Carnaval de Rua

Vereador Iraguassú Teixeira foi o propositor da audiência – Foto: Genilson de Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, uma audiência para discutir sobre o Carnaval de Rua de Fortaleza, a questão estrutural e organizacional, sua regulamentação, o planejamento adequado, as normas editalícias, bem como os problemas enfrentados pelas agremiações sobre a realização do evento. A autoria foi do vereador Iraguassu Teixeira (PDT).
Iraguassu iniciou sua fala afirmando que a cidade de Fortaleza ganha outra dinâmica por conta das apresentações de blocos de pré-carnaval e desfiles de manifestações culturais como o maracatu, blocos e cordões, escolas de samba e blocos de carnaval. O parlamentar lembrou que a partir de 2007, as entidades carnavalescas se inseriram em um conjunto de práticas promovidas pela Secultfor por meio de editais para fomento às agremiações, mediante a obediência a alguns requisitos.
“Assim, aquilo que historicamente se constituiu como uma manifestação essencialmente popular, passa a ser gerido pelo poder público que fornece recursos financeiros e, em contrapartida, estabelece as condições de apresentação das agremiações carnavalescas”, afirmou.
Iraguassu explicou que o intuito do debate é discutir a estrutura organizacional, a logística do evento e o valor do aporte financeiro que se pretende destinar, na forma de um cronograma pré-fixado, na tentativa de promover um evento mais organizado e sem descaracterizar a identidade cultural.
O vereador Jovanil Oliveira (PT) parabenizou o vereador Iraguassu pelo tema da audiência e destacou que o carnaval de rua de fortaleza melhorou com o passar do tempo, tanto em organização quanto em infraestrutura, mas ainda existem dificuldades. Jovanil destacou que o Poder Executivo precisa investir mais nos carnavais e manifestações culturais de Fortaleza e cobrou avanços na área.
“Os profissionais que trabalham no carnaval, não trabalham só nessa época. Eles trabalham antes e depois do evento. Há toda uma pesquisa, organização confecção de roupas e vestimentas. São recursos que muitas vezes se tira do próprio bolso. Temos que cobrar sim da Câmara Municipal, mas principalmente do poder executivo, responsável pela execução das políticas públicas. Temos que ter recursos para o carnaval, porque sem dinheiro, não se faz”, comentou.
O Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Pedro Edson, destacou as ações da pasta de cultura em prol do carnaval de Fortaleza. Ele explicou que apesar de ser o primeiro ano da gestão, o Governo do Estado se esforçou para lançar o edital de carnaval do Estado e que o Secretário Guilherme Sampaio está trabalhando para que as manifestações culturais e editais aconteçam e que todos recebam o devido pagamento antes dos eventos.
Graça Martins, Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da PMF, afirmou que a Secultfor trabalha arduamente para melhorar o carnaval de rua de fortaleza. Ela destacou que a Secultfor já se reuniu com as agremiações para discutir as demandas do edital, e explicou o motivo da demora do lançamento do edital.
“O nosso edital é feito com bastante tempo, o problema é o período, porque dependemos da votação do nosso orçamento na Câmara dos vereadores, que está dentro da Lei Orçamentária Anual. Enquanto não é votado o projeto, a gente não pode lançar nosso edital. Mas gostaria de dizer também que a gente pensa nas agremiações para além do carnaval, tanto que já lançamos o Dia de Maracatu”, ressaltou.
O Chefe de Planejamento da Etufor, Miguel Guimarães, destaca que o plano operacional para o carnaval de rua já está sendo elaborado, e reconheceu a importância do evento para a cidade de Fortaleza, que é uma cidade turística. Wellington Cartaxo, supervisor operacional da AMC também teceu considerações do assunto, dizendo que o órgão também faz um estudo sobre o oferecer melhor acesso a hospitais e ônibus específicos que levam a população para os carnavais de rua.
Em seguida, a população e representantes de blocos, escolas de samba e maracatu foram para a tribuna reivindicaram melhores estruturas para os carnavais de rua, mais ofertas de transporte público saindo do terminal para os locais de manifestações culturais e maior segurança.
Vereador Iraguassu Teixeira encerrou o debate agradecendo a todos os convidados presentes e a população que se mostrou bastante engajada sobre o assunto e disse que vai levar as demandas para os órgãos competentes. A audiência encerrou ao som da bateria do bloco Barão Folia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses