O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) foi ao plenário Fausto Arruda hoje para tratar de um assunto extremamente importante para a população da capital: a captação de financiamentos pela Prefeitura junto à órgãos internacionais de desenvolvimento. A CMFor autorizou por Lei uma série de financiamentos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), que somam mais de R$ 3,4 bilhões.
Segundo o presidente, os recursos terão um grande impacto na ampliação e melhoria das políticas desenvolvidas pelo executivo. A área da educação, como destacou Salmito Filho, a sociedade contará com a construção de novos Centros de Educação Infantil e escolas de tempo integral, além de novos Centros Urbanos de Cultura e Artes (Cuca’s); na saúde, a construção de novas Policlínicas, ampliação da rede saneamento básico e de drenagem.
Na questão da mobilidade urbana, os investimentos visam o transporte público, com a ampliação dos BRT’s, dentre outros. O turismo da Capital também recebe investimentos, com destaque para a requalificação do Centro Histórico, atrelado as ações na área de segurança com os programas Proredes e Segurança Cidadã, além da urbanização das principais lagoas de Fortaleza, destacou Salmito Filho.
Os financiamentos possibilitarão novas oportunidades de emprego e trabalho para os fortalezenses, e, também, gerar negócios para a economia local, pois boa parte do valor financiado deverá ser executada por empresas locais. Os valores financiados ainda não chegaram a Fortaleza devido a um atraso no Gabinete da Casa Civil, cujo Ministro-Chefe, Eliseu Padilha (PMDB), não enviou para o Senado Federal.
Salmito Filho voltou a ponderar sobre o atraso no repasse dos recursos. “Esse dinheiro não precisa de nenhum aporte do Governo Federal, já que pareceres técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional e do Ministério do Planejamento atestam a capacidade da Prefeitura de Fortaleza de buscar financiamento junto às entidades internacionais”, atentou.
O presidente Salmito também disse ter convicção que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e os outros dois representantes cearenses, senadores Tasso Jereissati (PSDB) e José Pimentel (PT), em posse dos documentos, defenderão os interesses e a melhoria da vida povo do seu Estado.
“O nosso apelo vai ao responsável pela demora, Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e para nossos Senadores, para que estes recursos cheguem ao nosso município e sirvam o nosso povo. Nada justifica o atraso na Casa Civil, uma vez que a autorização dos financiamentos virá do Senado Federal, pois o Governo Federal é apenas o avalista. Isso significa que, se por algum motivo a Prefeitura de Fortaleza não honrar com suas dívidas junto aos órgãos financiadores, o Governo Federal seria acionado, mas os custos seriam descontados do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, ou seja, uma contra garantia contratual”, disse Salmito.
Ao final do discurso, Salmito Filho fez um convite para que os senadores, representantes do Estado do Ceará no Senado Federal, visitem a Câmara Municipal de Fortaleza, “mostrando que todos eles, juntamente com os vereadores da Casa, independente do seu partido ou posição política, defendem os interesses da população de Fortaleza”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.