AFN nas Paralímpiadas-II

A Tocha Paralímpica chegou hoje ao Rio de Janeiro, para seus últimos dois dias de revezamento. Convidados pelo Bradesco, os judocas Rafaela Silva, medalhista de ouro nos Jogos Rio 2016, e Charles Chibana, são alguns dos destaques do evento. A Tocha Paralímpica percorre os principais pontos turísticos da cidade-sede, até chegar à Festa de Abertura, amanhã, no Maracanã.
Hoje, primeiro dia de revezamento no Rio de Janeiro, a judoca Rafaela Silva será condutora da Tocha Paralímpica no Cristo Redentor, às 18h30. Primeira brasileira medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Rafaela é carioca e começou a lutar em um projeto social. Aos seis anos, saiu da Cidade de Deus, uma comunidade carente, para se tornar a melhor judoca que o Brasil já teve. Além do ouro olímpico, Rafaela foi campeã mundial em 2013, também no Rio de Janeiro.
O também judoca Charles Chibana, outro convidado do Banco, conduziu a Tocha na Av. Rio Branco, 106, no centro do Rio de Janeiro, às 10h56. Ganhador de uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e integrante da Seleção Brasileira de Judô nos Jogos Rio 2016, Chibana se disse honrado pelo convite do Bradesco. “É uma felicidade enorme poder conduzir a Tocha Paralímpica. É uma satisfação muito grande para qualquer atleta participar desse momento histórico”, ressaltou.
Por meio de sua campanha pública, o Bradesco também selecionou pessoas que fizeram ou ainda fazem a diferença no local onde vivem. Gabriel Mayr Oliveira Silva, por exemplo, é um dos fundadores do Projeto Urecê, uma associação para esporte e cultura para cegos. Ele também é treinador da equipe de futebol para mulheres cegas e do primeiro cego do Brasil a fazer esqui na neve. Hoje Gabriel está viabilizando a construção de uma quadra dedicada ao goalball e futebol para cegos, articulando sua construção com a Fundação Johan Cruyff, da Holanda.
Já Carla Patrícia da Mata, uma mineira de muitos irmãos e sangue humilde, é uma apaixonada pelo esporte adaptado e pela reabilitação de pessoas com deficiência há mais de 20 anos. Pioneira do Goalball no Brasil, formou centenas de árbitros, atletas, professores, e organizou as maiores competições desse esporte no Brasil e na América.
Outros destaques da campanha pública do Bradesco no primeiro dia de revezamento da Tocha Paralímpica no Rio de Janeiro são Liwisgton Silva Costa, deficiente visual foi Campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 no futebol de 5,Thiago Pompeu, jovem síndrome de down que ganhou o Campeonato Brasileiro de Natação nos 800m e 1500 m livre em 2015, e Daniel de Faria Machado, cadeirante que nasceu com hidrocefalia e mielo meningoceli. Ele praticou vários esporte paralímpicos até conhecer a dança em cadeira de rodas, onde se realizou, e dançou no encerramento das Paralimpíadas em Londres 2012.
Sobre o Revezamento da Tocha Paralímpica
O Revezamento da Tocha Paralímpica começou em 1º de setembro de 2016. Durante sete dias, vai percorrer seis cidades, em todas as regiões do país. Cerca de 700 pessoas irão participar até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 7 de setembro, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Time Brasil e do Revezamento da tocha olímpica. O banco apoia os Jogos Olímpicos desde que a cidade maravilhosa se candidatou como sede da competição. O Bradesco também patrocina seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses