Morre Sérgio Sá

Morreu hoje, em Fortaleza, o cantor, compositor e músico cearense Sérgio Sá. Sá de 64 anos de idade tinha 48 anos de carreira com uma produção de 350 músicas. Interpretaram Sá: Roberto Carlos, Vanusa, Tim Maia, Simone, Fábio Júnior, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Jorge Vercillo e Chitãozinho e Xororó. Sá chegou a trabalhar com Stevie Wonder, nos Estados Unidos. Na década de 1970 adotou o nome de Paul Bryan para cantar baladas românticas. Sua última produção foi o CD "Sérgio S.A" gravado no começo de 2017. O guitarrista e produtor musical Mimi Rocha informa que Sá e ele preparavam a gravação de um DVD com os hits de Sérgio Sá.
Sá sofreu infarto no miocárdio às 2h30 da madrugada, na casa dos primos, em Fortaleza. Ele estava no Ceará há uma semana e ficaria até fevereiro de 2018. O cearense tinha catarata congênita de nascença.
A mulher de Sérgio Sá, Cris Reis, informou em sua conta no facebook a morte: “Por volta das 2h30 desta madrugada, em Fortaleza, na casa de seus primos queridos Samia Sá Freire Militão e Francisco Militão, nosso maestro Sérgio Sá, amor da minha vida, que conhecia astrologia, alquimia e todas as vias, resolveu passear de cometa, deixando um legado de 48 anos de poesia, solidariedade e amor à arte".

Thiago Pinheiro, filho de Sérgio Sá, em sua página no facebook disse: “É com imensa tristeza que comunico o falecimento de meu pai Sérgio Sá durante esta madrugada. Sérgio que estava na casa de uma prima em Fortaleza, foi vítima de um rápido processo de infarto por volta das 2:30 e não resistiu e nos deixou com a eterna saudade. Meu pai sempre foi homem íntegro, sempre buscou grande excelência, produtor e compositor que deixou fortes marcas em nossa música e em minha vida, agora tornou-se a forte memória de alguém que nunca deixou de acreditar na força e sutileza do amor”.
BIOGRAFIA
Compositor, arranjador, intérprete, tecladista, produtor e escritor Sérgio Sá, nasceu em 17 de janeiro de 1953, em Fortaleza. Sérgio Antônio Sá de Albuquerque, nasceu com catarata congênita - associada a Microftalmia. Era um cego de nascença.
Formado em Educação Artística pela Faculdade Morzateum (1977), foi artista com habilidades diversas, em diferentes áreas de atuação, e com currículo que marca sua presença na história da música popular brasileira.
São mais de 350 canções gravadas por Roberto Carlos, (Como é Possível), Simone, (Olho do Furacão), Tim Maia, (O Vento e as Canções), Fábio Júnior, (Eu Me Rendo e O Que é Que Há), Chitãozinho e Xororó, (Pensando em Minha Amada).
Seu trabalho em criação publicitária inclui comerciais para empresas como Banco Itaú, Mc Donald’s, TV Globo e Bandeirantes, além de trilhas sonoras para novelas e seriados como o Mundo da Lua da TV Cultura. Destaca-se também seu trabalho em Los Angeles onde criou e executou trilhas e vinhetas para clientes como a KJLH, emissora de FM de Stevie Wonder.
Integrou a equipe responsável pela Campanha Nacional de Rádio Presidência, em 2002, no ano seguinte, contratado pela Radiobrás, foi responsável pela criação das vinhetas que compõe o novo formato da Voz do Brasil. No período entre 2004 e 2006 realizou campanhas para prefeito em São Paulo, Curitiba e Goiânia.
Em 2006 Sérgio manteve-se na ativa e foi convidado para produzir a trilha sonora do musical Mary Poppins do estúdio de Ballet Cisne Negro. Com adaptações e composições elaboradas especialmente para a produção Sérgio surpreendeu com sua capacidade de criar e executar uma obra musical alinhada aos passos rítmicos exigidos pela dança de ballet. Mais tarde, repetiu a dose desenvolvendo uma produção natalina para a Coca-Cola que através de alta tecnologia de luz e som impressionou o público com bonecos gigantescos contadores de histórias embalados pela trilha sonora criada por Sérgio Sá.
Sérgio Sá com o pseudônimo de Paul Bryan (anos 1970) criou diversos temas românticos que lideraram as paradas de sucesso e de vendas do país. Dont say goodbye (tema da novela Cavalo de Aço) Listen (parte da trilha internacional de O Bem Amado) Window (tema açucarado de Carinhoso) foram algumas de suas obras com grande repercussão.
Trabalhando ao lado de nomes como Gilberto Gil (em seu projeto Quanta), Zizi Possi, Jane Duboc, Ivan Lins, entre outros, Sérgio Sá foi um dos primeiros a mesclar sintetizadores a sons acústicos e um dos pioneiros em gravações digitais.
Com nove discos gravados entre os quais o (Voa Vida-82,Fora de Prumo-84,CD Ecos do Amanhã),inúmeras apresentações no Brasil, Estados Unidos e Europa, lançou o CD Sérgio Sá “I AM Paul Bryan” onde regrava seus hits em inglês além de versões de seus sucessos e composições inéditas. Seu novo projeto para 2015 é o Cd Sérgio S/A, comemorando seus 46 anos de carreira, com participações de convidados ilustres da MPB, como: Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Jorge Vercillo, Jane Duboc, Gilberto Gil, Cláudia Albuquerque, Carlos Navas, Lucinha Lins, Tribo De Jah, Vânia Bastos.
Suas participações em gravações atingiram a marca de trinta mil horas de estúdio. Suas apresentações ao vivo somam mais de dez mil.
​ 

Produtor Zé Rodrix, Vanusa, Jane Duboc, Milton Carlos, Eduardo Araújo, além de inúmeros artistas independentes tiveram em seus trabalhos a assinatura de Sérgio Sá como produtor musical.
Seu livro “Fábrica de Sons” (Editora Globo) em quarta edição atualizada e acrescida de CD áudio foi aprovado e adquirido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Em outubro de 2004 Sérgio Sá, lançou “Feche os Olhos para Ver Melhor”, obra em que faz um apanhado de vivências e reflexões propondo novas maneiras de enxergar o mundo e que foi também lançado em edição em braile. Com o lançamento do Livro de ficção “Ecos do Amanhã”, Sá entretém o leitor com uma narrativa instigante e faz um brado de alerta e de profundo amor à humanidade.
Em 2012 concluiu seu quarto livro “Aos Olhos de Um Cego”(Sá Editora).
​ 

Em 2012 estreou como Ator na peça o “O Grande Viúvo” conto de Nelson Rodrigues, no projeto Teatro Cego. Uma proposta com espetáculo de característica inédita no Brasil, pois convida o público a abdicar da visão para por à prova seus outros quatro sentidos.
Sérgio Sá viajou por todo o País com a sua palestra-show Feche os Olhos Para Ver Melhor, propondo reflexões com interatividade, música ao vivo e humor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto