FIFE em Fortaleza

Terminou hoje a terceira edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – FIFE. Realizado pelo Instituto Filantropia, o evento reuniu aproximadamente 600 pessoas entre profissionais e voluntários do Terceiro Setor. O objetivo foi apresentar boas práticas de gestão de uma organização social, bem como o cenário atual e tendências do setor para os próximos anos. 

As palestras do evento que forneceram novas e importantes informações para a solução dos desafios com os quais as organizações precisam lidar, como sua administração, a legislação e o relacionamento entre equipes, fizeram a diferença no FIFE 2016. Com mais conhecimento sobre os procedimentos jurídicos que envolvem o Terceiro Setor, os gestores das ONGs poderiam resolver estas questões muito mais rapidamente e utilizar seu tempo de forma mais estratégica para os projetos de sua entidade.

Um exemplo disso foi dado pela participante Lucia Cardoso, diretora da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, com presença nos estados de Alagoas, Ceará e Rio de Janeiro. Segundo ela, o FIFE traz informações que podem ser novidade para muita organização. “Alguns assuntos como imunidade tributária farão com que nós deixemos de gastar, aproximadamente, 60% a 70% do nosso tempo com ações administrativas. Se todas as organizações soubessem disso, o benefício seria para toda a sociedade”, destaca. 

Alguns temas abordados foram elaboração de projetos, legislação trabalhista, captação de recursos, redes sociais e engajamento digital, a crise no Brasil e seu impacto nas organizações do Terceiro Setor, entre outros que contaram com a expertise de 60 palestrantes distribuídos em 100 palestras.

“Precisamos oferecer este tipo de conhecimento para as organizações. O Terceiro Setor tem crescido cada vez mais no Brasil. Estima-se que hoje são 300 mil organizações. Com informação, elas poderão atender ainda mais a missão pela qual foram instituídas”, afirma Marcio Zeppelini, presidente do Instituto Filantropia.

Entendimento sobre nova lei 13.019
Outro destaque do evento foi o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que estipula regras para o relacionamento e parcerias entre ONGs e poder público. Sua regulamentação foi em 23 de janeiro de 2016, mas diversas mudanças foram feitas após esta data. “Esta lei nada mais é que um modo de sabermos quais são as metas das parcerias entre organizações e o poder público e como poderemos cobrar seus resultados e analisar se atingiram o objetivo traçado. Vamos viver um novo momento de confiança pública”, afirmou Laís Lopes, assessora especial da Secretaria do Governo Federal. Laís participou de um debate sobre o impacto da nova lei no dia a dia das organizações e destacou. “O mais importante é que as organizações devem prestar contas para a sociedade brasileira. É para ela que todos nós devemos nos reportar”, concluiu. 

O próximo Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica já está com local e data definidos. A quarta edição do FIFE acontecerá entre os dias 04 e 07 de abril, em Foz do Iguaçu (PR). Mais informações em www.fife.org.br



Sobre o Instituto Filantropia
O Instituto Filantropia foi fundado com o objetivo de democratizar a informação técnica relacionada ao Terceiro Setor. Utilizando a expertise adquirida por seus dirigentes ao longo de 10 anos de existência da Revista Filantropia, o Instituto amplia a utilização dos canais de comunicação para levar mais informação a seus afiliados, por meio de ferramentas como eventos, publicações, portal na internet etc. Conheça o histórico do instituto e mais informações em: http://www.institutofilantropia.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses