Smart City Laguna

Tecnologia, sustentabilidade e mobilidade urbana em um só lugar. É o que propõe o projeto piloto desenvolvido pelo Grupo PLANET, formado por empresas Inglesas e Italianas, e que apostam no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante, a 50 km da capital para construir a primeira cidade inteligente social do mundo (Smart City Laguna) com habitações sociais. Ao todo, serão investidos US$ 50 milhões e o projeto tem como objetivo ajudar a suprir o déficit habitacional do Pecém e ao mesmo tempo apresentar ao mundo um inédito modelo referencial para novas cidades, com expectativa e estrutura para comportar cerca de 25 mil habitantes da região, apontada por estudos como uma área de grande potencial e desenvolvimento do mundo.
Com capital próprio, o Grupo PLANET desenvolverá o complexo residencial, comercial e industrial imerso em tecnologia e baseado nos pilares de baixo custo, social e eco sustentabilidade. A SMART CITY LAGUNA, realizada pela SG Desenvolvimento, tem como inspiração outras cidades inteligentes já existentes pelo mundo, mas traz como diferencial o conceito social de investimento, garantindo financiamento por meio de projetos como o “Minha Casa Minha Vida” e custos acessíveis, diferente do estigma de alto padrão de empreendimentos em outros países, como os Emirados Árabes e a Índia. Em fase de conclusão de vendas da primeira etapa, que será entregue até dezembro de 2017, e na expectativa para iniciar a comercialização da segunda, a Smart City Laguna será concluída em dezembro de 2021.
De acordo com Susanna Marchionni, sócia da SG Desenvolvimento, o local escolhido para a construção do projeto é um celeiro de oportunidades de emprego, além de ter como objetivo ser referência para outros empreendimentos a serem desenvolvidos em outros municípios do Ceará e até mesmo em outros estados. “Sem dúvida alguma, o projeto vai provocar um despertar em todo o mercado imobiliário brasileiro, atingindo positivamente o poder público na forma de desenvolvimento das cidades. Sendo um projeto que já alcança uma certa visibilidade internacional, consequentemente conduzirá o estado do Ceará ao cenário urbano mundial”, afirma.
Sustentabilidade
Na sua essência conceitual, o projeto propõe o desenvolvimento e patrocínio de ações, bem como o implemento de tecnologias que estimulam e permitem, na medida do desenvolvimento habitacional do núcleo urbano, que a própria sociedade seja a propulsora da sustentabilidade nos quatro pilares de sustentação que o projeto preconiza para uma CIDADE INTELIGENTE SOCIAL: Pessoas; Planejamento Urbano e Arquitetura; Tecnologia e Serviços e Meio Ambiente. Tais aspectos fomentam a consciência e conduzem a gestão para necessária sustentabilidade econômica e, assim, possibilitar a viabilidade da sustentabilidade na forma mais ampla das expectativas.
Além disso, os moradores da Smart City vão poder contar com sistemas de aproveitamento das águas pluviais, serviços de mobilidade, coleta inteligente de resíduos, energia solar, monitoramento da qualidade do ar e da água, infraestrutura digital com Wi-fi grátis nas áreas institucionais da cidade, redes inteligentes de eletricidades e água, câmeras e sensores, totens interativos e iluminação pública inteligente. Já na questão alimentícia, a cidade contará com hortas compartilhadas e um aplicativo exclusivamente desenvolvido para os moradores com o propósito de gerar economia e qualidade de vida para todos.
Mobilidade Urbana
Ainda de acordo com Susanna Marchionni, todo o projeto urbanístico foi planejado para o presente e projetado para o futuro. “Dentro do projeto, contamos com um cinturão verde distribuído por todo empreendimento, implantação das vias públicas no sentido de proporcionar plena fluidez no trânsito, com ciclovias por todo empreendimento, além de calçadas largas com total acessibilidade, ligações domiciliares de água e esgoto já na área privativa dos lotes, drenagem profunda total, terraplanagem observando os mais altos padrões técnicos, pavimentação em piso de concreto intertravado com grau de resistência máxima”, explica.
Na área da arquitetura urbanística, a Smart City Laguna contará com áreas verdes em toda a extensão, locação de espaços institucionais observando um perímetro onde o morador esteja em média a 400 metros de distância, além de um projeto de fluidez e segurança no trânsito, com destaque para ciclovias em todo o equipamento.
Workshop de apresentação
Para explicar o conceito da Smart City Laguna, o Grupo Planet, responsável pela idealização do projeto, promove um workshop de apresentação para a sociedade e para os profissionais dos mais diversos campos. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (18), a partir das 15 horas, no Hotel Vila Galé. Na ocasião, também será lançada uma publicação especial que traz todo o projeto detalhado e o histórico de planejamento do equipamento.






Na ocasião, serão apresentados temas com consagrados nomes da área como a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, e o presidente da SINDUSCON-CE, André Montenegro. O propósito dos workshops é esclarecer a definição de uma Cidade Inteligente Social, explicando seus quatro pilares: Pessoas e Inclusão Social, Planejamento Urbano e Arquitetura, Tecnologia e Serviços, e Meio Ambiente. As inscrições são limitadas e começam a partir do dia 25 de abril de 2017 pelo e-mail: http://www.smartcitylaguna.com.br/evento/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses