Pela CGU

Servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) realizam, amanhã (28) e terça-feira (29), manifestações em todo o País contra a medida do Governo Federal que divide as atribuições do órgão entre a Casa Civil e o Ministério da Justiça.
“A estratégia visa favorecer as empresas envolvidas na Operação Lava Jato, uma vez que os processos administrativos e os acordos de leniência são conduzidos pelo órgão”, ressalta Edilberto Barreto, presidente do Sindicato dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle da CGU (Unacon-CE).
Ele informa que a Medida Provisória que retira o status de ministério da CGU está pronta e prevê a transferência da Corregedoria-Geral para o Ministério da Justiça e da Secretaria Federal de Controle (SFC), o braço operativo da CGU, para Casa Civil. “É um absurdo que as fiscalizações e investigações de todos os órgãos do Governo passem para a Casa Civil, que teve vários ministros envolvidos em caso de corrupção (como José Dirceu e Erenice Guerra, por exemplo), e os últimos ministros também correm risco de serem investigados por envolvimento na Lava Jato”, declara.
O presidente do Unacon-CE destaca ainda que todos os servidores do órgão deverão paralisar suas atividades e que 90% dos detentores de cargos de chefia e assessoramento assinaram documento entregando suas funções, dos quais 22 chefes de CGU Regional. “Precisamos defender urgentemente a criação de uma Lei Orgânica que assegure à CGU o desempenho de suas atribuições sem interferências políticas", disse.
Ele explica que os cortes orçamentários já vinham prejudicando as operações de controle e fiscalização do órgão e que o orçamento do Ministério é o terceiro menor do Governo Federal, o que não justifica sua extinção. “As despesas de custeio, que são os gastos com diárias, passagens e combustível, representam apenas 0,05% do valor destinado às ações da CGU. O Governo está aproveitando a reforma administrativa para promover o enfraquecimento das atividades de combate à corrupção”, salienta.
Edilberto Barreto defende que as Leis 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) são conquistas que não podem ser relegadas ao esquecimento. “O Brasil é reconhecido internacionalmente como referência em matéria de divulgação de informações governamentais à sociedade, tendo o Portal da Transparência como modelo para outros países”, afirma.
Ele acrescenta que essa medida é um retrocesso às articulações entre os países no intuito de fortalecer as ações de cooperação e integração no combate à corrupção. “O Governo Brasileiro participa de três tratados internacionais nesse sentido, incluindo a Convenção da ONU contra a Corrupção, assinada em 09/12/2003, e a CGU está à frente dessas iniciativas”, cita Edilberto.
Adesão nacional - A campanha nacional dos servidores da CGU está mobilizando toda a sociedade. Várias organizações e movimentos da sociedade civil estão prestando apoio à manutenção da CGU como ministério independente, com autonomia para atuar no combate ao desvio de recursos públicos. Uma petição pública contra o fim da CGU tem conseguido assinaturas de entidades e associações, além de pessoas físicas, autoridades políticas e empresariais de todo o País.
Os ex-ministros da CGU Waldir Pires e Jorge Hage e o juiz Marlon Reis, autor do livro “O Nobre Deputado”, dentre outras autoridades, apoiam o movimento contra o rebaixamento. Também já se manifestaram em defesa do órgão: Ministério Público Federal, Associação Nacional dos Produradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno, Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses