Edilberto preside TCE

 O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima, foi eleito para presidir a Corte de Contas no biênio 2016/2017. A eleição ocorreu na abertura da sessão plenária desta terça-feira (24/11).

Também foram eleitos o conselheiro Rholden Queiroz para o cargo de Vice-Presidente; e o conselheiro José Valdomiro Távora de Castro Júnior para o cargo de Corregedor. O conselheiro substituto Itacir Todero foi reeleito para o cargo de Ouvidor do TCE Ceará.

Edilberto Pontes agradeceu a confiança de todos e destacou: “As instituições, como as pessoas, se fazem, se desfazem e se refazem. O TCE Ceará é feito do trabalho de cada técnico, cada inspeção ou auditoria, cada parecer do Ministério Público, cada representação, cada relatoria ou decisão do Tribunal.”

eleicao15 porta 3O presidente eleito parabenizou o conselheiro Valdomiro Távora, “que conduziu o Tribunal, nesses quatro anos, com muita sabedoria, tranquilidade, muita serenidade e, principalmente, com muita firmeza”.

O novo corpo diretivo do TCE Ceará foi eleito para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição por igual período para o mesmo cargo (art. 77 da Lei Orgânica). A posse dos eleitos ocorrerá em sessão extraordinária, a ser convocada pela Presidência exclusivamente para essa finalidade no início de janeiro, em data a ser divulgada posteriormente.

Conselheiro Edilberto Pontes

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É mestre em Economia pela UFC (CAEN) e doutor na área pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Políticas Públicas pela George Washington University (EUA), bem como, pós-doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Empossado em 25 de outubro de 2007 no cargo de auditor do TCE Ceará (mediante concurso público), foi escolhido pelo governador Cid Gomes para a vaga de conselheiro destinada ao quadro de auditores da Corte de Contas, assumindo o cargo em 18 de março de 2010. Ocupou o cargo de Vice-presidente de Tecnologia e Informática do Instituto Rui Barbosa (IRB) até dezembro de 2013. Foi corregedor do TCE Ceará no biênio 2012-2013 e atual vice-presidente deste Tribunal.

Conselheiro Rholden Queiroz

Empossado como Conselheiro do TCE Ceará em 06 de junho de 2012, foi o primeiro Procurador de Contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público de Contas.

Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de Procurador de Contas junto ao TCE Ceará, exerceu desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, a função de Procurador-Geral, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012.

Conselheiro Valdomiro Távora

Exerceu o cargo de Secretário de Obras da Prefeitura de Mombaça (1992 a 1993). Foi eleito Deputado Estadual por três legislaturas consecutivas, tendo, durante nove anos, desempenhado funções parlamentares em Comissões Técnicas e funções administrativas.

Indicado por seus colegas Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi nomeado e empossado em 9 de março de 2004. No mesmo ano, foi designado Relator das Contas de Governo de 2003. Presidente do TCE Ceará por três mandatos: 2006/2007, 2012/2013, 2014/2015.

Conselheiro Substituto Itacir Todero

Eleito como Ouvidor em junho de 2014, Itacir Todero assumiu o cargo de conselheiro substituto (auditor) no Tribunal de Contas do Estado do Ceará em 25/10/2007, após ser aprovado em concurso público.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada de Erechim (RS), é especialista em Gestão Fazendária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC).
Assessoria de Comunicação Socia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto