Ceará Jazz Series um sucesso

David Krebs e banda empolgaram sexta no Ceará Jazz Sereis (foto Lucas Benedecti)
O Teatro do Centro Dragão do Mar ficou lotado na última sexta-feira (23), para o show do baterista alemão David Krebs em tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers, pelo festival Ceará Jazz Series. Ao lado de grandes nomes da cena musical cearense - Marcio Resende (saxofone tenor), Ricardo Abreu (trompete), Edson Távora Filho (piano) e Iury Batista (contrabaixo acústico) -, o show atraiu mais uma vez uma grande plateia, comprovando a aceitação da proposta do festival pelo público e a forte demanda por mais oportunidades para conferir grandes músicos do Ceará tocando com liberdade e espaço para desenvolver seu trabalho e recriar grandes obras-primas da história do jazz.
Na próxima sexta-feira (30) com bate-papo às 18h30 e show às 20 horas, o festival continua, com o espetáculo "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday".

Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os dois shows contam com entrada franca, sempre precedidos, como é característica do Ceará Jazz Series, precedidos de bate-papos com os músicos, também com acesso livre ao público. Na sexta (23), David Krebs e os colegas de grupo conversaram com o público sobre o bebop, o hardbop, a musicalidade de Art Blakey e de Wayne Shorter, responsável por três composições do disco "The Big Beat", de 1960, que foi recriado na íntegra, no palco do Teatro Dragão do Mar. Na próxima sexta-feira (30), estarão com a cantora Idilva Germano, para o bate-papo às 18h30 e o show às 20 horas, nomes do primeiríssimo time da nossa cena musical: Luciano Franco (guitarra, arranjos e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
"Foi um privilégio apresentar ao público o show desta sexta-feira, especialmente pensado para o festival Ceará Jazz Series, homenageando pela primeira vez um baterista, com uma das obras-primas do grande Art Blakey, que influenciou muitas gerações e foi responsável por uma grande modernização no jazz", destacou David Krebs, ao final do aplaudido espetáculo que passou por todos os temas do disco "The Big Beat" e ainda teve um bis muito aplaudido, com o clássico "A Night in Tunisia".
Desde o suingue de "The chess players", faixa inicial do disco, até a música final, "It´s only a paper moon", o show contagiou o publico, que aplaudiu intensamente a cada solo de Edson Távora, Marcio Resende, Ricardo Abreu, Iury Batista e do próprio David Krebs, cujo carisma conquistou a plateia. Do começo ao fim, o talento, a sensibilidade, a criatividade e o altíssimo nível dos músicos cearenses mereceram muitos aplausos.
Sexta (30), Idilva canta Billie Holiday - Na próxima sexta-feira (30), o Ceará Jazz Series leva ao Teatro do Centro Dragão do Mar o show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". Será um reencontro da grande intérprete cearense com o repertório da diva norte-americana, revisitado por Idilva no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em 2001. Desde então, Idilva lançou um dos mais esmerados e aplaudidos discos da história da música cearense, o CD "Urbanita", e se dedicou a outros projetos, retornando mais recentemente aos palcos, justamente na edição do Ceará Jazz Series em dezembro de 2015, também no Teatro do Centro Dragão do Mar.
Novos shows e parcerias musicais depois, o momento é de consolidar o reencontro de Idilva Germano com o público cearense, através do retorno a um dos repertórios mais admirados pela intérprete, que tem Billie Holiday entre suas maiores influências. "Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial", testemunha Idilva Germano, apontando que partiu de canções do disco "Lady Sings The Blues", de 1956, mas também selecionou para o show faixas de outros álbuns de Billie.
"São tantas músicas incríveis e de interpretação tão rica, que seria muito difícil focar exclusivamente em um disco. Mas partimos do 'Lady Sings The Blues' e trazemos mais algumas surpresas para o público, revisitando também outros discos", aponta Idilva Germano, que interpretará no Teatro Dragão do Mar, clássicos como "Autumn in New York", "Body and soul", "Love is here to stay", "The end of a love affair", além da faixa-título, "Lady Sings The Blues".
No show da sexta-feira (30), Idilva Germano estará ao lado de um grupo formado por nomes do primeiríssimo time da música cearense: Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
Próximas edições do Ceará Jazz Series
O festival Ceará Jazz Series já tem novos shows marcados, para os meses de novembro e dezembro, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Em quatro de novembro, o grande guitarrista, violonista, compositor e professor universitário Marcos Maia recriará a obra de Django Reindhart, em um show que mergulhará no jazz manouche, o gipsy jazz, ou jazz cigano, em mais uma vertente do jazz contemplada pelo Ceará Jazz Series, com a presença de instrumentistas de diversas gerações.
Já em dois de dezembro, o saxofonista, flautista, compositor, arranjador e também professor universitário Márcio Resende arregimenta grandes instrumentistas para um novo desafio: recriar ao vivo no palco o disco "Time Further Out", de Dave Brubeck, lançado em 1961. Nada menos que o álbum que sucedeu o clássico "Time Out", uma das obras mais bem-sucedidas da história do jazz, com Dave Brubeck, Paul Desmond, Eugene Wright e Joe Morello mergulhando ainda mais fundo na experimentação rítmica e na criação sobre compassos compostos. O disco "Time Out", que foi recriado no palco em uma das primeiras edições do Ceará Jazz Series, foi tema de um dos shows mais aplaudidos do projeto. Que venha então o desafio deste novo espetáculo.
SERVIÇO
Festival Ceará Jazz Series. Show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". Sexta-feira (30), no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA.
17 horas começa a distribuição de ingressos, nas bilheterias do Centro Dragão do Mar (até dois ingressos por pessoa). 18h30 tem bate-papo com os músicos, também com entrada franca. Às 20 horas começa o show. Facebook: Ceará Jazz Series.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses