17º Ecoponto

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), inaugurou ontem o 17º Ecoponto, no bairro Aracapé (Regional V). Até o fim do ano serão 25 destes equipamentos espalhados pela cidade, ampliando ainda mais o serviço de coleta seletiva e beneficiando a população.
Para o titular da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, os ecopontos já fazem parte das políticas públicas de coleta seletiva da atual gestão. "Esse projeto muda a forma como as pessoas lidam com o lixo. O entorno também é modificado, passando por intervenções de urbanização", afirmou. Segundo ele, a previsão para os próximos anos é que cada bairro tenha seu próprio Ecoponto.
Os ecopontos são locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. Além disso, o equipamento amplia também o benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único em troca de resíduos recicláveis. Assim como os demais, o novo Ecoponto funciona de segunda-feira a sábado, sempre de 8 às 12 e de 14 às 17 horas.
A comerciante Solange Gomes, moradora do bairro desde 2003, recebeu o equipamento com bastante alegria. "Achei maravilhoso, melhorou muito. Vamos poder trocar o lixo por crédito, e isso já ajuda nas contas, dá uma aliviada", exaltou.
Balanço dos Ecopontos - Desde o dia 28 de novembro de 2015, quando foi entregue o primeiro ecoponto no Bairro de Fátima (Regional IV), até 29 de agosto de 2016, foram recebidas cerca de 1.683 toneladas de materiais. Nessa conta, as pequenas proporções de entulho de obras domiciliares somaram aproximadamente 1.330 toneladas, enquanto os materiais recicláveis, ou seja, plástico, vidro, metal, papel e papelão foram responsáveis por cerca de 353,4 toneladas. Isso quer dizer que a média de material reciclável recebido nos ecopontos, mensurada durante nove meses em 16 equipamentos, é de cerca de 39,2 toneladas por mês. Além disso, os restos de poda somaram um volume total de cerca de 5.000 m³, e o total coletado de óleo de cozinha foi de mais de 3.767 litros em todos os ecopontos neste período.
Ao todo, a cidade conta agora com 17 ecopontos, distribuídos nos bairros:
  1. Barra do Ceará
  2. Vila Velha
  3. São João do Tauape
  4. Varjota
  5. Cidade 2000
  6. Praia do Futuro
  7. Bairro de Fátima
  8. Vila Peri
  9. Serrinha
  10. Conjunto Esperança
  11. Conjunto Ceará
  12. José Walter
  13. Aracapé
  14. Edson Queiroz
  15. Cidade dos Funcionários
  16. Jangurussu
  17. Parque Dois Irmãos.
Além disso, a população tem mais outra opção para realizar o descarte correto de recicláveis, por meio da primeira franquia social do sistema, localizada na Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp).
Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:
Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Futricas Políticas

Prefeitos 2024