Tragédia Grega na Vila das Artes

A Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Audiovisual (EAV), contando com o patrocínio da Petrobras, apresenta a mostra Tragédia Contemporânea Grega pelo projeto Telas Abertas.
A mostra que acontece de hoje (17) a quinta (20), às 18h30, tem curadoria de Viviane Bizarria. As exibições são gratuitas e acontecem no auditório da Vila.
A mostra Tragédia Contemporânea Grega tem como temática a família e o dispositivo do absurdo no cinema contemporâneo grego. O cinema grego destaca­-se em um cenário completamente avesso e isso faz com que alimente-se, excessivamente, de motes reflexivos e excêntricos.
Em meio à crise econômica, instabilidade social, guerra, violência, o cinema grego vêm trazendo todas essas questões dentro do âmbito do absurdo. De acordo com a curadora da mostra, esse contexto se revela como uma forma de lidar com todo o mal ­estar da atual conjuntura grega e pretende ainda causar essa mesma sensação de incômodo.
Os filmes selecionados por Viviane Bizarria tratam desse dispositivo familiar do absurdo. Reflexões irão desabar inevitavelmente em nós, em nossas famílias e no modelo educacional.
Durante as sessões, o público poderá conferir os filmes: Attenberg (2010), hoje (17); Kynodontas (Dente Canino) (2009), amanhã (18); Miss Violence (2013), quarta (19) e Alpes (2011), na quinta (20).
Após as exibições, serão realizados debates com os seguintes debatedores: Raquel Araújo – Graduada em Ciências Sociais pela UECE, Robson Levy, graduado em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Viviane Bizarria, graduanda em Ciências Sociais, formada no curso Pontos de Corte e aluna do curso Realização em Audiovisual na Vila das Artes e Iorran Aquino, graduado em Ciências Sociais pela UECE.
Sobre a Vila das Artes
A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura – Secultfor. Local de formação em artes, apoio à produção, incentivo à pesquisa e difusão cultural que conta com as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual. Além de ações em dança e audiovisual, desenvolve atividades nos segmentos de teatro e artes visuais.
Sobre o Projeto Telas Abertas
Em sua segunda edição, o Projeto Tela Abertas, promovido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abriu a Convocatória e selecionou 11 propostas de curadoria de mostras que irão compor a programação do Cineclube da Vila, de maio a novembro deste ano.
Sobre Viviane Bizarria
Graduanda em Ciências Sociais. É aluna do Curso Pontos de Corte -Cineclubistas e Exibidores Independentes, da Vila das Artes – curso de cineclubismo que tem o objetivo de formar profissionais na área de Exibidores, Cineclubistas e Curadores de mostras e eventos de audiovisual. Curso de Audiovisual – formação em documentário – pelo projeto Culturas Juvenis em Foco, aprovado pelo edital de Protagonismo Juvenil – Realização; Trabalha com Arte-Educação em museus, monitoria e produção cultural.
Programação dos filmes
Hoje - Attenberg (2010)
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Direção: Athina Rachel Tsangari / Grécia
Sinopse: Numa pequena cidade, Marina, de 23 anos, mantém uma relação excepcionalmente próxima com seu pai, que está morrendo de câncer. O único conhecimento que ela tem sobre sexualidade vêm do contato com sua amiga, chamada Bella, com quem pratica beijos. Uma das coisas que gosta é assistir programas sobre comportamento animal. Enquanto se prepara para a morte de seu pai, ela descobre mais sobre vida sexual com um engenheiro. Faixa etária: 18 anos.
Debatedora: Raquel Araújo – Graduada em Ciências Sociais pela UECE
Amanhã (18) - Kynodontas (Dente Canino) (2009)
Duração: 94 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Direção: Yorgos Lanthimos / Grécia
Sinopse: Dente Canino conta a história de uma família que tem três filhos e moram em uma casa isolada no subúrbio. Em volta dessa casa há uma cerca muito alta, que as crianças nunca passaram. Ou seja, os filhos do casal nunca tiveram nenhum contato com mundo exterior. Quem cria, educa e ensina todo para as crianças são os pais, porém, excluindo toda e qualquer influência do mundo lá fora. A situação piora quando as crianças começam a fazer questionamentos que não fazem mais sentido no mundo em eles vivem.
Debatedor: Robson Levy, graduado em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa Drama, Dramaturgia, Cena: questões contemporâneas (IFCE).
Quarta (19) - Miss Violence (2013)
Duração: 98 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Direção: Alexandros Avranas /Grécia
Sinopse: Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa com um sorriso no rosto. Sua família alega que não foi suicídio, mas sim um acidente e parece conformada com a morte da menina tentando, de todas as formas, continuar com suas vidas, perfeitamente organizadas. Em busca de respostas, promotores começam uma investigação para saber se foi, ou não suicídio e quais são os segredos obscuros que essa família, aparentemente perfeita guarda.
Debatedora: Viviane Bizarria, graduanda em Ciências Sociais, formada no curso Pontos de Corte e aluna do curso Realização em Audiovisual na Vila das Artes.
Quinta (20) - Alpes (2011)
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Direção: Yorgos Lanthimos/Grécia
Sinopse: Uma enfermeira, um paramédico, uma ginasta e o seu treinador fundam um grupo de apoio, denominado de Alpes, no qual, contratados por familiares e amigos, eles substituem pessoas falecidas recentemente. Apesar do regime disciplinado imposto pelo líder do grupo, a enfermeira começará a ignorar as regras deste estranho grupo.
Debatedor: Iorran Aquino, graduado em Ciências Sociais pela UECE.
Serviços
Telas Abertas – Cineclube Vila das Artes
Mostra “Tragédia Contemporânea Grega"
Quando: De hoje (17) a quinta (20), às 18h30
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses