Fala João Alfredo


CMFor debate a situação dos Parques Urbanos criados em Fortaleza

Vereador João Alfredo foi o propositor do debate – Foto: Evilázio Bezerra

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na tarde desta terça-feira, 31, no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública com a finalidade de debater, na semana do meio ambiente, a situação dos Parques Urbanos criados em Fortaleza. O propositor do debate foi o vereador João Alfredo (PSOL).

O parlamentar destacou que, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, achou necessário trazer o debate para a Casa Legislativa sobre a temática. Segundo ele, a data de 5 de junho foi instituída como Dia Mundial do Meio Ambiente a partir da conferência de Estocolmo, em 1972. João elencou como as principais bacias da cidade o Cocó e o Maranguapinho e evidenciou ter também diversas áreas verdes por Fortaleza. No entanto, apenas 8 metros quadrados de áreas verdes por habitante, quando o ideal seria 12.

Logo após, convidados de entidades em prol da área verde de Fortaleza, trouxeram slides e vídeos onde apresentaram a real situação das áreas em que convivem. Rogério Costa, representante da luta pelo parque urbano Lagoa da Viúva, Bom Jardim, ressaltou que, em 2012, foram formuladas plataformas com propostas e apresentadas aos candidatos a prefeito. No oportuno, todos assinaram. “A importância dessa lagoa para o bairro vai de encontro aos vários lagos que já se perderam em nosso território”, comentou. Rogério citou com preocupação as constantes ocupações irregulares nessas áreas.

Antonio Sérgio Castro, representante do Movimento Pró-Árvore, fez um comparativo das áreas verdes com a saúde pública. De acordo com Sérgio, uma cidade saudável precisa ter verde. “O desempenho do indivíduo depende de lazer e saúde e isso tem tudo a ver com os parques ambientais. As plantas são de suma importância para as cidades, pois filtram os gases tóxicos emitidos nos grandes centros urbanos. Fortaleza perdeu mais de 90% de áreas verdes relato de um estudo de 2002. Como estará agora?”, enfatizou.

Edilene Oliveira, Coordenadora de políticas ambientais da Seuma, disse que o atual governo devolveu cerca de 150 praças. O que traz as pessoas para esses locais e faz com que haja maior convívio social. Em 2013, ocorreu o maior ganho da área verde da história de Fortaleza. A cidade regulamentou 23 parques ecológicos fazendo com que aumentasse de 4 metros quadrados de área verde por habitante para 8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses