Cidadão de Fortaleza

IMG_9975
Foto: André LIma
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou ontem (24) sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Fortaleza, ao médico Francisco Pereira de Alencar. A homenagem foi fruto do projeto de Decreto Legislativo 18/2015, de autoria da vereadora Ruthmar Xavier (PR), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.
A sessão foi dirigida pela vereadora Ruthmar Xavier, em nome do presidente da Câmara, vereador Salmito Filho. A mesa dos trabalhos foi formada por: Socorro Martins, secretaria de Saúde de Fortaleza; Eudoro Santana, secretário do Instituto de Planejamento de Fortaleza; José Maria Pontes, ex-vereador e diretor da Federação Nacional dos Médicos; Cristhina Brasil, conselheira regional do Crefito 6, representando a deputada federal Gorete Pereira; Walter Miranda, médico e coordenador da emergência do Hospital Geral de Fortaleza e os vereadores Marcos Teixeira e Adelmo Martins.
Em seu pronunciamento de saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Ruthmar Xavier afirmou que a frase do filósofo grego Antístenes resumiria a cerimônia da noite: A gratidão é a memória do coração. “O verdadeiro amor é aquele que voluntariamente agente escolhe dar. Fortaleza, tem 2,5 milhões de pessoas, e grande parte dessa população ama Fortaleza. Mesmo aqueles que nasceram em outras cidades, mas que aqui vieram por diversos motivos e abraçaram essa terra como cidade mãe. Essa cidade não pode deixar de lado esse amor. E para selar isso, Fortaleza criou esse título de cidadão”, pontuou.
“Essa é a forma de dizer o muito obrigado. Hoje o homenageado é o Dr. Chico para os próximos e Dr. Alencar para os muitos que buscam seus préstimos profissionais. O povo de Fortaleza é grato pelo seu empenho e dedicação. Esse título de cidadania, que é entregue neste ato, foi aprovado por todos os vereadores dessa casa. E aqui agora o recebemos como irmão, filho dessa tão amada cidade de Fortaleza”, afirmou.
Após receber o título de cidadão, o homenageado Francisco Pereira, disse ser filho de uma família numerosa, “meus pais, além de se preocuparem em criar seus filhos na integridade e honradez, mostraram a importância da família para o ser humano. A eles minha gratidão. Agradeço aos meus irmãos presentes, pelo amor incondicional. Escolhi fazer vestibular para medicina. Era estudante dedicado. Comecei com clareza da minha missão, que é dar o melhor de mim para cuidar das pessoas. Minha turma de 80, eu agradeço em nome do amigo Eudoro Santana, aqui presente”, frisou.
Segundo ele, na juventude escolheu a mulher que seria sua esposa, com quem compartilha a vida há 34 anos. “Minha amada Ismênia. A você minha gratidão e meu amor, sempre a cada dia! Aprendi com ela muitos valores; o amor, renuncia, tolerância e o maior dos aprendizados, ser pai. Júnior, Lívia e Daniel, sem vocês meu mundo não seria tão instigante e desafiador, vocês me fazem buscar ser sempre um bom pai. Aos meus sogros e cunhados, também meus sinceros agradecimentos”.
“Posso não ter 20 poucos anos, mas quero continuar buscando dar o melhor de mim para que as pessoas tenham saúde. Esteja onde estiver, em hospitais, presídio, postos de saúde. Hoje dirijo o Hospital da Mulher. Agradeço aos meus pacientes, pela confiança que depositam em mim. Sem vocês não teria cumprido minha missão. Agradeço, por fim a vereadora Ruthmar Xavier por essa homenagem. Ao receber esse título de Cidadão de Fortaleza, sinto que foi reconhecida minha dedicação ao povo de Fortaleza. Saio daqui com o compromisso de ser um profissional mais dedicado. Sou um cidadão orgulhoso da cidade que habito. E para terminar minhas palavras, cito frase: devemos expandir o nosso ciclo, nosso amor, até ele englobe nosso bairro, nossa cidade, nossos pais, assim sucessivamente, até que o nosso amor atinja todo o universo. A todos muito obrigado pela presença”, finalizou.
Biografia
Francisco Pereira de Alencar, nascido no município de Ipubi (localidade de Serra Branca), no Estado de Pernambuco. Filho de Antônio Pereira de Alencar e Maria Socorro de Alencar. Casado com Maria Ismênia Vasconcelos Teixeira de Alencar e tem três filhos: Francisco Pereira de Alencar Júnior, Lívia Teixeira de Alencar e Daniel Teixeira de Alencar.
Em 1958, veio com seus pais para o Ceará, devido as diferenças políticas entre as famílias Alencar e Sampaio. Antônio Alencar como era pacato resolveu ir morar no Crato, onde criou e educou os seus nove filhos. Em 1972 resolveu mandar os filhos para estudar em Fortaleza, onde cursaram o segundo grau no colégio Farias Brito.
Francisco Alencar fez vestibular para Medicina e Engenharia Elétrica e tendo êxito nos dois, mas optou pela Medicina. Iniciou sua formação acadêmica no Curso de Medicina cm 1975, tendo sua conclusão em 1980, pela Universidade Federal do Ceará. Apresenta o Título de Especialista em Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira e em Gestão Hospitalar.
Foi diretor Clínico do Hospital Batista no período de 1986 a 2005. Assumiu o cargo de Coordenador de Saúde no período de 1988 a 2012 na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Coordenou a Saúde dos Hospitais e Unidades Especializadas desde 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Desde 2014 assumiu como Diretor Executivo do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Ans Neumann. Concluiu em 1995 o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Terminou em 2000 a Certificação de Atuação na Área de Medicina de Urgência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira. Apresenta o Curso de Especialização cm Geriatria concluído em 2004 pela Escola de Saúde Pública do Ceará c participou em 2012 ao IX Congresso Nacional Sociedad Espanola de Sanidad Penitenciaria e I Congresso Internacional, Madrid.
Hoje, atua na equipe de saúde do município de Fortaleza, coordenando todos os hospitais municipais, o SAMU e responde pela direção do Hospital da Mulher.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto