Dia do Maracatu


www.cmfor.ce.gov.br Adriana Albuquerque


Vereador Iraguassú Teixeira (PDT) comandou a solenidade – Foto: Evilázio Bezerra

Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza nesta segunda-feira, 28, celebrou o Dia Municipal do Maracatu, comemorado aos 25 de março, data que marca a libertação dos escravos do Ceará. A solenidade, proposta pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), evidencia a trajetória da cultura do Maracatu e a sua relação com a Terra da Luz.

“Estamos aqui hoje, para homenagear a arte popular e evidenciar nossa cultura através do Maracatu, considerado como manifestação cultural, está literalmente ligado a cultura negra”, destacou Iraguassú Teixeira. O parlamentar ressaltando a relação de alegria e emoção do Maracatu com o povo fortalezense, reconheceu o trabalho dos carnavalesco ao longo dos anos. “Sou bastante ligado à história do maracatu e defensor da cultura nordestina. Infelizmente, temos memória curta em relação à nossa cultura, e o maracatu traz de volta à memória a história do negro no Nordeste. Por isso, minha iniciativa em lembrar este dia tão significativo com a presença daqueles que mais nos representam”, ponderou.

A solenidade prestou uma homenagem as diversas agremiações de Maracatu de Fortaleza: Associação Cultural Solidariedade e Arte Maracatu Solar, Associação Cultural Maracatu Rei Zumbi, Associação Cultural Maracatu Kizomba, Associação Cultural Maracatu Nação dos Palmares, Associação Cultural Maracatu Axé de Oxossi, Associação Cultural Afrodescendente Maracatu Filhos de Iemanjá, Associação Cultural Afro-brasileira Maracatu Nação Pici, Associação Cultural Educacional Folclórica e Carnavalesca Maracatu Rei de Paus, Associação Cultural Maracatu Vozes da África, Associação Cultural Maracatu Az de Ouro, Associação Cultural e Educacional Afro-brasileira Maracatu Nação Iracema.


Maracatu exprime a força da cultura popular no Ceará – Foto: Evilázio Bezerra

O jornalista Paulo Tadeu, conselheiro da Comissão cearense de Folclore e membro da Academia Afro-cearense de Letras, ressaltou a importância do momento para reafirmar a relação do Maracatu com a cultura da cidade. Falando das dificuldade enfrentadas ao longo dos anos, Paulo Tadeu reforçou o empenho dos grupos de Maracatus e de seus integrantes na preservação dos costumes e tradições da cultura afro-brasileira. “Agradeço a Câmara Municipal e os seus 43 vereadores pelo reconhecimento da cultura do Maracatu”, pontuou.

O momento evidenciou ainda a trajetória do carnavalesco Domingo Sávio Rebouças, que faleceu na manhã desta segunda-feira, recebendo do grupo Maracatu Rei de Paus o reconhecimento pelo trabalho realizado junto ao grupo. A solenidade contou com a presença dos vereadores Ronivaldo Maia (PT) e João Alfredo (PSOL), do secretário de Cultura de Fortaleza, Geraldo Magela, do presidente da Crônica Carnavalesca do Estado do Ceará, Francisco Félix e do Rei Momo do Carnaval de Fortaleza em 2016, Gilberto Félix.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto