'É o Gera'


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e os coletivos que integram o projeto “É o Gera” fazem a abertura oficial da programação proposta para o Edital de Ocupação Cultural do Teatro Carlos Câmara, no próximo sábado (9), com o Afoxé Acabaca, Slam Gentil, GhettoRoots e a DJ Liz. O projeto, com duração de 7 meses,  surgiu a partir do diálogo entre profissionais que atuam na cena cultural de Fortaleza e os coletivos Servilost (Serviluz), Coletivo Natora (Carlito Pamplona/Pirambu) e Ocupa Cajueiro (comunidade do Dendê, Edson Queiroz), com o intuito de ocupar os espaços da cidade com a voz e a cara da juventude, gerando formação, a difusão e o intercâmbio de novos protagonistas das artes na cidade. Toda a programação é gratuita.

O Afoxé Acabaca se apresenta às 17 horas. Tri Campeão do Carnaval de Rua de Fortaleza, o grupo foi fundado em 13 de maio de 2006, com intuito de divulgar as religiões de matriz africana e lutar contra todo tipo de preconceito e vem preencher um espaço no meio cultural cearense.

A programação segue às 18h com o grupo Slam Gentil, que surgiu em março de 2017, através de um encontro com alguns poetas de Fortaleza que acompanhavam os vídeos do Slam Resistência (SP) e decidiram se reunir na Praça da Gentilândia para fazer um evento semelhante. O projeto foi crescendo ao longo desses meses, e já estará realizando a sua 9° edição no mês de dezembro, dentro da programação do É O GERA.

Da favela do dendê vem a mistura a cultura reggae com a linguagem urbana da cultura hip-hop,captando a essência dos guetos de forma diversificada. Para contar a história de qual é esse sentimento, Carolina Rebouças, Gabriela Savir, Roni Flow, Rodrigo Revolução se unem numa só poesia, em um espetáculo com músicas autorais e estilo diversificado apresentado pelo GhettoRoots, às 19h.

Para fechar a noite, a DJ Liz, do Coletivo Natora, se apresenta. Com apenas 21 anos, Liz iniciou seu trabalho sendo convidada e incentivada a participar do sarau "O poder das Manas" como colaboradora social, onde surgiu a ideia de tocar músicas cantadas por vozes femininas.

O que vem por aí

Para além das apresentações, outras formas de ocupação contribuirão para o desenvolvimento das atividades, tais como feiras que impulsionam a economia criativa e o empreendedorismo, bem como debates, rodas de conversas e outros tipos de formações nas áreas técnicas de som, luz e produção, voltados para a profissionalização dos agentes integrantes de coletivos da periferia, qualificando os trabalhos que já são realizados.

Serviço
Lançamento do projeto "É O GERA" - Ocupação do Teatro Carlos Câmara
Local: Teatro Carlos Câmara - Rua Senador Pompeu 454 - Centro
Horário: 17h
Dia: Sábado, 09/12/2017
Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO:

17h - Afoxé Acabaca
18h - Slam Gentil
19h - GhettoRoots
20h - Reggae com Dj Liz

---------------------------------------------

Programa Se intera pivete!

Às terças-feiras serão totalmente voltadas para o público infantil e infanto juvenil da rede  de ensino público. Com atividades como, brincadeiras, apresentações teatrais, cineclubinho, contação de histórias, desenho, atividades circenses, oficinas que são referências importantes, para a criança se inserir e produzir cultura. Assim, de forma efetiva, é necessário garantir o direito ao acesso à cultura, a relação da aprendizagem das crianças e dos adolescentes com a sua vida e com sua comunidade, potencializando o currículo escolar com práticas, habilidades, costumes, crenças e valores que estão na base da vida cotidiana e cultural que, constituem o currículo necessário à vida em sociedade.

Programa DiverCidades

DiverCidades vem com a proposta de apresentar as múltiplas expressões artísticas existentes na cidade e fora dela. Quarta-feira é o dia dedicado integralmente à essas produções. Abrangendo trabalhos envolvendo artes cênicas (teatro, circo, dança), música e audiovisual com as mais diversas temáticas. Dedicaremos duas quartas no mês para artes cênicas, uma para música  e uma para o audiovisual.

Programa Hip Hop Gera

A sexta-feira será dedicada à formação em hip hop (Hip Hop Lab) no período da tarde e finalizada com Hip Hop Gera, a noite com programação que envolva linguagens e estilos diferenciadas como apresentação de rap, saraus, batalhas de MCs, de b-boys e b-girls, de graffiti e beatmakers.

Programa Encontro de Raízes

Aos sábados, a programação da ocupação começa a tarde com o melhor das raízes da cultura popular nordestina, incluindo a cultura dos povos originários e africanos que por aqui fincaram suas raízes. Da poesia, do teatro popular e de mamulengo, patrimônio imaterial no Brasil, passando pelos batuques afro-brasileiros e pelas danças populares da nossa região, como o coco e o toré, praticando ainda hoje pelos indígenas. Nossa curadoria vai priorizar um tema chave de nossa cultura a cada mês, fazendo uma grande roda de brinquedos populares no Teatro Carlos Câmara.  A programação seguirá com uma festa embalada pelo melhor das raízes afro-latinas.

COLETIVOS PARTICIPANTES DO PROJETO
Coletivo Servilost (Serviluz),
Coletivo Natora (Carlito Pamplona/Pirambu)
Ocupa Cajueiro (comunidade do Dendê e Edson Queiroz),
Coletivo Raízes da Periferia (Oitão Preto)
Entidade: Associação Cultural Afoxé Acabaca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto