Emerson Maranhão

IMG_9892
Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (20), uma sessão solene para a entrega do título de cidadão honorário de Fortaleza ao jornalista Émerson Afonso Santos Maranhão. A homenagem teve como propositor o líder do PSD, vereador Paulo Diógenes, através do projeto de decreto legislativo 25/2015, subscrito pelos vereadores Carlos Mesquita e Toinha Rocha (PSOL), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.
A sessão foi presidida pelo vereador Paulo Diógenes, representando, no ato, o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho. A mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes personalidades: Tarcísio Cunha, coordenador da Diversidade Sexual do Estado do Ceará; Magela Lima, secretário de Cultura de Fortaleza; Jorge Pinheiro, coordenador de Politicas Públicas da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza; jornalista Plínio Bortolloti, diretor institucional do grupo de Comunicação O Povo; vereadora Toinha Rocha.
O vereador Paulo Diógenes, em seu pronunciamento de saudação aos presentes e ao homenageado, falou do orgulho de ser o autor da homenagem ao jornalista Émerson Maranhão, por sua militância em prol do segmento LGBT. “Essa homenagem você não precisava para se considerar fortalezense, mas é um reconhecimento por seu trabalho ao dez anos em nossa cidade, com sua coluna Cena G, que vem desbravando um caminho que nenhum outro tinha percorrido antes. Me orgulho de fazer parte de seu círculo de amizade e de ter abraçado comigo alguns projetos, como a revista Boca, e nos apoiar em outros projetos. Para mim é uma honra ter o apoio de pessoas tão gabaritadas. É também uma honra ser o propositor dessa homenagem a você”, asseverou.
Em seguida, a vereadora Toinha Rocha, que subscreveu a homenagem destacou que a ela acontece exatamente num dia histórico, “que é o dia da Consciência Negra. Estamos aqui homenageando um homem, um jornalista, que não é fortalezense, mas que chegou aqui há 17 anos. É de Alagoas, que traz no nome o Maranhão, mas vai tornar-se cidadão de Fortaleza. Numa terra onde o machismo campeia, encontramos o Émerson Maranhão e o Jornal O Povo, que tiveram coragem de lançar a Coluna Cena G, que luta pela comunidade LGBT, sendo uma das mais longevas do país. É algo para refletir. Hoje você hoje é fortalezense de fato. Por isso, meu abraço, meu afeto e continue sendo essa pessoa que luta por seus ideais. Que o mundo continue colorido.”, afirmou.
Após receber o título de cidadão das mãos dos vereadores Paulo Diógenes e Toinha Rocha, Émerson Maranhão afirmou que sua tarefa é da mais árduas de expressar seu sentimento. “É inegável minha alegria. E é essa alegria desmedida abre alas para tantas emoções que sinto agora. Nunca sonhei um dia ser amado por uma cidade, a não fosse a minha Arapiraca. Nunca sonhei ser abraçado por outra terra e essa terra me adotar como filho. Fortaleza abre seus braços pra mim, colocando o seu mar, sua terra e sua gente como meus. Cheguei aqui com prazo de validade de dois anos, que era o tempo do curso de cinema que vim fazer. Dezessete anos estou aqui, e não cumpri o prometido. Nunca fez tanto sentido a frase jurídica, de que a quebra do contrato foi de comum acordo entre as duas partes”, ressaltou.
“Muito de minha trajetória profissional ocorreu em Fortaleza, muitos saltos no escuro, foi onde recebi rasteira, chorei, mas nunca deixei de ter amor por essa cidade. Ah Fortaleza, se não fossem os percalços para que eu chegasse aqui neste momento para celebrar o nosso amor sendo oficializado, através do título que recebo. Prometo continuar o bom combate e seguir dando voz àqueles que precisam ter reconhecidos sua cidadania. Sei que são muitas fortalezas. A minha é do afeto. Por isso aproveito a oportunidade de agradecer a todos companheiros, minha mãe e minha irmã e meus parentes que percorreram quilômetros para ver essa minha noite encantada, bem como meu pai Irineu, que deve estar muito feliz, onde ele estiver, com essa conquista. Muito obrigado a todos”, finalizou.
Biografia
Émerson Afonso Santos Maranhão é jornalista e realizador audiovisual. Nasceu em Arapiraca, no agreste alagoano, onde mora sua família até hoje. É graduado em comunicação social, com habilitação em jornalismo, pela universidade Federal de Alagoas (Ufal), e formado em realização audiovisual pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e indústria Audiovisual do Ceará. Atualmente está concluindo MBA cm Marketing pelo centro Universitário Christus (UniChristus).
Começou sua carreira jornalística ainda em Alagoas, onde passou pelos principais veículos de comunicação. Foi repórter da Gazeta de Alagoas e do O Jornal, e editor-adjunto de cidades da Tribuna de Alagoas.
Em 1998, mudou-se para Fortaleza, com o objetivo de ter uma formação acadêmica em cinema no Instituto Dragão do Mar, considerada uma das melhores escolas do setor na América do Sul. Neste mesmo ano, ingressou no jornal O POVO, como repórter do Vida & Arte, caderno de cultura publicado diariamente.
Ao longo deste 17 anos no Ceará, Emerson Maranhão desempenhou diversas funções e atividade tanto no jornalismo quando na área audiovisual, tendo seu talento e competência reconhecimento em ambos.
No Grupo de comunicação O POVO, foi repórter das editorias Fortaleza, Veículos, Políticas e Esportes, além do já citado Vida & Arte. Foi editor de primeira página, editor-executivo do Núcleo de Variedades, Editor-executivo do Núcleo de Cultura e Entretenimento, editor da linha de revista Prime (People Luxo, Buchicho Moda e O POVO Frontstange), e editor de tendências. Atualmente, é repórter especial, colunista e está à frente da realização audiovisual multiplataforma produzida pelo Núcleo de Reportagem Especial.
Desde outubro de 2005 escreve e edita a Cena G, uma coluna semanal com caráter informativo e reflexivo, voltada para o publico LGBT, publicada às sextas-feiras. Desbravando desde segmentos de comunicação na grande mídia cearense, a coluna é considerada a mais conceituada em jornais de grande circulação no Nordeste, e uma das pioneiras e mais longevas no país.
Há um ano, também assina a coluna TVPop, publicada as quartas-feiras, e que analisa a teledramaturgia contemporânea. Participou de grandes coberturas jornalísticas locais, nacionais e internacionais. Tem em seu currículo alguns dos prêmios mais cobiçados da Imprensa brasileira como o Prêmio Embratel, Prêmio Esso, Prêmio Ayrton Senna e Prêmio BNB de Jornalismo.
Ainda no jornalismo, foi Coordenador de Comunicação Social do Instituto Dragão do Mar, editor-chefe do telejornal Jornal da Cidade, transmitido pela TV Cidade, afiliada da Rede Record no Ceará; integrou a assessoria de imprensa do Cine Ceará, Festival IberoAmericano de Cinema; foi colaborador de diversas revistas publicadas no Ceará, como a Leis & Letras, ministrou palestras e seminários e participou de conferências nas principais instituições de ensino superior do estado, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Faculdade 7 de Setembro (Fa7), Centro Universitário Christus (UniChristus), Faculdade Fanor/DeVry e Fic Estácio de Sá, entre outras.
Na área audiovisual, integrou a equipe de produção do premiado curta-metragem No Passo da Veia, dirigido por Jane Malaquias e rodado em Aquiraz; Foi o produtor-executivo do documentário Imagem Peninsular de Ledo Ivo, dirigido por Werner Salles, rodado em Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro, e vencedor da primeira edição do DocTv em Alagoas. Também assinou a produção-executiva dos vídeos Cobra engolindo Cobra, de Neíl Armstrong, e Cara ou Coroa, de Nilbio The.
Participou de importantes mostras competitivas, como o Cine Ceará, em Fortaleza, e o JVC TokioVideo Festival, no Japão, com o vídeo experimental Vão, que escreveu e dirigiu. Integrou comissões de seleção de prêmios para roteiros de curta-metragens promovidos pelo Ministério da Cultura e pelo BNB. Fez parte da diretoria da Associação Cearense de Cinema e Vídeo, secção Ceará da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragens (ABD). Coordenou o Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo. Participou da comissão de seleção da mostra competitiva de curta- metragens do 17° Cine Ceará e presidiu o júri da Mostra Competitiva do I For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, entre outras várias atividades.
Entre sua recente produção audiovisual multiplataforma, destacam-se a websérie Natais por Francisco e o webdoc Fortaleza das Marés, ambos disponibilizados no portal O POVO Online.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses