Pular para o conteúdo principal

Corredores do Bem

Mostrar que o esporte também é uma forma de incluir todas as pessoas. É com essa missão que os "Corredores do Bem” se reúnem neste sábado (18), pela inclusão social de pessoas com síndrome de Down. O evento, organizado pela assessoria de corrida gratuita Hapvida +1K, será realizado a partir das 6 horas, no Aterro da Praia de Iracema. O treino especial conta com uma sessão de alongamentos em grupo, circuito de corrida de 5 km e aulão de zumba. O treino é aberto para todos os públicos.
Grupos formados por parentes e pessoas com síndrome de Down foram convidados a participar do evento. Dentre as presenças confirmadas, está Thais Abranches e a sua filha Sofia, que tem síndrome de Down. Thais relata que passou por um momento muito difícil ao saber que a filha, ainda bebê, possuía a síndrome. Porém, o conhecimento e a experiência ajudaram na superação. “Foi um momento de muita angústia saber que minha filha teria síndrome de Down. Mas fui me informando e conversando com outras mães que passaram pelo mesmo e vi que ela pode ser igual a qualquer outra criança", conta.
O primeiro passo, segundo a mãe, foi começar a fazer fisioterapia desde cedo para estimular e antecipar a execução de certos movimentos. Meses depois, se iniciaram sessões com a fonoaudióloga para tratar da fala, processo que pode demorar de 4 a 5 anos. "Hoje eu entendo que ela e outras crianças na mesma condição podem fazer o que outras crianças típicas fazem, mas em um tempo próprio. Essa experiência me deu outro olhar sobre a vida”, relata.
Ana Beatriz, que também tem síndrome de Down, encontrou no esporte uma forma de desenvolvimento em vários sentidos. Hoje, ela é faixa marrom em Karatê. Sua irmã, Carol, decidiu ser sua parceira nesse processo ao longo da vida. “O colégio em que estudávamos tinha ações voltadas para inclusão de pessoas especiais e lá mesmo começamos a praticar esportes juntas. Ví que o esporte ajudava a Ana em diversos aspectos, como equilíbrio, coordenação motora e concentração. A Ana iniciou comigo no Karatê aos 16 anos. Com 26, ela detém faixa marrom e quer chegar até a preta. Por termos quase a mesma idade, sempre acabamos fazendo várias atividades juntas ao longo da vida, como sair e viajar”, explica.
De acordo com Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, o objetivo desse evento é a inclusão social. Queremos que a sociedade receba sempre as pessoas com síndrome de Down da maneira mais completa, a fim de que elas alcancem a plenitude na vida. “Durante muito tempo, essa síndrome foi tratada como estigma, em que as pessoas ficavam dentro de casa, tinham vergonha, mas isso vem mudando. A sociedade é muito mais bonita quando ela abraça a diversidade, e é fundamental abraçar, abrir espaço e acolher. A partir dessa experiência, nós queremos discutir e refletir para que exista cada vez mais espaço para a multiplicidade de pessoas”, destaca.
Benefícios da corrida
O coordenador do Hapvida +1k em Fortaleza, João Tavares, também destaca que a corrida tem vários benefícios para o corpo e a mente. "Correr que é um esporte super democrático, fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de células que atacam bactérias e vírus. O trabalho dessas células também são muito mais eficaz no momento em que o corpo está realizando uma atividade física, fazendo com que elas circulem mais depressa pelo organismo. Causando ligações de receptores de endorfina e serotonina, um analgésico natural, levando uma grande sensação de prazer em quem corre", afirma.
Sobre o Hapvida – Com 3,3 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 15 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 21 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.
Serviço
Data do evento: 18/3/2017
Horário: 6 às 8 horas
Fortaleza - Local: Aterro da Praia de Iracema, próximo ao Ideal Clube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...