Cidadã fortalezense

IMG_2224
Fotos: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou  sexta-feira (6), sessão solene para a entrega do título de cidadã honorária de Fortaleza à irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque. A comenda foi proposta pelo vereador Marcos Aurélio (PSC), através do projeto de decreto legislativo 21/2014, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa, subscrita pelo vereador Adelmo Martins e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo vereador Marcos Aurélio. A mesa foi composta pelo presidente do conselho fiscal do Lar Amigos de Jesus, Paulo Pepino; pela diretora administrativa Sandra Barbosa; e pela diretora técnica Francisca dos Santos Alves.
Em sua saudação a homenageada e aos convidados, o vereador Marcus Aurélio, disse estar com o coração cheio de alegria de abraçar irmã Maria da Conceição. “É uma irmã maravilhosa. Que Deus abençoe essa sua caminhada, que você continue firme nesse trabalho de amor e dedicação. Ela toca o coração de todos que vão conhecer o trabalho do Lar Amigos de Jesus, por sua generosidade e doação a causa. Com cristão também sou tocado por esse trabalho dela. Como político e membro do PSC, tenho feito um trabalho também nessa área com diversos projetos que pregam a solidariedade”, afirmou.
“Eu recebi graças a Deus muito amor dos meus pais. Penso nos que não receberam esse amor, por isso é que vemos a sociedade tão violenta, onde a droga impera e tenta destruir a família. Mas não podemos destruir o maior pilar da sociedade que é a família, mesmo com o mundo cheio de fantasia e de ilusão. Quando vemos uma pessoa dedicar sua vida por uma causa tão nobre que pe a vida do próximo, vemos que o mundo ainda tem jeito. O que marca a ação da irmã Conceição é o carinho, respeito, dedicação e amor. Que nunca precisemos passar por dificuldades para poder trabalhar esse lado da solidariedade. Que nós tenhamos sempre como foco, a família e os amigos, para que não percamos o tempo com outra coisa”, observou.
“Fazemos um mandato sério, temos diversos trabalhos na Vila União, no Jardim América, onde trabalhamos para resgatar jovens dos vícios das drogas. Com muita satisfação que apresentei essa propositura para homenagear essa pessoa tão querida por seus relevantes serviços prestados aos fortalezenses”, concluiu.
Em seguida, a cantora Maria Morais fez uma homenagem a irmã Conceição, cantando a música, “Amor é o Bem Maior”, do Padre Zezinho. Em seguida, o vereador Marcos Aurélio fez a entrega do diploma a homenageada. Em seus agradecimentos, a irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque disse que deve a Deus essa energia e força para realizar o trabalho social.
“Temos uma deferência e consideração pela Câmara municipal que tem nos acompanhado em nosso trabalho. Sempre venho aqui participar de sessões e recebemos colaborações e doações. Recebemos aqui algumas homenagens, como a medalha Boticário Ferreira (2006) e mais a frente um grande documento, o título de utilidade pública do Lar Amigos e Jesus, com ele o trabalho do lar fica mais reconhecido. Agora recebo o título de cidadã de Fortaleza. Algo muito importante para mim”, frisou.
“Nasci em Natal, pois minha família estava lá por força do trabalho, mas sou filha de uma família tradicional de Massapê, de onde herdei a vocação religiosa. Graças a minha mãe tive essa boa educação, que me fez seguir os passos de Jesus. Esse título tem um significado profundo e é compartilhado com os que estão ao meu lado”.
Segundo ela, o Lar Amigos de Jesus foi criado por voluntariado e vai continuar com esse mesmo princípio. “A coisa que mais prezamos é que nossas crianças sintam-se seguras, amadas e se sintam felizes no lar. Que se curem pela alta estima. Me sinto uma cidadã de Deus, pelo entusiasmo da minha vocação religiosa. Gosto e motivo a todos a trabalharem por essa causa. Quero agradecer a essa Casa, ao presidente Salmito Filho, ao vereador Adelmo Martins e ao nosso grande amigo vereador Marcos Aurélio por essa grande deferência”. No final, ela pediu para que todos rezassem um Pai Nosso e uma Ave Missa. Antes do fechamento da sessão, um grupo de crianças do Lar Amigos de Jesus fez a entrega de um buquê de flores à irmã.
Biografia
Irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque nasceu em Natal Rio Grande do Norte. É a quinta filha de tradicional família de Massapê “Dias Albuquerque Aguiar” onde a fraternidade, a fé, a humildade e o sentido espiritual estão acima de qualquer outro tipo de pretensão.
É missionária há 32 anos e há 27 anos trabalha com crianças com câncer e suas famílias. É licenciada em nível superior, em Catequese e Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas. Fundou a Comunidade Religiosa Missionárias da Solidariedade, que tem por carisma “Evangelizar através da Solidariedade, Caridade e Fraternidade”, promovendo a vida e a espiritualidade missionária favorecendo os pobres e os doentes especialmente as crianças com câncer e suas famílias.
Irmã conceição assegura e desenvolve um trabalho eminentemente humano, cooperativo e solidário no acolhimento apoio e assistência a crianças e adolescentes portadores de câncer e outras doenças congênitas no Lar Amigos de Jesus – Associação dos Missionários da Solidariedade, Instituição de relevância, contando com a participação substancial da sociedade e voluntários que são o foco principal de apoio e colaboração para a operacionalização do atendimento globalizado, sendo fundamental a utilização da rede de serviços e parceiros, contando com a solidariedade e apoio das instituições públicas e privadas.
Presidente do Lar Amigos de Jesus – Associação dos Missionários da Solidariedade, professora do ensino do primeiro grau do Estado do Ceará; professora do ensino do primeiro grau da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Escola São Vicente de Paula, aposentada; Assessoria Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia (Paraipaba), Paróquia São Luís do Curu, pastoral catequética e Assessora Paroquial no ano de 1982 a 2010; Coordenadora da Casa do Menino Jesus de Fortaleza, Gama (DF), Belém (PA), de 1987 a 2009. Sua consagração religiosa foi em 15 de maio de 1982 e votos perpétuos em 1985.
Iniciou seu trabalho missionário na localidade de Lagoinha, depois, Cambôas, Penha, Boa Vista, Murim, Camburão e Projeto, no Município de Paraipaba. Paróquia de Santa Rita de Cássia, Diocese de Itapipoca, integrando a comunidade na fé cristã.
Conforme o envio da sua Congregação, formou, organizou e acompanhou por dez anos 110 catequistas da referida região, com a preparação dos Sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia, Matrimonio, Crisma e Unção dos Enfermos, inclusive acompanhando os grupos Seguidores de Cristo c Oblatas Auxiliadoras. Trabalhou assessorando a Paróquia Santa Rita de Cássia com todos os grupos e capelas -. Paralelo a isso evangelizou na Comunidade da Praça da Graviola, próximo a Avenida Monsenhor Tabosa.
Foi Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia na Catedral, visitando os doentes, na Missa aos domingos e adoração ao Santíssimo nas 5ª Guedes, de saudosa memória. Hoje é da Paróquia de Nossa Senhora de Piedade. Atuou na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Ilha de Colares no Para e na Creche Nossa Senhora do Carmo na cidade-satélite do Distrito Federal no Gama.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses