Irauçuba 3,8 graus

"Esse tremor foi um dos mais fortes sentidos este ano. Todos sentiram em Passarinho. As portas e janelas vibraram. As cadeiras chegaram a sair do local e os alumínios bateram na cozinha".
O relato é da dona de casa Vera Lúcia Braga sobre o terremoto de 3,8 graus verificado no Natal, às 8h53, na localidade de Passarinho, em Irauçuba, a 190 quilômetros de Fortaleza.
Em setembro passado, Irauçuba registrou um mês inteiro de atividade sísmica com abalos variando 0,5 a 3,3 graus com avariações nas casas (telhados afastados e trincas nas paredes).

Soldado Francisco Frota, da Defesa Civil de Irauçuba, que estava no distrito Coité, perto de Passarinho, informou que o tremor de hoje durou cerca de dez segundos.
"O terremoto foi sentido também nos distritos de Juá e Boa Vista, em Irauçuba e na cidade de Canindé", destacou. Frota recebeu relatos de rachaduras em paredes e pisos de casas de Irauçuba. Não houve registro de mortes.
O terremoto desta sexta-feira foi captado pela estação sismológica de Pau dos Ferros (RN). Este foi o maior terremoto anotado no Ceará este ano.
Em 2015 o Ceará verificou terremotos em 15 cidades.
Tremeu 3,8 graus de magnitude em Irauçuba.
A terra tremeu 3,2 graus em Camocim e Alcântaras.
Terremotos de 3 graus em Uruoca e Beberibe.
Tremores de 2,9 graus em Meruoca, Morada Nova, Ocara e Cascavel.
Tremeu 2,5 graus em Quixeramobim.
Com 2,2 graus tremores em Russas, Palhano, Itaiçaba , Jaguaruana e Senador Sá.
As regiões cearenses afetadas pelos tremores estão em cima de falhas geológicas.
O Laboratório Sismológico do Nordeste, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), estuda os fenômenos no Nordeste.
"A atividade sísmica do Nordeste do Brasil tem sido alvo constante de estudos, uma vez que esta é região mais ativa do país", destaca um informe da LabSis-UFRN).
Este ano foram registrados terremotos em três estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde