Pular para o conteúdo principal

Novembro Azul-V


Um mês, uma cor, um símbolo. As iniciativas de mobilização da população em torno dos temas da saúde adotaram esses parâmetros para alertar para a prevenção de doenças ou para dar visibilidade às lutas das pessoas doentes.
Outubro é o mês, rosa a cor e o laço de fita o símbolo que o mundo inteiro reconhece no movimento de combate e prevenção do câncer de mama. Desde a primeira associação do uso de laços na área da saúde, quando ativistas contra a Aids criaram fitinhas vermelhas representando suas lutas, em 1990, os laços de fitas da consciência, como são chamados, ganharam cores e meses de referência diferentes para disseminar e amplificar as mensagens sobre controle de diferentes doenças, dos cuidados com a saúde e de promoção da vida saudável.
Agora em novembro é o mês azul em combate ao câncer de próstata.

alt
 
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização internacional sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo, em outubro de 2002. Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente, ficou iluminada pela primeira vez de rosa naquele ano. A partir de outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil.
 
Ao longo dos anos, a definição das cores dos laços de fita para os movimentos da saúde aconteceu em muitas das vezes de forma inicialmente isolada e sem controle de instituição internacional. Por isso, em muitos casos a mesma cor foi adotada por movimentos diferentes. Há cores e fitas da consciência para todos os movimentos, causas e gostos, desde rosa para o câncer de mama até preta para lembrar o Holocausto e laranja para conscientização da energia na Nigéria. Alguns laços, entretanto, obtiveram divulgação maciça e acabaram tendo reconhecimento internacional. Na área da saúde, os laços da consciência mais reconhecidos são, resumidamente, os seguintes:
 
- outubro – rosa – câncer de mama;
- novembro – azul – câncer de próstata, diabetes;
- dezembro – vermelho – aids;
- fevereiro – roxo – lúpus, fibromialgia, Mal de Alzheimer;
- abril – quebra-cabeça – autismo;
- maio – amarelo e vermelho – hepatite;
- junho – laranja – anemia, leucemia;
- julho – amarelo – câncer ósseo;
- setembro – verde – doação de órgãos.



Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...