Pular para o conteúdo principal

Nota de Repúdio

"A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará(ADPEC) vem, por meio da presente, REPUDIAR a Portaria Nº 1/2015, publicada no Diário da Justiça do dia 05/08/2015, que cria cadastro de advogados para exercer as funções de defensor público.
Segundo o mencionado ato, serão recebidas inscrições de advogados que tenham interesse em atuar como defensor dativo nas 31ª e 32ª Varas Cíveis de Fortaleza e os honorários serão fixados pelos juízes que presidem os processos judiciais.
A Constituição Federal determina que o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos e tal prestação será realizada, se remunerada pelo Estado, de forma exclusiva pela Defensoria Pública. Essa foi a escolha normativa do Constituinte.
O Art. 134, caput, do Texto diz que “A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.”
A jurisprudência do STF, por repetidas vezes, vem reiterando o absurdo desse procedimento ou qualquer outro que vise a resolver a falta de defensor público com advogado dativo, contratação temporária de advogados, convênios com OAB ou qualquer outra forma que não seja a dada pela Constituição Federal (ADI 3.700, ARE 767.615-AgR, ADI 3.892 e ADI 4.270).
A iniciativa ofende não somente a Constituição Federal de 1988, mas viola igualmente a Constituição Estadual, que no seu Art. 146, salienta a necessidade de existir, em cada Comarca do Estado do Ceará, ao menos um Defensor Público para a defesa dos mais necessitados.
Com efeito, muito embora fique a cargo do Poder Judiciário a missão de julgar os feitos que lhe são postos à apreciação, com celeridade, o fato é que em Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Adpec e a OAB, no ano de 2005, em face do Estado do Ceará, demanda representada pelos autos do Processo de nº 0030602-59.2005.8.06.0000, a qual tem por objeto a constatação de omissão do Poder Executivo do Estado do Ceará, diante da norma contida na Constituição estadual(art. 146, CE), não teve, até o presente momento, qualquer impulso oficial ao feito.
Existe uma carência de Defensores Públicos em 73% das Comarcas do Estado do Ceará e, mesmo havendo um concurso público para provimento dos cargos em vias de ser finalizado o Órgão não detém de orçamento suficiente para a nomeação de todos os aprovados. O pagamento de dativos com recursos públicos representa, dessa maneira, um desvio de finalidade e grave ofensa ao preceito constitucional.
Importante ressaltar que o Advogado é indispensável à administração da justiça, enquanto a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional, assim como o próprio Judiciário e Ministério Público.
Observamos que Defensores Públicos não podem advogar fora do exercício de suas funções.
A preservação dos direitos e garantias da Defensoria Pública, em casos deste jaez, é questão que interessa de perto não somente à categoria dos Defensores Públicos, mas a todos aqueles que pretendem levar a efeito a edificação de uma sociedade livre, justa e solidária, com a redução das desigualdades sociais, não somente considerado o aspecto econômico, mas também levado em conta o aspecto jurídico.
A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará envidará todos os esforços para combater medidas que afrontem ou violem direitos e prerrogativas da categoria.
Fortaleza-CE, 10 de agosto de 2015.
Sandra Moura de Sá
Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...