Cidadão de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMfor) realizou sessão solene para a entrega do título de Cidadão de Fortaleza ao pedagogo Paulo Henrique Leitão dos Santos.
A comenda teve como proponente o então vereador Jovanil Oliveira (PT) e foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa. 
Antecedendo a sessão solene, houve a apresentação, na Praça da Cidadania Barros Pinho, dos Brincantes Cordão do Caroá, programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenada pelo homenageado.
A sessão contou com as presenças de:
  • Jovanil Oliveira, propositor da comenda;
  • Arquimedes Ribeiro, secretário-executivo do Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza (Ipem);
  • Júlio César, representando o Movimento de Resistência;
  • E homenageado Paulo Henrique Leitão dos Santos.
Jovanil Oliveira fez o pronunciamento saudando o homenageado e os presentes, destacando a presença de vários mestres de reisados e das tribos Tremembé e Tapeba, na homenagem.
“Reunir todas essas autoridades e o seu pai não é para qualquer um. Você é um dos responsáveis pela organização da juventude da periferia dessa cidade ao criar o Movimento Juventude Resistência. Você é um ser humano com S e H maiúsculos”, disse.
Jovanil ressaltou a apresentação dos cordões de Reisado antes da sessão, afirmando que funcionou como uma reenergização da cultura popular, que é outra linha de atuação do homenageado.
“Sou defensor da família. E ela se constrói pelo afeto, pelo bem-querer, pelo amor, pela generosidade. Temos os laços consanguíneos e os laços de amizade com pessoas que nos afeiçoamos, elas se tornam nossa verdadeira família. E você Paulo Henrique é uma dessas pessoas. Depois de tantos anos se dedicando a essa terra, acho natural essa homenagem. Agente nasce e renasce várias vezes numa só vida e hoje tenho certeza que você renasceu. Pelo menos terá uma nova certidão sendo batizado como cidadão de Fortaleza”, frisou.
“A cada atividade que você realiza recebe um novo sobrenome, é o Paulo da resistência, o Paulo do Cordão do Caroá, o Paulo da luta. E isso ocorre devido à intensidade com que abraça as causas. Você é um ser humano indispensável para todos nós. Ao ter uma atitude política e a decisão de criar Movimento Juventude Resistência você mudou a vida de muitos. Essa atitude não foi em vão, eis aqui os frutos doces de sua iniciativa”, concluiu sob os aplausos do plenário lotado.
Em seguida Jovanil Oliveira fez a entrega do título de cidadão ao homenageado.
Após a leitura de uma poesia feita por um ex-membro do Movimento Resistência, Paulo fez seu pronunciamento de agradecimento.
Observou que mesmo antes de surgir a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará, existia um povo nativo que já morava nessas terras que são os verdadeiros fundadores da cultura popular.
“Esse povo foi que moldou a sociedade atual reunindo seus saberes com o de outros povos, formando o brasileiro, o cearense. Vocês fizeram muito por essa terra”, declarou.
“Uma pessoa pode até mesmo nascer nos Estados Unidos, mas não deixa de ser cearense. Eu por exemplo, sou filho de uma cearense e de um acriano filho de cearenses, portanto nasci no Rio de Janeiro por erro de percurso, mas sou cearense. Eu me sinto cearense, amo o Ceará”, observou.
“Na minha trajetória talvez tenha errado mais do que acertado com as pessoas, mas errar tentando acertar na verdade não pode ser considerado um erro. E vamos continuando construindo nossa história, lutando contra o ego e buscando se fiel aos princípios que fixamos para nós.”
No final ele agradeceu a CMFor, ao então vereador Jovanil Oliveira e aos presentes pela homenagem, que segundo ele, tocou seu coração, que transborda de alegria pelo reconhecimento da cidade que o acolheu e adotou como filho.
Biografia
Paulo Henrique Leitão dos Santos, nasceu no bairro do Flamengo no Estado do Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1971, filho de Maria Leitão dos Santos, natural de Aratuba no Maciço de Baturité, e de José Inácio dos Santos Filho, acreano, filho de cearense que foi para o Acre no Ciclo da Borracha. Como todos cearenses, seus pais moraram no Rio e em 1980 se mudaram para Fortaleza quando ele tinha a idade de nove anos em 1980. Sua infância foi nas fazendas de Canindé, nos sítios e chácaras de Aratuba e Caucaia onde pôde conviver com diferentes culturas e geografias cearenses, mas suas memórias são de Fortaleza, cidade que ama mesmo antes de mora aqui pela memória de seus familiares.
Aos 15 anos, se engajou no movimento pastoral da Igreja Redonda no Bairro da Parquelândia e aos dezesseis anos participou da greve dos estudantes das escolas particulares contra o aumento abusivo das mensalidades (Greve 1988) se engajando em diversas lutas sociais, dentre elas, participou ativamente das manifestações em prol da meia entrada no cinema e casas de espetáculo logrando êxito nossa mobilização com a conquista dos referidos pleitos. Participou do movimento pelo sábado a tarde livre que pregava o fechamento do comércio nos sábados a tarde e de diversos movimentos em defesa da democracia.
Em 1990, propôs a fundação da Juventude Resistência, movimento que difunde nas escolas públicas as primeiras campanhas pela qualidade social no ensino público cobrando do Estado a efetivação de políticas de participação na educação. Esse Movimento recrutou jovens em diversos bairros da cidade sendo um movimento de grande base social na periferia da cidade de Fortaleza, resultando em diversas lideranças que estão em parlamentos, Conselhos Tutelares, Associações Comunitárias, dentre outros.
Participou, em 1993, da Coordenação Nacional de Secundaristas do Partido dos Trabalhadores. Sendo candidato a vereador de Fortaleza em 1996, pelo Partido Socialista Brasileiro, alcança 1.824 votos, ficando entre os cinquenta mais votados num pleito que tinha 900 candidatos à vereador da cidade. Em 1996 passou no vestibular da UFC para pedagogia, onde assumiu o Centro Acadêmico Paulo Freire de Pedagogia desenvolvendo inúmeros congressos e encontros acerca da educação, do ensino e da aprendizagem.
No mesmo ano, assumiu a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Ceará onde, por anos, percorreu os cursos de licenciatura de Fortaleza e do interior do Estado propondo a organização em defesa da formação docente e contra a formação aligeirada em cursos de finai de semana. Assumiu a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, participando dos fóruns nacionais de educação, defendendo os interesses do Estado do Ceará e do Nordeste.
Funda em Fortaleza o l Encontro Nordestino dos Estudantes de Pedagogia evento que aconteceu no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), reunindo em Fortaleza 2000 estudantes de todos os Estados do Nordeste. Assumiu a Diretoria de Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFC, onde realizou um trabalho de valorização de Corredor Cultural do Benfica reunindo estudantes de todo estado para difundir as culturas populares. São realizados diversos encontros e celebrações, estudantes organizam Caravanas para o Cariri. Os grupos do Cariri são trazidos pelos ônibus da UFC para apresentações nas Universidades, escolas e praças.
Fundou o Programa de Extensão Brincantes Cordão do Caroá em 2003 na UFC e passou a realizar o Dia de Reis da UFC e cortejos no período natalino no Bairro do Benfica, atividade que há treze anos fortalece o Corredor Cultural de Benfica e difunde o Reisado Cearense. Entrou no Serviço Social do Comércio – Sesc em 2005, e começou a trabalhar com mulheres em situação de prostituição e violação de direitos nos Bairros da Varjota, Serviluz e Joaquim Távora, através do Projeto Sesc Mãos que Costuram Vidas.
Articulou o Projeto Sesc Horto Medicinal que congrega Mestres Raizeiros e agricultores, o Encontro Sesc Povos do Mar que reúne mestres de todo litoral cearense, o Encontro Herança Nativa que reúne os quatorze Povos Indígenas do Ceará, dentre outras atividades. Mestre em Educação pela UFC, já representou a cultura de Fortaleza em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas (Projeto Alagoas Kariri), Minas Gerais, e na cidade de Coimbra, Portugal, tendo seu trabalho artístico reconhecido nacionalmente pelos meios de comunicação mais importantes do Pais.
"A boa comunicação é tão estimulante quanto o café puro, e tira o sono da mesma forma". - Anne Morrow Lindbergh
Lucas Almeida - (85) 9 8880-5579
Assessoria de Imprensa - Vereador Jovanil Oliveira (PT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto