Na CMFor

IMG_0640
Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (3) sessão solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira, ao contra-almirante Flávio Augusto Viana Rocha e o Título de Cidadão de Fortaleza, ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Campbel Mauad, comandante da Capitania dos Portos do Ceará. As homenagens foram propostas pelo presidente da Casa, Salmito Filho (PDT) e pelo vereador Benigno Júnior (PSC), subscritas pelos vereadores Iraguassú Teixeira (PDT) e José do Carmo (PSL)
A sessão foi presidida pelo vereador Benigno Júnior, no ato representando o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho. A mesa dos trabalhos contou com a presença das seguintes autoridades: coronel da Polícia Militar, Francisco Túlio Studart, secretário-chefe da Casa Militar, representando o governador Camilo Santana; tenente Larissa, representando o coronel-aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, comandante da Base Aérea de Fortaleza; tenente-coronel Tyrone, representando o coronel Carlos Machado da Silva, comandante do Colégio Militar de Fortaleza; Ivens Dias Branco, representando a sociedade civil e Expedito Borges, representando Sociedade de Amigos da Marinha no Ceará (SOAMAR-CE).
O vereador Benigno Júnior fez a saudação aos homenageados e aos presentes. O vereador destacou que a Câmara está vivenciando um acontecimento que dignifica e honra o parlamento. “Nessa solenidade estamos homenageando duas personalidades da Marinha do Brasil, por sua dedicação, por seu empreendedorismo, por seu compromisso”, frisou.
“Essa homenagem é fruto de um consenso e entendimento de todos os vereadores. Conceder a maior comenda dessa casa, a Medalha Boticário Ferreira, ao cearense Flávio Augusto Viana Rocha, nesse mês de dezembro tem um significado especial, pois se avizinha a data do dia de todos os marinheiros, dia 13 de dezembro. Isso é muito prazeroso. Ele ocupa o terceiro posto mais importante da Marinha, sendo a primeira patente entre os oficiais generais. Hoje radicado em Brasília, Flávio coordena o Centro de Comunicação Social da Marinha. Ele é da turma de 1978 do Colégio Naval, querido da turma, considerado um oficial extremamente comunicativo, se destacou como assessor parlamentar da Marinha no Congresso Nacional”, pontuou.
“Já ao homenagear o capital-de-mar-e-guerra, Marcelo Campbel, me sinto feliz. Ele é comandante da Companhia dos Portos. No passado também condecoramos outro comandante da Companhia dos Portos, Adauto Braz Silva Júnior. Agora concedemos o título de cidadão cearense a esse grande carioca. Seja bem-vindo a essa terra. Muito nos honra e nos deixa lisonjeado, fazer essa homenagem”, observou.
“Dá o bom exemplo é sempre o bom caminho, fazer pelo próximo com simplicidade, nos aproxima daquilo que queremos como sociedade, afinal a simplicidade é o espelho da alma. Em nome de todos os fortalezenses, pela legitimidade que me foi dada, eu agradeço ao trabalho de ambos e manifesto meu orgulho e alegria por ter sido um dos autores dessa singela homenagem.”
Após a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao contra-almirante Flávio Augusto Viana Rocha e o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza, ao capitão-de-mar-e-guerra, Marcelo Campbel, houve o pronunciamento do contra-almirante Flávio Augusto Viana Rocha. Ele disse que inicialmente, considera que a homenagem traz uma confluência da sua atuação pessoal e profissional. “Com a presença dos colegas de uniforme, de trabalho e dos amigos e familiares, que ao longo da vida nos acompanharam. Incluindo aqui os amigos do Colégio Militar, de onde me lancei para a força naval. Somam-se a eles oficiais de Marinha e obviamente a sociedade de Fortaleza. Não tenho palavras para agradecer essa homenagem”.
“Fortaleza tem uma grande proximidade com a Marinha. É uma das quatro sedes de Escola de Aprendizes Marinheiro. A maritimidade e os laços de Fortaleza estreitam essa proximidade. Eu faço parte dessa história. Saí daqui há 35 anos e escolhi a Marinha como minha Casa. Todos esses fatores confirmam os laços. Eu agradeço mais uma vez esse reconhecimento da cidade de Fortaleza a Marinha do Brasil, como instituição”, concluiu.
Em seguida falou o capitão-de-mar-e-guerra, Marcelo Campbel. Ele disse ser uma honra para a Marinha do Brasil estar junto ao Poder Político da cidade. “É difícil fazer um agradecimento de uma homenagem que nunca tinha passado por minha cabeça receber. Mas não poderia fazer o agradecimento apenas em meu nome. Tenho que agradecer em meu nome e em nome de todos os militares e civis. Na Marinha não fazemos nada sozinho. Vou tentar no meu agradecimento fazer uma prestação de contas do que é a Marinha do Brasil na cidade de Fortaleza e o que é a família de um militar. Nesse momento temos marinheiros fazendo o despacho de navios para que possam atracar. Eles trazem produtos para nosso estado. Esse grupo de pessoas também está junto de nossas colônias de pescadores, que são mais de 60, trabalhando pela proteção do jangadeiro”, destacou.
Além da nossa Capitania dos Portos, temos o nosso Iate Clube e nossas Marinas. Nosso pessoal trabalha para que elas funcionem sem acidentes, que as escunas possam fazer passeios de forma segura. Nosso pessoal trabalha diuturnamente para a segurança do ser humano no mar e para que os verdes mares continuem belos. Essas pessoas não tem fins de semana, feriado, trabalham em regime de escala. Eu me orgulho muito deles. Eles dão orientações, fazem palestras. Não poderia receber essa comenda sem citá-los”, comentou.
Em seguida ele falou da família do militar; “Essa faceta de um militar, poucas pessoas conhecem. São muitos aniversários longe dos familiares. As vezes não podemos levar um familiar ao médico, estamos longe no Natal e no Ano Novo, Nem sempre temos essa oportunidade. A minha filha acabou de realizar o Enem, teve uma pequena dificuldade, devido nossas constantes transferências, ela estudou em tantos lugares, e acabou perdendo algum conteúdo. A família tem que ser valorizada por isso. Temos a oportunidade de fazer amigos por onde passamos e temos a dor da saudade ao deixá-los”.
A Marinha é uma só, seja no norte, sul, leste e oeste. Quero agradecer a secular Escola Aprendizes Marinheiro, que formou 550 aprendizes no Ceará, mas em todas escolas foram 2 mil formando, que estamos devolvendo à sociedade e que podem exercer sua profissão de maneira honesta. Quero agradecer em nome da Marinha, a essa homenagem que hoje recebemos”, finalizou.
Biografias
Flávio Augusto Viana Rocha, Contra-Almirante da Marinha do Brasil, é cearense. Nasceu em 18 de abril de 1963, em Fortaleza. Casado com Helena Meyer Lafayette Rocha, com quem teve dois filhos, Flávio Augusto e Paulo Rogério. Iniciou como aspirante em 1981 na Marinha. Em 1984, foi promovido a Guarda-marinha. Em 1985, chegou a Segundo-tenente e em 1987 a Primeiro-tenente. No ano de 1990 foi promovido a Capitão-tenente e em 1996 a Capitão-de-Corveta. No ano de 2002 chegou a Capitão-de-Fragata. Em 2007 a Capitão-de-mar-e-Guerra e em 2013 foi promovido a Contra-Almirante.
Nas comissões esteve a frente do Navio-transporte de Tropa “Custódio de Mello1”; da Fragata “Constituição”; Submarino “Amazonas”; Submarino “Humaitá”; Comando da Força de Submarinos; Rebocador de Alto-mar “Almirante Quilhem” (Imediato); Navio-Patrulha Pirajá (Comandante); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará; Instrutor da Marinha do Brasil na Academia Naval dos Estados Unidos da América, em Annapolis; Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; Gabinete do Comandante da Marinha (Assessor Parlamentar); Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (Comandante); Comando do 5° Distrito Naval (Chefe do Estado-Maior); Navio-Escola Brasil (Comandante); Gabinete do Comandante da Marinha (Subchefe); Estado-Maior da Armada (Subchefe de Estratégia) e do Centro de Comunicação Social da Marinha (Diretor) – Cargo atual.
Quanto aos cursos, tem graduação em Ciências Navais – Escola Naval; aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais; Básico – Escola de Guerra Naval; Comando e Estado-Maior – Escola de Guerra Naval; especialização, Pós-Graduação “Latu Senso” em Assessoria Parlamentar e Relações
Legislativa/Executivo – Universidade de Brasília (UnB); Especialização. Pós-Graduação “Lato Senso” em Direito Legislativo – Universidade do Legislativo Brasileiro; Política e Estratégia Marítimas – Escola de Guerra Naval.
Entre as condecorações que fez jus constam: a Ordem do Mérito da Defesa (Grau de Oficial); Ordem do Mérito Naval (Grau de Oficial); Ordem do Mérito Militar (Grau de Oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Oficial); Ordem do Mérito Judiciário Militar (Grau de Alta Distinção); Medalha da Vitória; Ordem do Mérito Ministério Público Militar (Grau de Distinção); Medalha Militar de Ouro (Passador de ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (quatro âncoras); Medalha Mérito Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha-Prêmio do Colégio Militar; Medalha “Navy And Marine Corps Commendalion Medal”; Medalha Naval Almirante Luis Brión.
Marcelo Campbel Mauad, Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de julho de 1969. Fez carreira na Marinha do Brasil e traz consigo um curriculum de vasta experiência em prol da sociedade. Casado com Ana Patrícia de Lacerda Campbell Mauad e pai de Ana Carolina de Lacerda Campbell Mauad.
Iniciou sua carreira como Guarda-marinha (1991); Segundo-tenente (1992); Primeiro-tenente (1994); Capitão-tenente (1997); Capitão-de-Corveta (2003); Capitão-de-Fragata (2009) e Capitão-de-Mar-e-Guerra (2014).
Entre as comissões constam: Navio-Escola “Brasil”; Contratorpedeiro “Paraná”; Centro de Instrução Almirante Wandenkolk; Rebocador de Alto-Mar Almirante “Guilhen”; Navio Patrulha “Goiana” (Imediato); Comando do Grupamento Naval do Nordeste; Aviso de Transporte Fluvial “Piraim” (Comandante); Comando-em-Chefe da Esquadra; Diretor de Assistência Social da Marinha; Escola Superior de Guerra; Comando de Operações Navais; Comando da 1ª Divisão da Esquadra; Escola de Guerra Naval; Fragata Niterói (Imediato); Comando de Operações Navais; Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco (Comandante); Capitania dos Portos do Ceará (Capitão dos Portos) – Cargo Atual
Cursos realizados: Escola Naval; Curso Básico de Tática para Oficiais; Curso Expedito de Controle Aéreo Tático; Curso Expedito de Direção de Tiro e Armas Anti Submarino; Curso Expedito de Guerra Eletrônica para Oficiais; Curso de Aperfeiçoamento em Comunicações para Oficiais; Curso Expedito de Socorro e Salvamento; Curso Expedito de Equipe de Manobra de Helicóptero e Crache a Bordo; Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários; Curso Expedito de Inteligência para Oficiais; Curso de Estado-maior para Oficiais Superiores; MBA em Gestão Empresarial na COPPEAD / UFRJ.
Já as condecorações podem ser citadas: Medalha Mérito Marinheiro (três âncoras); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Marechal Trompowsky; Medalha Ordem do Mérito Conselheiro Thomaz Coelho; Medalha Ordem do Mérito Instituto dos Docentes do Magistério Militar – Grau Oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto