CMFor entrega cidadania para Severino e Honório


www.cmfor.ce.gov.br

Foto: André Lima

O talento, a inovação e o empreendedorismo foram festejados na noite desta segunda-feira (9) pela Câmara Municipal de Fortaleza ao conceder o título de cidadão fortalezense aos empresários Honório Pinheiro e Severino Ramalho Neto, dirigentes classistas reconhecidos no Estado e controladores do Supermercado Pinheiro e dos Mercadinhos São Luís, respectivamente. As homenagens foram seguidas da entrega do título de Utilidade Pública, concedida pela Casa Legislativa, à Faculdade CDL, fruto da visão social dos dois empreendedores.

Os títulos foram provenientes dos Decretos Legislativos 590/2013 (de autoria do vereador Deodato Ramalho) dedicado a Severino Ramalho Neto e 106/2012 (apresentado pelo então vereador Ageu Costa) que homenageou Honório Pinheiro. Já o titulo de Utilidade Pública a Faculdade CDL fruto de um projeto apresentado pelo vereador Salmito Filho, que se tornou a lei 10.466 de 20 de abril de 2016 . A sessão solene, realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, no Centro, foi dirigida pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Casa Legislativa.

A mesa dos trabalhos contou com as presenças do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; do chefe de Gabinete do Governador do Estádio, Élcio Batista; do presidente da Federação das CDLs, Freitas Cordeiro; do vereador Deodato Ramalho e do ex-vereador Ageu Costa. Na plateia, vários dirigentes classistas cearenses e de outros estados, como Santa Catarina, Bahia Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de familiares dos homenageados.

Em sua saudação ao homenageado Honório Pinheiro, o presidente Salmito Filho fez uma análise do contexto do que representa o comércio na economia moderna, desde seu nascedouro a chegar nos dias atuais, em Fortaleza, até a liderança de Honório Pinheiro. Segundo ele, o modelo mais próspero de produção de riqueza tão necessária a todos é o modelo capitalista. “ Tal modelo surgiu no fortalecimento do mercantilismo, tendo a atividade comercial como carro chefe do crescimento econômico no início da idade moderna”, frisou.

Disse que mais tarde, a revolução industrial criou nova forma de produção da riqueza material a assumir a liderança do próprio comercio, mesmo ele sendo imprescindível. “A indústria assume o papel de alavanca maior, a nova locomotiva da economia” (…) “O comércio só veio retomar seu papel de liderança nos dias atuais. Hoje o desenvolvimento econômico não está mais ligado ao crescimento de empregos, nem muito menos ao conceito de desenvolvimento. O século XXI impõe novos desafios para uma acepção mais larga do conceito de desenvolvimento”, pontua.

Ele observa que o terceiro setor passou a assumir o protagonismo com o próprio redesenho do que se entende por indústria nos dias atuais. “O turismo talvez seja o caso mais claro a ser analisado, quando vislumbramos sua contribuição para economias prósperas. Os serviços ofertados na rede mundial de computadores talvez seja a revolução mais silenciosa, hodiernamente quando as nossas referências a experiências do século passado. O comercio surge com força mais destacada nesse redesenho planetário, numa sintonia fina com o turismo e com outros setores, criando a base tão fundamental para a economia, que é a formação do mercado consumidor, que reciprocamente se constrói. ”

Salmito continua: “Diante das duas décadas iniciais do século XXI, momento de profunda transição, o que já está ultrapassado até chegar o novo, seja o novo paradigma, ou mesmo essa nova realidade econômica tão cada vez mais necessária, em uma complexa trama social que envolve um exacerbado processo de urbanização onde a previsão é de que cerca de 98% da população mundial passe a viver em 2% do planeta nos próximos 50 anos, ocasionando imensos desafios sociais e econômicos. Em tal contexto atual e o que há de vir, surge o comércio com novo protagonismo econômico e social, sobretudo em locais onde setores tradicionais da economia primários e secundários nunca tiveram extraordinário potencial seja por determinação da natureza, em áreas semidesertas, com irregularidade pluviométrica ou pela geografia econômica com a assaz nefasta concentração da atividade industrial no centro sul do pais”.

“E o Honório? O Francisco Honório Pinheiro Alves, filho do senhor Joaquim Honório e da dona Maria Gracinda, nascido em um distrito da pequena Solonópole, encravada neste Nordeste setentrional. Sua determinação, seu jeito firme de ser e seu empreendedorismo encontraram no terceiro setor da economia, especificamente o comercio, a sua estrada a ser percorrida de trabalho e empreendedorismo, seja como ajudante em uma banca de feira, depois como vendedor de livros, gerente de vendas, a gerente de produção. Honório aprendeu como é possível empreender. Honório Pinheiro e seu irmão Bosco, criaram o supermercado Pinheiro, o bom vizinho. Hoje uma rede com 11 supermercados de reconhecido destaque no setor”.

“A razão principal do reconhecimento oficial da Câmara Municipal de Fortaleza, através do projeto de autoria do então vereador Ageu Costa, queconcede o título de Cidadão de Fortaleza, a Honório Pinheiro foi a sua contribuição à cidade, a partir da liderança classista, estabelecendo diálogo com pautas de interesses legítimos do setor que representa e lidera – os lojistas, em consonância com os interesses da cidade. Essa sua capacidade de trabalho de empreender, de dialogar de forma clara e franca, fez surgir do empreendedor, o líder Honório Pinheiro”.

“Como presidente da CDL Fortaleza, em 2005 a 2009, estabeleceu uma gestão interagindo com a cidade, quando por exemplo participou ativa e pessoalmente do Pacto de Fortaleza, a Cidade que queremos até 2020. Quando em sua gestão entre muitas realizações, eu destacaria, como a mais promissora, alvissareira para os lojistas, para a nossa cidade e para a população de Fortaleza, a criação da Faculdade CDL. O líder Honório Pinheiro, foi além de Fortaleza. Assumiu a presidência da FCDL Ceará, de 2009 a 2014. Atualmente ele é presidente e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Ofertando seu talento ao setor nacionalmente. Hoje ganha o Brasil! Muito obrigado! ”, concluiu o presidente Salmito.

Em seguida, o vereador Deodato Ramalho (PT) fez seu pronunciamento de saudação ao homenageado Severino Ramalho Neto e aos presentes. “Inicialmente devo fazer um registro, para que não paire nenhuma dúvida, que o Ramalho aqui é apenas uma coincidência, do ponto de vista do prestador da homenagem e do homenageado. Mas na verdade como bons sertanejos que somos. Eu próprio nascido no interior e o Neto (Severino) de raízes interioranas, carioca, filho de paraibano com cearense, buscamos nossos parentes. Eu não tinha nenhum conhecimento com ele, apenas sabia do seu trabalho à frente do Mercadinho São Luís, que sem dúvida nenhuma é uma das marcas mais queridas e mais lembrada quando se faz qualquer pesquisa na cidade de Fortaleza, com relação a atividade empresarial. Através de um amigo comum fui apresentado a ele. Não tinha nenhum conhecimento, salvo pelo que me disse o nosso amigo em comum, Nazareno Albuquerque, a vontade de Severino de me conhecer, pois já acompanhava meu trabalho, pois durante muitos anos atuei nos debates do O Povo”.

“Severino sempre diz que podemos ser parentes por parte de um antepassado comum e então fui pesquisar”. Deodato então falou do primeiro Ramalho que chegou ao Brasil, de nome João Ramalho, que casou com uma índia de nome Bartira e formou um exército de mais de 5 mil indígenas maior que o da Coroa Portuguesa. ´´E uma das figuras mais polêmicas da época da colonização. Deu origem aos primeiros paulistas. Era amigo do Cacique Tibiriçá, dos índios Guaianás, que morava nos campos de Piratininga (…) Ele teria precedido a Cabral nas terras brasileiras. Quis fazer essa pequena digressão, porque o Severino Ramalho Neto é a evolução da família dos Ramalhos”, asseverou.

“Mas sobre a pessoa do Severino, primeiro quero dizer que pessoa jurídica não tem alma, pessoa jurídica não toca o som do coração. O som da pessoa jurídica é o tilintar do dinheiro. Quem tem alma, que tem coração são as pessoas, É nesse sentido que eu quero festejar a pessoa do Severino Ramalho, carioca do bairro das Laranjeiras, um dos seis filhos de um paraibano com uma cearense. Teve uma juventude feliz em sua terra natal. Até os 16 anos de idade quando o pai, comerciante de pedras preciosas, Francisco Ramalho, faleceu subitamente. Sem o marido e enfrentando dificuldades financeiras, dona Iolanda Melo contou com os irmãos para ajudarem no restante da criação dos filhos, que por sua vez foram obrigados a se dividirem. Alguns foram com a mãe para Fortaleza, outros ficaram no Rio. Neto preferiu ir morar com um outro tio, fazendeiro em Teresina. Onde se dedicou aos estudos e passou a comandar uma pequena granja”.

“Em viagem de férias a Fortaleza, Neto começa a trabalhar com outro tio, João Melo, nos Mercadinho São Luís. Ele passava a contar o apurado nas três lojas que existiam na época. Ao retornar a Teresina, Neto resolveu que ao terminar o ano letivo iria morar no Ceará. E assim em 1976 passou a morar em Fortaleza, iniciando como empacotador dos Mercadinhos São Luís, onde aprendeu a voz do cliente era soberana. Mas o aprendizado mesmo foi no dia a dia com os exemplos que seu tio dava e relação ao atendimento igual a todos, os bons valores e o servir sem querer nada em troca. Esses ensinamentos não foram falados por João Melo, mas extraídos de seu exemplo de vida”, destacou Deodato.

Segundo ele, Severino passou a ser sócio do seu tio em 198e ao lado do tio acompanhou a liderança do comércio nos anos 80 e 90. “Com a crise econômica passaram por dificuldades e tiveram que vender algumas lojas para o Grupo Pão de açúcar. Mas a partir daí, Neto capitaneou um projeto de constante aperfeiçoamento do processo de logística, qualidade de produtos e posicionamento da marca, tudo isso era feito com apoio de João Melo que estava com a saúde cada vez mais debilitada. O projeto deu certo e em pouco tempo, o São Luís retornou ainda mais forte a competição com os maiores concorrentes. Em 2008, João Melo falece, deixando o controle da empresa com Severino e seu irmão Fernando Ramalho que antes já havia se tornado sócio minoritário. Desafiado pelo destino, mas sentindo-se preparado pelos 22 anos de sociedade com o tio, Neto passou a apresentar a liderança, mostrando sua imagem de líder classista. Passou pela presidência da Associação Cearense de Supermercados e pela diretoria e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza”.

“Obstinado pela luta infinda e entusiasta do constante aperfeiçoamento e do prazer que a vida oferece, Neto, sem perceber, abraçou para si próprio o estereótipo do bravo cearense que acredita, que aquele que para vencer as limitações climáticas e escassez de recursos, não arreda pé de dar o seu melhor. E portanto, na maioria das vezes se torna um destaque naquilo que faz. Talvez por essa razão ele considera o Ceará, não apenas como a maior referência no crescimento para o Brasil nos últimos 30 anos, como enxerga Fortaleza, como líder absoluta no Nordeste em inovação, inclusive na gestão pública”.

“O mais novo cidadão de Fortaleza, Severino Ramalho Neto, sintetiza esses valores dizendo: Fortaleza para mim, significa tudo na minha vida. Todas as mudanças, todos os desafios, minha família, meu trabalho, amizade, realizações, empreendedorismo, um punhado de aprendizado do meu inesquecível tio João melo que me deu uma equipe para liderar, 1.650 colaboradores de compartilhar os costumes de um supermercado como os mercadinhos São Luís, contribuindo para o convívio saudável e sustentável. Posso dizer feliz – Fortaleza, me acostumei com você!”

Após o recebimento dos títulos de cidadão pelos homenageados e do título de Utilidade Pública para a Faculdade CDL. O primeiro a ser pronunciar foi o empresário Honório Pinheiro. “Sou um homem em permanente construção, por isso procuro pertencer a tudo que me acolhe, me aceita e ao meu lado caminha. Fortaleza me acolheu, quando ainda era quase um menino, advindo do boqueirão. Aqui cheguei literalmente, sem lenço e sem documento. Trazia os firmes ensinamentos dos meus pais, e a coragem desmedida para encarar as oportunidades que a vida me desse. Eu vim para Fortaleza, trazendo nos ombros, a oportunidade de crescer para ajudar a minha família e é na alegria do recebimento desse título de cidadão e Fortaleza, que se alinha aos títulos de municípios que já me foram entregues, eu me permito dizer que me sinto com o dever cumprindo, se é que algum dia agente pode considerar com o dever cumprido”.

“A vida em solo fortalezense, embora dura no início, um deu vitais oportunidades. Nelas pude me deparar com um público que nem sempre está interessado no produto que a ele está sendo oferecido. Hoje sou empresário. Se pudesse fazer uma analogia, diria que Fortaleza em minha vida foi uma escada, cujos degraus apenas subi. E que essa escada, embora benfazeja, não me permitiu pular degraus, tive que galgá-los um a um. Mas exatamente por isso, nunca precisei descê-los. Hoje minha vida com Fortaleza tem uma relação de troca. Nossas empresas oferecem emprego e renda e servem de escada aos que estão começando. Como líder classista auxilio os empreendedores e colaboradores, mas saber que o fortalezense de nascença ou de coração, como eu sou, é o trabalhador dedicado que precisa só de uma oportunidade para arregaçar as mangas e construir o seu caminho”.

“Os tempos são outros hoje. São várias políticas públicas de inclusão social ajudam os jovens a buscarem novos caminhos. Destacar meu apreço a homens públicos como o prefeito Roberto Cláudio e ao presidente dessa Casa, Salmito Filho que reconheceu o trabalho social realizado por nossa classe que é a Faculdade CDL com o título de Utilidade Pública. Essa ação facilitará muito, a formação de muitos jovens, promover oportunidades, como a que um dia recebi do chanceler Edson Queiroz, que me concedeu um bolsa integral da Unifor para que eu pudesse cursar minha primeira graduação a alavancar a minha história. Recebi dois conselhos do Edson: nunca tire nota menor que 8 para não perder a bolsa e retribua, quando for possível, à sociedade aquilo que você está recebendo. É portanto, pela história de minha própria vida, como líder classista, que me sinto com o dever de retribuir, tudo que recebi e por isso idealizei e construí, junto ao parceiro de minha mais alta estima, a faculdade CDL de Fortaleza, voltada primordialmente para os empreendedores e colaboradores do varejo, mas também aberta ao público em geral”.

No final, Honório Pinheiro afirmou que é com a humilde felicidade de um filho adotado por essa cidade, que recebe o título de cidadão de Fortaleza. “Agradeço ao amigo Ageu Costa, que me julgou merecedor da homenagem quando vereador. Agradeço aos meus pais, esteios das minhas primeiras conquistas, aos meus irmãos e sobretudo ao meu irmão e sócio Bosco Pinheiro, hoje aniversariante; aos meus filhos, minha mulher, os meus netos, aos parceiros de todas as minhas conquistas desde que aqui me deram as primeiras oportunidades e que até hoje se alinham pelo parceiro que sou, no objetivo de construir espaços de desenvolvimento para a nossa cidade e para o nosso Estado, com o qual sou eternamente compromissado. Aos legisladores, legisladoras deixo meus respeitos e o meu agradecimento”, concluiu.

Logo em seguida, o empresário Severino Ramalho Neto também fez seu discurso de agradecimento pelo título recebido. “Em um certo dia de Julho, o vereador Deodato Ramalho me telefonou dizendo que eu seria homenageado pela Câmara. Ele estava reassumindo seu mandato, após permanecer por alguns meses como secretário, onde tivemos um relacionamento institucional. Por genealogia, podíamos ser frutos de uma mesma árvore – os Ramalhos. Poderia ser essa a razão da homenagem, mas a unanime acolhida de meu nome pelos seus pares, continha algo mais por me considerar como cidadão de um novo berço, aquele que me adotou, e sob as bênçãos de Deus me veio acalentar a juventude, a formar uma sadia maturidade e onde pretendo viver para sempre por opção, amor e gratidão. Acordo portanto com a beleza do amanhecer, despertar para uma nova missão de vida!”.

Ele disse que quer ser cidadão de Fortaleza para continuar contribuindo para que esta seja a capital da alegria, das oportunidades, e do empreendedorismo. “Buscarei de todas as formas honrar o título que vocês hora me concedem. Terão em mim um cidadão dedicado, atento, atuante e consciente dos direitos e deveres que recaem sobre mim, minha esposa Isabela, meus adorados filhos Joana e Victor e meus netos Sofia, e Artur que está próximo de nascer. Minha querida mãe Iolanda, meu genro Lídio, meu cunhado e minha irmã que vieram do Rio. E muito obrigado Fortaleza. Me acostumei com você”.



Perfil

O Sr. SEVERINO RAMALHO NETO, carioca, filho de um paraibano com uma cearense, iniciou sua vida profissional ainda na infância, quando, após o falecimento do pai, se muda para Teresina para morar e trabalhar vendendo frango com os tios. Em 1977, segue para Fortaleza com o propósito de concluir seus estudos, sendo, então, apadrinhado por seu outro tio, o empresário João Meio, proprietário dos Mercadinhos São Luiz. Ingressa nesta empresa no mesmo ano como empacotador, passando por diversos cargos no decorrer do tempo e obedecendo todo um plano de carreira. Ao final da década de 80, torna-se sócio do São Luiz com o tio, cargo que, após o falecimento deste, passou a dividir com o irmão Luiz Fernando. Atualmente, tem implementado ‘na empresa um projeto de expansão baseado no aprimoramento da logística, como também promovendo a capacitação humana e profissional de sua equipe, sempre baseado na simples receita que João Meio Ihe ensinou: cordialidade, presteza e respeito com seus clientes, fornecedores e colaboradores. É conselheiro da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL) e Presidente da Associação Cearense de Empresas Supermercadistas (ACESU).

FRANCISCO HONORIO PINHEIRO ALVES, nasceu na Vila de Boqueirão, distrito de Solonópole. Filho do casal Joaquim Honorio e Maria Gracinda Pinheiro Andrade, da tradicional família Pinheiro do Riacho do Sangue, desde cedo se destacou por seu espírito de liderança. Transferiu-se para a sede do município no intuito de estudar, sob o auspicio do saudoso padre Agenor Tabosa Pinto. Na década de 70, muda-se para Fortaleza, juntamente com seus irmãos, dividindo seu tempo entre trabalho e estudo, abstendo-se de lazer em nome de seus ideais.

Contrai matrimônio com Ângela Machado Pinheiro Alves, filha do ex-prefeito de Solonópole, Osmundo Pinheiro Landim, com quem tem três filhos (Daniele, Xênia e Tadeu) e três netos (Mateus, Davi e Gabriel). Na vida acadêmica, Honório Pinheiro é pós-graduado em administração de marketing, pós-graduado em Administração (Gerência Geral), bacharel em administração de empresas, bacharel em direito e atualmente graduando em psicologia, que acrescido de algumas aptidões individuais, o credenciam como orador e conferencista dos mais cotados no meio empresarial de Fortaleza. Casou a segunda vez com Carla Pinheiro, com quem teve Ana Carolina e Pedro.

HISTORICO DA FACULDADE CDL

A Faculdade CDL é uma Instituição de ensino sem fins lucrativos, que desenvolve em mantém benefícios e soluções em consonância com a necessidades do setor e desenvolvimento da região. Dentre os benefícios e soluções prestados aos associados e a sociedade destacam-se: o Banco de Empregos, Serviços do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, CDL Móvel, Circuitos culturais valorizando e divulgando o Centro da Cidade, contação de histórias infantis e Oficinas de internet para a 3a idade.

Em abril de 2000 , a CDL de Fortaleza criou o Instituto CDL Cultura e Responsabilidade Social – ICC, entidade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo realizar, apoiar e assessorar atividades e projetos voltados ao desenvolvimento cultural, social e cientifico, bem como estimular ações, sensibilizar e mobilizar a sociedade na articulação da busca de soluções no processo de processo de formação de uma sociedade cidadã.

A Faculdade CDL apoia as ações ali desenvolvidas e mais, além de apoiar, desenvolve projetos como o Talento Jovem para o comércio, onde os melhores alunos da escola pública são contemplados com curso de extensão de 500h, ao final do curso os alunos também são indicados para empresas associadas a CDL e praticamente 100% desses jovens obtêm o primeiro emprego com carteira assinada. É um exemplo dentre tantos de ações de responsabilidade social que a faculdade CDL promove.

Faculdade obteve autorização para início de funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. No segundo semestre de 2008, após Portaria de autorização do curso, a Faculdade inicia suas atividades, ofertando a sociedade o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, preenchendo 206 vagas das 220 vagas anuais autorizadas, o que representa 94% de ocupação das vagas ofertadas no período.

Através da Portaria Nº 57 de 29 de março de 2010 obteve a autorização para início do Curso Superior de Tecnologia em Logística. Ainda em 2010, obteve o reconhecimento do curso de Gestão Comercial através da Portaria No 285 de 15 de dezembro de 2010 e autorização do curso superior de tecnologia em Marketing através da Portaria No 287 de 15 de dezembro de 2010.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, em sua autorização e reconhecimento, o Curso Superior de Tecnologia em Logística e o Curso Superior de Tecnologia em Marketing em sua autorização, obtiveram conceito 5 em suas avaliações. Foram autorizadas a oferta de 220, 110 e 220 vagas anuais respectivamente. Em 2011, a Faculdade CDL passou a funcionar com personalidade jurídica própria, e a partir daí já começou a dar início a uma nova história sem contudo perder o seu fundamento principal que é o ensino de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde