Pular para o conteúdo principal

CGU

Campanha nacional, lançada ontem, mobiliza servidores da CGU (Controladoria-Geral da União) a entregarem os cargos comissionados, caso o Governo Federal tome a decisão de retirar o status de ministério do órgão como alternativa de economia no pacote de ajuste fiscal do Governo Federal. A informação é do presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle da CGU e STN (Unacon-CE), Edilberto Barreto.

Ele destaca que a medida acarretaria o enfraquecimento do sistema de controle, que hoje funciona de forma articulada nas macrofunções de ouvidoria (que recebe denúncias), de fiscalização e auditoria governamental (que investiga irregularidades), e de correição (que apura e pune os responsáveis). “Se isso se confirmar, comprometerá o desempenho do principal órgão de controle do executivo federal, especialmente no momento em que o tema corrupção ocupa o noticiário nacional. A CGU precisa ser um ministério independente para que os servidores possam atuar com autonomia no combate ao desvio de recursos públicos”, afirma.

Segundo Edilberto Barreto, a iniciativa do Unacon-Sindical, somente no primeiro dia, já conseguiu a adesão de 30% dos servidores com cargos de direção e assessoramento. “No Ceará, os formulários serão assinados a partir de hoje, com expectativa de 100% de adesão. Se todos entregarem os cargos, as atividades da CGU no Estado ficarão praticamente paralisadas”, acrescenta.

A Controladoria Geral da União é responsável pela fiscalização das atividades de todo o Governo Federal e é considerada ministério desde 2001, possuindo hoje cerca de 2.000 servidores, dos quais 300 com cargos comissionados.

Parcerias

No último dia 18, representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, da Controladoria Geral da União – CGU e da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública – PROCAP reuniram-se durante o Fórum “Fortalecimento das Parcerias Institucionais no Combate à Corrupção”, realizado em Fortaleza.

De 2003 e 2015, a CGU realizou 182 operações especiais, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, com o objetivo de apurar fraudes na execução de programas e de montagem de licitações, bem como prestação de contas irregulares.

Atualmente, são 101 investigações conjuntas em andamento, das quais cerca de 40% originaram-se na CGU. Em 65% dos casos, o foco é avaliar a gestão de recursos federais repassados a estados e municípios. As operações geraram procedimentos administrativos contra pessoas e empresas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...