelo é pouco preventivo e pouco proativo.
“As transformações que estamos tentando propor é que se siga fazendo boa medicina aguda para atender o agudo, mas que se complementa com um modelo que é muito melhor para as doenças crônicas. Neste exercício de mudança, o Ceará pode ser a zona pioneira no Brasil para a vanguarda, para esta transformação tão importante. Se o Ceará se sair bem, o sistema continuará sendo público e seguirá sendo sustentável. Se não se fizer essas mudanças, o sistema não será sustentável economicamente”, defende Bengoa.
Em 2009, ele foi nomeado ministro da Saúde do país Basco, onde esteve à frente da transformação da saúde para um modelo mais proativo e focado nas necessidades dos doentes crônicos. Bengoa, que também é membro sênior da Universidade de Harvard e professor assistente na Universidade McGill, no Canadá, veio ao Ceará para prestar consultoria em Saúde.
Missão do BID
Até hoje o Ceará recebe uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a participação de Bengoa como consultor.  Foi anunciada a aprovação de acordo de cooperação técnica com o Estado no valor de 450 mil dólares para a área da saúde.
A especialista sênior em Proteção Social e Saúde do BID no Brasil, Márcia Rocha, explicou durante reunião com o governador do Ceará Camilo Santana e o secretário da Saúde do Estado Henrique Javi os fundamentos do acordo. “O banco identificou uma grande oportunidade de implementar no Ceará o que os países europeus estão chamando de agenda de transformação da saúde, que seria apresentar uma visão mais ampla da saúde, uma reorganização dos serviços e um forte investimento nos processos e na gestão da saúde”, disse Márcia Rocha.
Na área da saúde o Governo do Ceará mantém parceria com o BID desde 2007, com o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes), encerrado no ano passado e que deve ser renovado em breve. O Proexmaes ajudou a ampliar o acesso aos serviços de saúde no Estado, com a implantação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas regionais (CEOs) e financiamento do BID.
O Proexmaes II terá investimento de 178,5 milhões de dólares, sendo 123 milhões do BID e 55,5 milhões de contrapartida do Estado. A meta é promover a melhoria da qualidade dos serviços em saúde, envolvendo investimentos em Tecnologia da Informação, capacitação de gestores e técnicos e a acreditação das unidades de saúde.
Henrique Javi avaliou o novo acordo de cooperação com o BID como “um reconhecimento da capacidade e maturidade do Ceará para investir numa remodelagem, reestruturação, redefinição de planos do sistema de saúde” e acrescentou: “É uma agenda focada na eficiência, para fazer mais com os recursos que dispomos, e uma agenda transformadora, para ampla discussão com a sociedade sobre a saúde”.
Serviço
Conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, com o consultor da OMS Rafael Bengoa
Horário: 19 horas
Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará 
Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...