quarta-feira, outubro 19

No CCBNB Fortaleza

Quem for ao Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB) de Fortaleza até 31 de outubro contemplará projetos artísticos que escapam das representações estereotipadas de conteúdos sobre o Semiárido nordestino. Essa é a proposta da exposição “Cinco estudos para uma poética visual a partir do Semiarido”, do artista plástico Eduardo Frota. As visitações são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 10 às 19 horas.
A mostra tem como foco a potência criativa do sertão nordestino. As proposições artísticas apresentadas possuem dois vetores de interesses: sol e água, mostrando clara relação ambígua entre os excessos (sol) e a falta (água), como matéria-prima de grande ebulição simbólica e social do Nordeste.
"O que está exposto são estudos semiarticulados em torno de um programa de assuntos que sempre tive grande curiosidade e interesse. Quero dar visualidade poética, pois não acredito nesse 'pobrismo' do Semiárido", diz o artista Eduardo Frota.
Segundo o artista, uma das hipóteses levantadas pela exposição é a construção de um sistema que se perpetua como máquina reprodutora de exclusão social e pobreza, “talvez a maior intervenção moderna na sociedade brasileira”. 
Eduardo Frota é artista cearense que participa da 25ª Bienal de Arte de São Paulo e entre suas exposições individuais destacam-se: “Associações Disjuntivas”, (Fortaleza-CE), “Objeto in Situ: Uma indiscreta não moldura para o vazio”, (Fortaleza), série denominada “Intervenções em Trânsito” (Vila Velha-ES, São Paulo-SP e Curitiba-PR), e “Extensões da Fenda” (São Paulo).
Serviço
Exposição: "Cinco estudos para uma poética visual a partir do Semiárido" de Eduardo Frota
Horário de Funcionamento: 10 às 19 horas até 31 de outubro
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde d'Eu, 560 - Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...