Pular para o conteúdo principal

'Maior pesadelo de saúde pública'

O secretário de Saúde do Ceará, Henrique Javi, concedeu entrevista exclusiva para AFN, onde fala de dengue, zika, microcefalia e Sistema Único de Saúde. Confira:

AFN - Qual o objetivo da Caravana do Ministério da Saúde no Ceará?
Henrique Javi - É de aproximar mais da população a prevenção contra o mosquito causador da dengue e zika. A caravana é para que o cidadão se conscientize da importância do combate ao mosquito. A caravana envolveu empresas, órgãos públicos e Exercito.
AFN - Qual a participação do Exército?
Javi - No Ceará com um todo estamos mobilizando 18 mil agentes comunitários de saúde, mais de seis mil agentes de endemias, do Exército foi mobilizado um verdadeiro Exército. Só em Fortaleza são 600 homens para Região Metropolitana. É uma ação muito efetiva, porém o maior número que nós queremos agregar é que os oito milhões de cidadãos do Ceará, de todas as idades possam participar desse combate.
AFN - Os casos de microcefalia estão sendo monitorados no Ceará?
Javi - O que está acontecendo de fato é um fenômeno muito novo. Na literatura médica mundial nós não temos relatos dessa situação na proporção atual. A microcefalia não é uma coisa nova. É um diagnóstico que é corriqueiro. Porém o aumento abrupto de casos com o zika vírus leva a sugestão de que tem alguma relação. Independente de qualquer coisa a suspeita do mosquito que possa levar essa doença endêmica, essa sequela irreversível é que faz a gente tem essa postura. Só para o leitor ter uma ideia pode ser o maior pesadelo de saúde pública já vivido. Hoje a gente foca muito na questão da criança, do atraso neurológico desse bebê, mas há casos em adultos com sequelas neurológica importantes também. São relatos, principalmente, pelo Estado da Bahia. É uma doença progressiva, onde você vai perdendo a mobilidade dos membros e vai chegando a atingir o aparelho respiratório e ai levando a tratamentos caros, de terapias complicadas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...