Coelce, Ypioca e Ceagra ganham Desempenho Ambiental

A Companhia Energética do Ceará (Coelce), a Ypioca – Diageo e a Cerâmica e Agropecuária Assunção (Ceagra) do Grupo Tavares foram as grandes vencedoras da 12ª edição do Prêmio Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) por Desempenho Ambiental, entregue hoje, no Serviço Social da Indústria (Sesi) da Barra do Ceará.
O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar o comprometimento das empresas com a preservação do meio ambiente através de iniciativas que minimizem os impactos ambientais de suas atividades e contribuam com a conscientização sobre a questão com colaboradores e a comunidade.
O presidente da Fiec, Beto Studart, abriu a solenidade de premiação destacando o Protocolo de Kyoto, de 1997, em que compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa foram assumidos por grandes potências mundiais, exceto os Estados Unidos. Nesse sentido, ressaltou a atuação do ex-vice presidente americano Al Gore, que empreendeu luta em prol do meio ambiente levando em conta que a preservação é um meio para viabilizar o planeta como um lugar mais sustentável para se viver.
Beto Studart lembrou que plantar uma árvore é um gesto aparentemente simples, mas talvez o mais importante no que diz respeito ao conceito de preservação ambiental.
“Isso é o começo de tudo. Nós somos responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Tudo que fazemos de bom ou de ruim repercute e quanto mais ações positivas fizermos estaremos também fazendo o melhor para que o planeta não sucumba precocemente”, afirmou. 
Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), parabenizou a iniciativa da Fiec e, em especial, as empresas que conquistaram o prêmio. A Prefeitura de Fortaleza irá receber 20 mil mudas de plantas nativas do viveiro florestal mantido pela Fiec e pela Associação Caatinga. A secretária anunciou que essas mudas serão utilizadas em um novo projeto em que a família de cada criança que nascer em Fortaleza receberá uma planta. “Cerca de 39 mil bebês nascem todos os anos e cada criança crescerá à sombra de uma nova árvore. A iniciativa irá beneficiar a cidade e os seus futuros cidadãos”, declarou.
Cerca de 1.500 mudas também serão doadas ao Sesi da Barra do Ceará para a recuperação da mata ciliar do riacho que corta a unidade. Durante a solenidade, que reuniu empresários e ambientalistas, algumas dessas mudas foram plantadas. O viveiro conta com mudas de aroeira, sábia, ipê roxo, carnaúba, catingueira, mulungu, mutamba, jucá, jatobá e imburana de cheiro.
Concorriam ao prêmio 14 projetos de oito indústrias e um sindicato. Os finalistas foram: Solar BR – Coca Cola, Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP, Ecomax, Paraipaba Agroindustrial LTDA, Companhia Energética do Ceará (Coelce), Ceagra – Grupo Tavares, Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde), Ypióca – Unidade Paraipaba (Usina) e Sanebrás.
Vencedores do 12º Prêmio Fiec por Desempenho Ambiental
  • Categoria Reuso de água: Ceagra – Grupo Tavares
  • Categoria Produção mais limpa: Ceagra – Grupo Tavares
  • Categoria Educação ambiental: Coelce
  • Categoria Integração com a sociedade: Ypioca – Diageo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses