Dia Nacional do Doação de Órgãos-II

Há alguns dias, o Ceará foi palco de uma história comovente, que marca hoje o Dia Nacional do Doador. Foi no XX Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), que o farmacêutico e doador de órgãos André Teixeira Matos, de 42 anos, pode conhecer e abraçar o receptor de sua generosidade, coragem e medula: Gabriel de Oliveira Damian, de 19 anos. A noite foi de completa emoção para os dois personagens da vida real.
Imagine quantas pessoas passam pela espera ansiosa por um salvador? E encontrar o doador não depende só de sorte. É também uma questão solidariedade. Gabriel tinha 15 anos quando descobriu a leucemia, após passar por inúmeros exames, dores e medos. Internado no Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ceará, em agosto de 2012, aguardou por uma nova medula até outubro de 2013, quando pode teve sua vida resgatada.
“Olho as pessoas pelo coração. Imagina o alívio dos que dão um passo na imensa fila de espera por transplante. Por isso me tornei doador de medula óssea em janeiro de 2013”, ressalta Teixeira consultor farmacêutico de Oncohematologia da Zodiac Produtos Farmacêuticos e doador de sangue e plaquetas desde os anos 1990. O doador garante que o procedimento não assusta. No caso dele, foi possível retirar apenas a parte necessária com injeções intramusculares e por aférese – quando as células são coletadas por uma máquina especial e não por punção do osso da bacia. “É preciso tornar o sim à doação maior do que o medo”, afirma.
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, saudável, podem ser doadores de medula óssea. O processo começa com um cadastro e a coleta de amostra sanguínea. No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará-Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br) é o ponto de partida. Informações também podem ser obtidas no site do Registro Nacional de Voluntários Doadores de Medula Óssea (Redome): redome.inca.gov.br.
Cenário - Transplantes de medula começaram a ser realizados no Ceará em 2008, por meio de uma parceria entre o Hemoce e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). No primeiro ano, foram feitos dois transplantes autólogos (quando são usadas células do próprio paciente); em 2016, já foram contabilizados 26 transplantes autólogos e 17 alogênicos (com medula de doador).
NÚMEROS
· 269 transplantes de medula óssea foram realizados, no Ceará, desde 2008;
· 160 mil possíveis doadores foram cadastrados, no Estado, até aqui;
· 95,3% é a taxa de sobrevida dos pacientes transplantados no Ceará.
Fonte: Hemoce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses