Maloca Dragão

Um dos mais importantes centros culturais do País, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completou 17 anos de história, ontem, firmando-se como lugar de referência da difusão, formação e criação artística do Ceará.
Para celebrar a data, o Dragão do Mar realiza a terceira edição da Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, festival que já se estabeleceu como um dos mais relevantes momentos da cultura do Estado. 
Até primeiro de maio, a Maloca Dragão 2016 transbordará arte e cultura, com programação gratuita em 17 espaços do Dragão do Mar e da Praia de Iracema.
Verdadeiro panorama da mais recente produção artística cearense, a Maloca Dragão chega ainda maior à terceira edição para atender à pujante força da arte local. O maior festival de artes integradas do Ceará passa da média de 100 atrações nas duas edições anteriores para mais de 140 apresentações artísticas, das quais 90% são de cearenses ou de artistas residentes no Estado. Durante quatro dias, performances, espetáculos de dança, teatro e circo, saraus literários e shows musicais – com destaque para 13 lançamentos – transformarão a Praia de Iracema na vitrine da arte produzida no Ceará.
Além das apresentações artísticas, a Maloca Dragão promove ainda a terceira edição da Feira Índice, feira literária com 14 selos e editoras independentes; a 3ª Semana do Cinema Brasileiro, com quatro títulos inéditos na Cidade; e a estreia do Conexões Maloca, que traz mais de dez produtores e realizadores nacionais para desbravar esse painel da arte cearense e participar de mesas-redondas com os artistas. O festival apresenta também divertida programação infantil, praça de alimentação e after parties gratuitas, em casas noturnas do entorno.






Atrações inéditas




Como nas edições anteriores, a Maloca Dragão 2016 apresenta grandes nomes do circuito nacional, como Mundo Livre S/A, BNegão, Karina Buhr, Bixiga 70, Hamilton de Holanda eAnelis Assumpção, cujos estilos dialogam com a produção local. A programação apresenta ainda mais uma Mostra Porto Iracema das Artes (Mopi), que reúne os projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará. 





Uma das mais importantes novidades da Maloca Dragão 2016 é a chamada públicaconvocada pelo Centro Dragão do Mar para lançamentos e projetos inéditos no festival. De 1º a 20 de março, foram 323 trabalhos inscritos, sendo 219 em música, 86 em teatro, dança e circo, 15 em literatura e 3 de cultura popular. Deste montante, 73 projetos – todos inéditos em edições anteriores da Maloca – foram selecionados para compor mais da metade da programação do festival.




A chamada pública utilizou o Mapa Cultural do Ceará como plataforma, ferramenta livre e gratuita que possibilita a integração de uma rede de agentes culturais do Ceará. “A partir das inscrições, foi possível mapear as produções cearenses das quais não tínhamos conhecimento, ampliando nosso leque de atuação. Mesmo os inscritos que ficaram fora da programação da Malocaserão convidados para compor outros projetos do Dragão do Mar, como Dragão Blues, Praça do Rock e Pôr do Som”, explica o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.




Os demais artistas convidados obedecem ao mérito da mais recente produção artística local, como os lançamentos dos novos discos da banda Selvagens à Procura de Lei e Verónica Decide Morrer. Grupos que também têm se destacado em shows Brasil afora.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses