Na Bienal do Livro

O primeiro fim de semana no Centro de Eventos do Ceará começou com uma multidão de jovens escritores fazendo fila para ver Paula Pimenta. A escritora mineira best-seller lotou a Sala Elementos, na qual respondeu a perguntas do público e leu um trecho de seu novo romance, ainda inédito.
A tarde deste sábado foi marcada pela estreia de diversos espaços, entre eles as Rodas de Saberes, com Mestres e Mestras da Cultura, compilando as tradições juninas, da Caucaia; a Dança do Coco, de Trairi; e as festas de boi e reisado, de Quixeramobim. 
Na sala Moreira Campos, os escritores cearenses Tércia Montenegro, Pedro Salgueiro e Raymundo Netto falam sobre "A herança bendita e a Fortaleza maldita de Adolfo Caminha", uma homenagem aos 150 anos de nascimento do autor de “A normalista”, natural de Aracati, um dos principais representantes do naturalismo no Brasil.
Programe-se
Doação de livros
A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará está com uma campanha aberta para doação de livros, destinados às bibliotecas da Edisca e de unidades prisionais do Estado do Ceará, que estimulam a leitura.
As doações podem ser feitas durante todo o horário de funcionamento da Bienal, de 9 às 22 horas, todos os dias, até 23 de abril. A entrega dos livros é fácil e prática, bastando dirigir-se até a recepção do Centro de Eventos, logo após a entrada principal da Bienal. São solicitados livros de literatura, não sendo recomendados livros didáticos nem técnicos, conforme destaca a coordenadora geral da Bienal, Mileide Flores.
“Essa campanha é uma importante ação de responsabilidade social da Bienal e de seu público. É uma proposta de estímulo à generosidade de cada um, tendo em vista que a Bienal tem entrada franca em todas as atividades e não há, por assim dizer, uma ‘recompensa’ ou contrapartida material a quem doar livro. A grande recompensa é a certeza de saber que contribuiu com a formação humana e literária de outra pessoa, colocando o livro pra circular, pra transformar mais leitores, que é o grande objetivo”, ressalta Mileide Flores.
A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Bradesco. A programação continua até o domingo, 23, no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza, com entrada franca em todas as atividades.
SERVIÇO
XII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Até 23 de abril, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz). Entrada franca em todas as atividades, sem necessidade de retirada prévia de ingresso.

Para hoje, domingo, 16
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - O corpo é um texto, a vida alegria. Mestra Zulene Galdino (Pastoril, Dança do Coco e Maneiros Pau – Crato) e Mestre Palhaço Pimenta (Arte Circense - Fortaleza). Mediação: Simone Castro.
21h - Show Relicário de Canções. Pingo de Fortaleza e Banda com participação especial do Maracatu Solar
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
16h - Lançamento do livro "Pedra que te quero palavra: Arqueologia, Semiose e Discursividade" de Marcélia Marques
17h - Lançamento do livro "O Amante, Novela" de Sahmoroni Rodrigues (Editora Substânsia)
18h - Lançamento do livro “Supervisão em estágio em Serviço Social: reflexões do cotidiano na contemporaneidade” de Maria Auxiliadora de Araújo,
19h - Lançamento do "Madiha" de Edson Lodi
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
15h - Lançamento do livro “O Grupo como estratégia de sobrevivência para crianças de favela” de Hilda Oliveira
16h - Lançamento do livro "Onde o corpo é jogo: uma mediação lúdica na educação infantil" de Lia Braga
17h - Lançamento d do livro “20 contos” de Branca Sobreira
18h- Lançamento do livro "Todo naufrágio é também um lugar de chegada" de Marco Severo
19h - Lançamento do livro “A escola às avessas: sujeito no contexto da violência do bullying” de Marco Aurélio Patrício Ribeiro
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Luiz Ruffato (mediação de Mileide Flores)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Rachel de Queiroz dialogados por Cleudene Aragão
16h - Pocket-shows: palavra música - Mário Mesquita
17h - Performances: palavra cena Gero Camilo
18h - Diálogos:“Ceará-mei-de-mundo” com Gero Camilo e Fernando Catatau
19h - Na vitrine: lançamentos de livros Gero Camilo / Carlinhos Perdigão
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Apresentação em voz e violão: Serrão e Edmar Gonçalves
Programação Espaço do Ilustrador Audifax Rios - PAVILHÃO TÉRREO
Programação variada durante o dia
14h - Feira de publicações independentes com ilustradores convidados
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
16h - Apresentação musical com Cayman Moreira
17h - Lançamento de cordéis de Marcelo Soares e Rafael Brito
18h - Recital de poemas humorísticos com os poetas Chico Pedrosa e Raul Poeta
20h - Apresentação do Mestre Bule-Bule
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
16h – Hora do Espetáculo – Sanduína, a Mulher Mais Forte do Mundo - Cia. Cle (Circo Lúdico Experimental)
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
16h - Performance Poética/ Zip-Zap
18h - Performance Poética/ Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Marcelino Freire em diálogo com Valter Hugo Mãe: “Romances do pai, escritas da mãe”. Mediação Socorro Acioli
18h - Affonso Romano em diálogo com Marina Colasanti: “Quantos livros são necessários para contar as histórias de uma vida?”
20h - Paulina Chiziane em diálogo com Ana Miranda: “Mundos femininos, palavras universais”. Mediação Vânia Vasconcelos
Programação Sala José de Alencar - SALA 2 – MEZANINO 2
16h - Senado Federal: Doação de livros em braile do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para a Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC).
17h - Senado Federal: Doação de livros do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para a União dos Vereadores do Ceará (UVC)
18h - Senado Federal: Lançamento em formato digital da obra História da Literatura ocidental, de Otto Maria Carpeaux, do Conselho Editorial do Senado Federal
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
16h - IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros - Há falta de políticas públicas e empresariais para periódicos literários no Brasil?” - com André Dias (Revista Pindaíba, publicação impressa/CE), Dani Guerra (Revista Berro, publicação impressa/CE) e Bianca Ziegler (Nadifúndio/CE) Mediação: Carlos Emílio Corrêa Lima.
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
16h - III Salão do Professor - Diálogos: A experiência da distância: o ensino EaD. Convidados: Profa. Fátima Souza (UEA), professora Andreia Turollo (UFC) e professor Klístenes Braga (Uece). Lançamento de livros após a mesa.
17h30 - III Salão do Professor - Conto de Escola: Luiz Ruffato e Jorge Pieiro
20h - Bazar das Letras Sesc – Desfiar e Desafiar Palavras (Geraldo Amâncio e Dideus Sales)
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Biologando em 3D: Exposição de peças de biologia (feitas em biscuit que simula a sequência da vida e sua organização celular nos aspectos macroscópicos e microscópicos, do vírus ao humano)
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Ideias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
19h – Seara da Ciência: Poeira Estelar
20h - Marcelo Gleiser: A humanidade, o universo, a vida: perspectiva da ciência, filosofia e religião. Mediação: Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto