Boticário Ferreira para Fábio Souza

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem sessão solene para entrega da Medalha Boticário Ferreira ao médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos Souza (foto de André Lima). A homenagem foi proposta através do requerimento 1075/2017, de autoria do vereador Célio Studart (SD), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, o homenageado é Titular da Universidade Federal do Ceará e PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Afirma que a comenda refere-se aos relevantes serviços prestados por ele à cidade de Fortaleza, precipuamente, no que tange à elucidação e ao tratamento de transtornos mentais.
A sessão foi presidida pelo vereador Célio Studart.  A mesa da solenidade foi composta por: deputado estadual Heitor Férrer (PSB); professora Valéria Góes, diretora da Faculdade de Medicina da UFC; Elissandra Botão, representando o Instituto Bia Dote; Geórgia Nobre, do programa de apoio a pacientes psicóticos do Hospital Walter Cantídio e pela vereador Cláudia Gomes, terceira secretária da CMFor.
Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Célio Studart afirmou que por ser filho de pais médicos, duplamente teve em sua casa dois heróis. “O Dr. Fábio tem uma peculiaridade nessa missão divina. Ele só não espera a melhora, como ele tem possibilidade de devolver vidas. Ele segue suas vidas, quando ocupam postos dentro da sociedade, exercendo funções importantes, sendo pais, maridos, esposas. Nessa noite não estamos só homenageando o homem, o profissional, o médico, o professor, uma pessoa de extrema relevância para nossa sociedade, estamos também homenageando um homem que representa uma causa. Ele tem todos os critérios que essa casa requisita e pede para laurear alguém com essa comenda. Aliás, ele surpreende e extrapola esses critérios. Ele representa um luta incansável pela vida, pela prevenção do suicídio e representa a história de um Acadêmico que contribuiu e contribui de forma plena, de forma constante, de forma intensa com a pesquisa científica. Com o trabalho de promoção humana, solidário, extremamente humano de olhar para essas pessoas que precisam, para além do seu consultório, o olhar de caridade de compaixão com o próximo”, pontuou.
O parlamentar destacou que essa é a primeira sessão solene que seu mandato realiza, e se sente feliz pois a indicação do Dr, Fábio que teve aprovação unânime dos vereadores, por ser uma pessoa ímpar e importante para a medicina,” não só do ceará, mas do Brasil e do Mundo. “Lem,bro as palavras da Madre Teresa de Calcutá, que diz que ‘não deixe que ninguém vá ao seu encontro, e saia mais alegre e mais feliz’. O senhor tem essa característica, de fazer as pessoas felizes. O senhor é um herói que salva vidas. Parabéns por essa comenda”, concluiu o parlamentar.
Em seguida foi feita a entrega oficial da Medalha Boticário Ferreira ao psiquiatra Fábio Gomes de Matos Souza pelo parlamentar. O homenageado, por sua vez, fez seu discurso de agradecimento pela comenda.
O médico Fábio Gomes de Matos Souza disse ser com muito orgulho que recebe a maior comenda da cidade de Fortaleza. “Minhas atividades como médico e professor não teriam sucesso, sem o apoio acadêmico da UFC e profissional do Hospital Walter Cantídio. Nasci em Iguatu. Meu pai era bancário, sou filho mais velho de quatro. Minha família é a base de minha vida como ser humano. Lá aprendi, a ser cidadão e a trabalhar com dignidade. A dignidade está encravada nessa família. Meu primeiro estudo foi em Iguatu. E lá não havia separação entre os menos aquinhoado e os mais abastados. Dividíamos o mesmo professor. Só depois fui avaliar que esse período foi um alicerce na minha vida, ao perceber que todos tem direito a saúde, a educação de forma plena”, revelou.
Ele falou de seu período como estudante universitário na UFC, na época da exceção. “A UFC propiciava a mim o conhecimento científico e a responsabilidade social. A busca de melhor estudo para os filhos fizeram meus pais migrarem para Fortaleza. Tive um problema ocular e foi aqui que consegui tratamento, No Colégio cearense aprendi noções de cidadania, noções humanísticas. Foi um dos melhores centros educacionais do Ceará. Tive mestres como o Irmão Urbano e outros. Já na universidade, a escolha por medicina foi natural, pois, queria conhecer o ser humano em sua forma plena. Lá conheci Hilton Rocha, um médico e humanista”.
Disse que a medicina representa uma forma de colocar em prática todo seu aprendizado técnico científico. No Hospital das Clínicas, disse ter tido contato com grandes clínicos, que me fizeram avaliar que tipo de médico queria ser. “Já a especialidade, decidi no último ano. Tinha dois caminhos: a clínica geral e psiquiatria. A decisão foi natural, pois estagiava em dois hospitais psiquiátricos de Fortaleza”.
Detalhou que ainda como estudante via que a universidade só teria razão de existir, se se integrasse com a comunidade. “Minha perspectiva é que a faculdade deve ser o farol da sociedade. Nessa ideologia me envolvi em diversos organismos. Criamos um jornal mimeografado onde os estudantes colocavam suas angustias e anseios. Depois fizemos um trabalho em Pacatuba. Lecionava em Quixadá e fazia mestrado, quando conclui, procurei uma universidade para o doutorado, que não podia ser aqui pois não existia. Fui para Edimburgo, na Escócia, e tiver perdas afetivas, financeiras e de raízes. Quando retornei fui convidado a ser o primeiro residente da Escola de Saúde Pública, fui o primeiro diretor de pesquisa daquela instituição. Depois, passei no concurso de professor da academia. Lá, conseguimos uma sala para realizar o atendimento clínico e com doações da comunidade reformamos o local em três espaços. Hoje são 12 salas, mais ainda o espaço é pequeno para atender a demanda. Com apoio da direção do Hospital criamos alguns atendimentos especializados”, destacou.
Asseverou, que nunca acreditou que profissionais, atendendo de forma isolada, traria beneficio para a população. “Por isso criamos o Programa Integral de Saúde Interdisciplinar (Proisi), promove a educação, estimulo produção científica e atuação desses estudantes, oferecendo aos profissionais a ter contato com a comunidade para promover a saúde em todos seus aspectos. Buscamos ter uma parceria com a prefeitura e outros programas. O Proisi, faz diversos projetos baseados no tripé, promoção do bem-estar mental; estilo de vida saudável e promoção da vida”.
“Criamos o Ambulatório de Transtornos Alimentares (Cetrata), para combater a obesidade e os transtornos alimentares. O Cetrata realiza cursos anuais de capacitação e participa do dia nacional contra obesidade. Tambpem temos o Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (Geta), criado em 2006, que trata de transtornos afetivos. O grupo de estudos busca as melhores formas de promover a saúde. O Proadere (Programa de Apoio ao Deprimido Refratário) trata pacientes com depressão; Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (Proapp), trata dos pacientes psicóticos. Já na Graduação, é sempre uma honra participar da formação de novos médicos; Temos ainda o Pravida, que combate o suicídio. Esse programa tem atuado em alguns municípios como Maracanaú. Quanto ao futuro, temos muito a conseguir. Um dia, com certeza, teremos uma sociedade mais justa e ética. Essa medalha me dá mais estimulo para discutir a criação de politicas publicas que melhores a vida dos pacientes com transtornos mentais”, argumentou.
No final, ele agradeceu ao Hospital de Messejana, que foi importante na sua missão de psiquiatra, a Universidade Federal do Ceará por sua formação, a Uece por tê-lo aceito como professor, o Hospital Walter Cantídio, por abri as portas para seu trabalho no tratamento de pacientes e ao povo do Ceará “a quem sirvo com muito orgulho. Todos que aqui se encontram e minha mulher Naiane que em momentos de tormenta tem sido meu apoio na vida”, finalizou.
Biografia
O psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1979), Mestrado em Medicina – Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1987) e Doutorado/PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo (1992). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Preceptor e Professor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário
Walter Cantídio, Membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, Membro do Corpo Editorial do Jornal Brasileiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.
Chancelando o voluptuoso currículo, Fábio Gomes de Matos realiza atendimentos constantes à população carente de Fortaleza, por meio dos trabalhos de extensão universitária da Universidade Federal, prestando assistência médica gratuita e de alta qualidade para aqueles que necessitam de amparo ante aos mais diversos transtornos mentais. Ainda assim, no que tange à Academia, o Professor Fábio Gomes de Matos possui uma larga produção acadêmica, com contributos para elucidação de doenças como depressão, transtorno afetivo bipolar, entre outros. Ainda assim, é coordenador do Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (Geta), da Universidade Federal do Ceará, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC, que contempla diversos estudantes de uma gama de Instituições de Ensino Superior no Ceará.
www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses