Todos contra o mosquito

Em parceria com o Grupo O Povo de Comunicação e o Núcleo de Educação, Saúde e Mobilização Social (NESB), da Regional IV, vinculado a Prefeitura de Fortaleza, a Faculdade Maurício de Nassau em Fortaleza, participa do Projeto Brigada de Combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O projeto que engloba instituições, organizações e órgãos, visa à mobilização, conscientização e capacitação em larga escala sobre a prevenção, perigos, causas, consequências e cuidados a serem tomados relacionados a doenças transmitidas pelo mosquito, como a Zika Vírus, dengue e febre Chikungunya.
A brigada também possui a finalidade de preparar agentes das organizações participantes para que sejam multiplicadores em seus ambientes de trabalho, das práticas esclarecidas durante as reuniões grupais nas sedes das organizações participantes.
A primeira reunião aconteceu na última sexta-feira (11), na sede do Jornal O Povo (Aguanambi – 282, José Bonifácio), com a participação de cerca de 20 brigadistas.
Para Tony César, supervisor técnico do NESB, “A valia da criação da Brigada, com essas três organizações, está na formação de um número maior de multiplicadores, evitando que o mosquito Aedes Aegypti venha a se proliferar nas instituições, como consequência conseguiremos a diminuição da população do mosquito, que nos trará um menor número de doenças e um resultado final satisfatório, o benefício da saúde a população”. Afirma. O Supervisor espera ainda “que esses brigadistas levem o conhecimento adquiro para suas casas”. Pontua.
O idealizador da Brigada, o gerente de logística do O Povo, Ricardo Pinheiro explica de que forma surgiu a ideia do Projeto. “Tivemos essa iniciativa de criar a Brigada em combate ao Aedes Aegypti devido a busca pela maior mobilização na área em que estamos instalados buscando vizinhos e parceiros no bairro na finalidade de promover a saúde pública de um modo geral”. Pinheiro cita que “quanto mais multiplicadores pudermos ter em combate ao foco, conseguimos diminuir a capacidade de incidência e assim poderemos olhar de maneira mais sensibilizada e clínica para os nossos locais de trabalho”. Conclui.
Na opinião de Ricardo Figueroa, profissional que promove as atividades de Responsabilidade Social da Faculdade em Fortaleza, “Nós precisamos compreender que o mosquito não respeita muros, não respeita paredes ou qualquer outro obstáculo físico erguido pelo homem; ele é um animal, e vai aonde precisar para conseguir alimento, eu posso, dentro do meu espaço, tomar infinitos cuidados para que os focos do mosquito sejam extintos, mas se o estacionamento que fica do outro lado da rua não fizer trabalho semelhante, ambos estaremos ainda suscetíveis aos riscos causados pelo Aedes Aegypti”, esclarece. Segundo Figueroa, “A ideia da Brigada é justamente reunir vizinhos, pessoas e empresas que compartilham um mesmo espaço físico, para trabalhar juntos na eliminação dos focos do mosquito. Somente assim, com esforço coletivo, com entidades que dividem a mesma área geográfica atuando juntas, nós poderemos ter certeza de que as milhares de pessoas que circulam por esta região todos os dias estarão livres do risco de serem picadas pelo mosquito”. Classifica.
Os interessados em informações ou na participação da Brigada deverão entrar em contato através dos telefones: 98861-1061 ou 99228-1218.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses