Fissura labiopalatina

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Fortaleza ontem destacou as dificuldades enfrentadas pela Associação Beija Flor na assistência integral aos portadores de fissura labiopalatina e de outras deformidades faciais e o papel do poder público no desenvolvimento de políticas de inclusão. A audiência pública foi proposta pelo vereador Jorge Pinheiro (PSDC), que reforçou a importância da Associação Beija Flor e o trabalho da entidade na vida de crianças e jovens com o problema de fenda labial e palatina.
Jorge Pinheiro salientou o compromisso com a causa apresentada pela Associação e a necessidade de uma maior informação da sociedade acerca da situação. O parlamentar entende que a problemática da exclusão é uma questão complexa que deve ser trabalhada pelas várias esferas da sociedade. “Este é o começo de um trabalho. Nós queremos ouvir ideias para elaborar uma pauta de trabalho”, ressaltou Jorge Pinheiro, que também preside a Comissão de Educação da CMFor.
A presidente da Associação Beija Flor, Elyne Lacerda, reforçou a necessidade de apoio do poder público no fortalecimento da rede de atendimento, com o acompanhamento multidisciplinar até a fase adulta. A gestora, que também é fonoaudióloga, chamou a atenção para um tratamento voltado para os aspectos físico, psíquico e emocional, com a crianção de um Centro de Reabilitação.
O debate contou com a participação do co-fundador da Associação Beija Flor e cirurgião, José Ferreira que falou dos desafios e metas da instituição junto a política de saúde no Ceará. O médico fez uma explanação sobre os problemas enfrentados no tratamento da fissura, desde a cirurgia à reabilitação. Outro entrave no tratamento é a falta de condições financeiras das famílias, que muitas vezes não dispõem de dinheiro para o transporte, com isso surge a necessidade de enquadrar as crianças e jovens com fissura no programa de gratuidade da Prefeitura de Fortaleza.
Representando a Prefeitura de Fortaleza, Gerly Anne Barreto, da Coordenadoria de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretária de Saúde do Município, reconhecendo o trabalho que a Associação Beija Flor vem realizando na Capital, reforçou o compromisso da gestão em dialogar com a entidade. Segundo ela, as demandas apresentadas no debate serão levadas para a próxima reunião de gestão, que deverá contar com a presença da fundadora da Beija Flor, Evelin Pontes Gondim.
Assessoria de Imprensa
Adriana Albuquerque
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses