Visita de Dilma ao Ceará-V

A presidenta Dilma Rousseff se reúne amanhã às quatro da tarde, com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), no Centro de Eventos do Ceará.. É a terceira semana seguida em que Dilma se encontra com empresários no Nordeste. Nas sexta-feiras anteriores ela se reuniu com o empresariado em Salvador e de Pernambuco. 
A ação de ir a diferentes estados do País dialogar com a iniciativa privada é muito produtiva para ouvir contribuições para as políticas públicas do governo federal, avaliou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, que participou dos encontros.

'Não são só os governos que promovem o desenvolvimento, são também os agentes econômicos: os trabalhadores, os empresários', afirmou o ministro do Desenvolvimento. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“É muito importante essa ideia de que você deve dialogar fora dos eixos tradicionais. Às vezes os governos ficam muito limitados aos interlocutores do Sudeste ou daqueles que vão a Brasília. A ideia é que a presidenta possa ir aos estados. Ela considera muito necessário manter um contato direto com setores da sociedade para poder dialogar, trocar ideias, ouvir manifestações, propostas e críticas. Porque para qualquer política pública, sobretudo para melhor orientação das ações governamentais, você tem que estar ouvindo e mais próximo”, afirmou Armando Monteiro.
O diálogo com os empresários é ainda mais importante nesse momento em que o Brasil precisa recuperar a confiança, disse o ministro. “Nós estamos nesse momento em que precisamos fazer essa travessia, reequilibrar a economia brasileira e retomar o crescimento que é a grande vocação do Brasil.” Ele falou também da energia empreendedora que o País tem. “Essa força vem do setor privado. Não são os governos apenas que promovem o desenvolvimento. O desenvolvimento quem faz são os agentes econômicos: os trabalhadores, os empresários.”
Durante as reuniões, Armando Monteiro e os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Agricultura, Kátia Abreu, apresentaram aos empresários pernambucanos três grandes programas do governo e detalharam as ações destinadas ao estado. O Plano Safra, que disponibiliza para 2015-2016 volume recorde de financiamento para apoiar a agricultura. O plano de concessões, com destaque para a rodovia BR-232, o Arco Metropolitano do Recife, o segundo terminal de contêineres (Tecon 2) e outros terminais no Porto de Suape. E também o Plano Nacional de Exportações.“Quando o mercado interno diminui, você tem que buscar o mercado externo”, destacou Armando Monteiro.
“Com a taxa de câmbio atual, o Brasil pode exportar muito mais, e exportar significa gerar empregos. Nós estamos querendo abrir espaços para o setor automotivo e para outros setores, como o Polo de Confecções de Pernambuco, que faz exportações indiretas, mas pode se capacitar para fazer exportação direta. Exportar é uma boa aposta nessa área”, destacou o ministro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto