Amanhã aqui

A Petrobras e a Vila das Artes trazem a Fortaleza o diretor artístico e curador do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo), de São Paulo, Daniel Rangel para a participar da primeira edição do Vila nas Margens deste ano. Ele profere a palestra “A poesia verbivocovisual de Augusto de Campos” que acontece amanhã, às 19 horas, no auditório da Vila.
Rangel irá abordar a produção poética de Augusto de Campos, um dos principais nomes do movimento da poesia concreta brasileira, e a relação desta com o conceito verbivocovisual – termo cunhado por James Joyce, que propõe que os poemas sejam explorados nas dimensões semânticas, sonoras e visuais.
Augusto de Campos é poeta, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e música. Com seu irmão, Haroldo de Campos e Décio Pignatari fundou o grupo Noigandres (palavra extraída de uma canção do trovador provençal Arnaut Daniel e que significa “o olor que afasta o tédio”) e, posteriormente, uma revista literária de mesmo nome. Foi por meio da revista que o grupo conseguiu organizar as ideias oriundas das vanguardas do início do século XX e dar início a uma nova proposta artística, cujo objetivo era aliar elementos visuais à palavra escrita. A publicação deu origem, por sua vez, ao Grupo Noigandres que iniciou o movimento internacional da Poesia Concreta no Brasil.
O Concretismo tinha como principais características a elaboração artística em busca da forma precisa; na literatura, se valia do uso de recursos visuais, acústicos e fonéticos. Os escritores também trabalhavam o poema, variando os espaços tipográficos e a posição geométrica das palavras e buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia do design. O objetivo era eliminar o intimismo e o eu lírico do poema, retomando procedimentos adotados pelas correntes de vanguarda do começo do século XX, como o Futurismo e o Cubismo.
Expressão máxima do estilo, a poesia de Augusto de Campos faz uso de diferentes procedimentos de criação artística: o poeta utiliza recursos da poesia, das artes visuais, da publicidade, da música e das tecnologias digitais (o poeta foi grande pesquisador das mídias eletrônicas), sempre unindo palavra, som, imagem e movimento em uma unidade estrutural.
(Com informações do site Mundo Educação)

Sobre o Vila nas Margens
Espaço de discussão aberto ao público, o Vila nas Margens configura-se como lugar de encontros que geram debates e reflexões críticas sobre cultura e contemporaneidade, a partir de formulações de um pensador renomado, convidado a lançar luz sobre a relação da arte e da cultura com o seu tempo.

Sobre Daniel Rangel
É curador e gestor cultural. Atual diretor artístico e curador do ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea, sediado em São Paulo. É membro do IBA – International Biennial Association. Foi Diretor Artístico do espaço SOSO+ Cultura e da galeria SOSO arte contemporânea africana, Diretor de Museus da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Assessor de Direção do Museu de Arte Moderna da Bahia. Realizou projetos curatoriais para a 8ª Bienal de Curitiba (2015), a 17ª Bienal de Cerveira, Portugal (2013), a II Trienal de Luanda, Angola (2010) e de várias exposições nacionais e internacionais.

Serviço:

Vila nas Margens

Palestra: A poesia verbivocovisual de Augusto de Campos

Com Daniel Rangel

Diretor artístico e curador do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo) – SP

Quando: 12 de abril de 2016

Hora: 19h

Local: Auditório da Vila das Artes

Mais informações: 85 3105.1410

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses