Cuidados no Carnaval

Com os dias contados para o feriado mais animado do ano, o folião, que já se prepara para curtir os dias do Carnaval, deve também estar atento à saúde e aos cuidados com a alimentação ingerida neste período.

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Rafaella Sampaio, durante a folia, as pessoas costumam passar longos períodos sem comer e, quando se alimentam nem sempre ingerem uma comida saudável e segura no ponto de vista nutricional e higiênico.
Para não antecipar a volta para casa, a nutricionista recomenda a ingestão de carboidratos para fornecer a energia para o metabolismo corporal. “Durante as festas, é comum um aumento do gasto calórico e energético por conta do aumento metabólico ocasionado pelo esforço físico de dançar, pular, andar, etc. 
Por conta disso, durante longos períodos de festa é importante a ingestão de alimentos que contenham carboidratos para que possa fornecer energia para o metabolismo corporal”, orienta.
Além disso, a professora e nutricionista, Rafaella Sampaio, dá algumas dicas para manter o corpo hidratado. “É importante tomar bastante água, e, quem vai para a praia pode investir também na água de coco. Outros itens fáceis de serem consumidos, que ajudam tanto na hidratação como na reposição de energia, são os picolés ou sorvetes para aliviar o calor e repor energia. Vale lembrar ainda da ingestão de frutas e sucos naturais”, recomenda.
Mas, se na pressa para se alimentar a única opção é o carrinho de lanche ambulante, a nutricionista aconselha que o folião fique atento aos aspectos higiênicos tanto do alimento, quanto do local em que está armazenado. 
Outra dica importante é evitar alimentos que tenham risco de estragar. “Na hora de escolher o lanche deve-se evitar o consumo de alimentos que tenham um risco maior de se estragar por conterem molho, maionese, creme de leite, queijo, frango desfiado, ovos, entre outros”, diz a nutricionista e professora.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses