Praia Acessível

O projeto Praia Acessível, realizado no Aterrinho da Praia de Iracema, recebeu hoje, a visita de promotores do Ministério Público para acompanhar a ação. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata de Iracema.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, idealizadora da iniciativa, acompanhou a visita do Ministério Público. "Ficamos muito felizes em recebê-los e saber que a iniciativa está de acordo com todas as normas e que já é exemplo para a implantação em outras praias", ressaltou Onélia. Segundo a primeira-dama, há previsão de uma nova estação do Praia Acessível fora da Capital. Ela afirmou que está em fase de diagnóstico e em breve será anunciado o próximo município a receber a ação.
O promotor e coordenador do Centro de Apoio da Cidadania do Ministério Público, Hugo Porto, elogiou a iniciativa. "Temos um procedimento para fiscalizar a acessibilidade também ao mar. Estamos aqui conferindo o sucesso daqui. Queremos parabenizar a iniciativa. Queremos que ela se estenda também para outras praias, não só em Fortaleza, mas também no Estado do Ceará. Ficamos felizes em ver aqui pessoas com deficiência tendo contato com o mar, com a areia. Todos, como dever ser, tendo o seu lazer, tendo sua interação social", ressaltou o promotor.
Hugo sugeriu ainda que a iniciativa privada implante a ação em outras praias cearenses. "A iniciativa privada era interessante que atentasse para isso. Em Jericoacoara, no Porto das Dunas, em Canoa Quebrada. É um equipamento que está à mão e pode ser um fator de incentivo da indústria do turismo", completou.
Praia Acessível
A iniciativa oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público-alvo ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura se responsabiliza pela infraestrutura e logística.
O projeto é desenvolvido em frente ao Hotel Sonata, parceiro na ação e que disponibiliza banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa.
Capacitação
Cerca de 20 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e 15 técnicos da Prefeitura foram capacitados para atuar no Praia Acessível. O projeto é assistido por 20 monitores que acompanham as atividades, entre guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, técnicos da Prefeitura e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza.
Prefeitura de Fortaleza
Por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foram rebaixados dois pontos do calçadão com instalação de rampas acessíveis, além de uma faixa de pedestre. O local conta ainda com vagas públicas exclusivas para cadeirantes e com a primeira academia ao ar livre de Fortaleza, com uma estação de exercícios físicos voltada exclusivamente para cadeirantes. O equipamento, instalado pela Secretaria Regional II, possui aproximadamente 50m² e está localizado de frente para o mar, com o objetivo de estimular a prática esportiva e hábitos saudáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde