Pirambu

Será lançado hoje, às sete da noite, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), na Avenida da Universidade, 2346, no Benfica, o livro "O Grupo como Estratégia de Sobrevivência para Crianças da Favela", de Hilda Coutinho de Oliveira.
A obra nasceu de pesquisa realizada pela autora durante a elaboração da sua tese de Doutorado em Ciências Médicas, na área de Saúde Mental, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo
O livro fala sobre as configurações de vínculos construídos por crianças que moram no Bairro do Pirambu, na capital cearense. A pesquisadora investiga a psicodinâmica grupal com base na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas ideias winnicottianas, onde afirmam que o ser humano não é apresentado como um objeto da natureza, mas sim como uma pessoa que, para existir precisa do cuidado e da atenção de um outro ser humano. O estudo baseia-se nas seguintes referências : o grupo como espaço potencial e transicional e a tendência anti-social.
Na obra, a autora cita informações relevantes sobre a população de Fortaleza e mapeia a situação de alguns bairros, destacando a Barra do Ceará, Cristo Redentor e Cais do Porto. “Atualmente, a população marginalizada das favelas continua crescendo no Brasil. Situação na qual também se inclui o Bairro do Pirambu, em Fortaleza, formado por pessoas que migram do sertão para a capital, forçadas pelas condições climáticas de sua região de origem. Este fenômeno é gerado pela situação política, econômica e social do nosso país, onde a crise agrava as precárias condições de sobrevivência. Apesar de seus infortúnios, a comunidade mais carente do Pirambu tem um privilégio: conta com o apoio do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária, que o transformou na conhecida Comunidade 4 Varas e que é viabilizado por Projeto de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo à frente o advogado Airton Barreto e o psiquiatra Adalberto Barreto”. E foi neste lócus onde a pesquisa foi realizada, oferecendo subsídios para a construção deste livro. 
A pesquisadora observou que no pirambu, onde quase tudo contribui para o aniquilamento, o grupo ressurge como estratégia de sobrevivência psíquica quando as crianças usam os recursos da vincularidade para gerar solidariedade e pertinência. “Por meio de práticas lúdicas e interativas, as crianças se transformaram em heróis fortes e corajosos que enfrentam as ameaças da negligência, abandono, exclusão, violência e morte. Podendo, finalmente, transformar sua realidade frustrante e não apenas aceitá-la, sendo personagens ou sujeitos ativos que tentam reconstruir suas próprias histórias de vida” conclui a autora.
Serviço
Lançamento do Livro - "O Grupo como Estratégia de Sobrevivência para Crianças da Favela"
Data: 5 de julho de 2016
Local: ADUFC - na Avenida da Universidade, 2346, no Benfica.
Horário: 19 horas
Mais informações à Imprensa: Inove Comunicação
Verônica Melo (85) 99680-0908 / Stella Magalhães (85) 99680-0900

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses