Fala Salmito

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) foi ao plenário Fausto Arruda hoje para tratar de um assunto extremamente importante para a população da capital: a captação de financiamentos pela Prefeitura junto à órgãos internacionais de desenvolvimento. A CMFor autorizou por Lei uma série de financiamentos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), que somam mais de R$ 3,4 bilhões.
Segundo o presidente, os recursos terão um grande impacto na ampliação e melhoria das políticas desenvolvidas pelo executivo. A área da educação, como destacou Salmito Filho, a sociedade contará com a construção de novos Centros de Educação Infantil e escolas de tempo integral, além de novos Centros Urbanos de Cultura e Artes (Cuca’s); na saúde, a construção de novas Policlínicas, ampliação da rede saneamento básico e de drenagem.

Na questão da mobilidade urbana, os investimentos visam o transporte público, com a ampliação dos BRT’s, dentre outros. O turismo da Capital também recebe investimentos, com destaque para a requalificação do Centro Histórico, atrelado as ações na área de segurança com os programas Proredes e Segurança Cidadã, além da urbanização das principais lagoas de Fortaleza, destacou Salmito Filho.
Os financiamentos possibilitarão novas oportunidades de emprego e trabalho para os fortalezenses, e, também, gerar negócios para a economia local, pois boa parte do valor financiado deverá ser executada por empresas locais. Os valores financiados ainda não chegaram a Fortaleza devido a um atraso no Gabinete da Casa Civil, cujo Ministro-Chefe, Eliseu Padilha (PMDB), não enviou para o Senado Federal.
Salmito Filho voltou a ponderar sobre o atraso no repasse dos recursos. “Esse dinheiro não precisa de nenhum aporte do Governo Federal, já que pareceres técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional e do Ministério do Planejamento atestam a capacidade da Prefeitura de Fortaleza de buscar financiamento junto às entidades internacionais”, atentou.
O presidente Salmito também disse ter convicção que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e os outros dois representantes cearenses, senadores Tasso Jereissati (PSDB) e José Pimentel (PT), em posse dos documentos, defenderão os interesses e a melhoria da vida povo do seu Estado.
“O nosso apelo vai ao responsável pela demora, Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e para nossos Senadores, para que estes recursos cheguem ao nosso município e sirvam o nosso povo. Nada justifica o atraso na Casa Civil, uma vez que a autorização dos financiamentos virá do Senado Federal, pois o Governo Federal é apenas o avalista. Isso significa que, se por algum motivo a Prefeitura de Fortaleza não honrar com suas dívidas junto aos órgãos financiadores, o Governo Federal seria acionado, mas os custos seriam descontados do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, ou seja, uma contra garantia contratual”, disse Salmito.
Ao final do discurso, Salmito Filho fez um convite para que os senadores, representantes do Estado do Ceará no Senado Federal, visitem a Câmara Municipal de Fortaleza, “mostrando que todos eles, juntamente com os vereadores da Casa, independente do seu partido ou posição política, defendem os interesses da população de Fortaleza”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto