Na CMFor

Vereador Márcio Cruz foi o propositor do debate – Foto: Genilson de Lima
Realizada na manhã desta terça-feira, 7, no auditório Ademar Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, uma audiência pública com o objetivo de abrir o debate sobre a demissão de 700 profissionais da Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand – SAMEAC. O propositor do requerimento foi o vereador Márcio Cruz (PROS).
Márcio Cruz relatou que é preciso sensibilizar o Tribunal de Contas da União e a Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Reitoria, para prorrogar o contrato dos prestadores de serviço da SAMEAC. A terceirizada existe há mais de quatro décadas e conta com trabalhadores com mais de 30 anos de serviço. Os mesmos que foram surpreendidos com uma demissão em massa. “Isso é desumano. Essa audiência está sendo realizada para se tirar um encaminhamento que será enviado as entidades como a OAB, Tribunal de Contas e Sociedade Civil Organizada, no sentido de apoiar esses trabalhadores para que a TCM mude esse parecer. Esperamos que esse impasse seja realizado a logo prazo. Com a saída para a aposentadoria deles, assim sejam substituídos por funcionários de carreira. Não podemos corrigir um erro de mais de 40 anos em um dia, um mês. Somos contra essa demissão”,declarou.
Marta Brandão, Presidente do Sindsaúde Ceará, destacou em sua fala que o sentimento dos trabalhadores que prestaram serviço por muitos anos ao Hospital das Clínicas e Maternidade Escola, através de contratos firmados com a Universidade Federal, é de instabilidade e insegurança. De acordo com Marta, muitos funcionários estão em situação de pré-aposentadoria. E ainda relata que, os contratos firmados entre UFC e SAMEAC são antigos, com mais de 50 anos. “Em março deste ano, com a portaria do MEC, que solicitou substituir esses trabalhadores por concursados, a gente vive um cotidiano difícil com ameaça de demissão. Principalmente, devido a maioria desses trabalhadores estarem em idade avançada, portanto sem perspectiva de entrar do mercado de trabalho”, evidenciou.
A ex-vereadora Rosa da Fonseca, membro do Movimento Crítica Radical, subiu ao púlpito para falar aos presentes sobre a luta da categoria na busca de resolver a situação dos terceirizados. Rosa externou a vitória do MDTS em serem recebidos pelo Reitor da UFC. Segundo ela, o Reitor relatou que se houvesse um parecer favorável da justiça, a UFC acataria a decisão e prorrogaria por mais cinco anos os contratos desses trabalhadores.
Márcio Cruz, finalizou informando que vai dar entrada no requerimento e que vai pegar a assinatura dos parlamentares, no intuito de encaminhar as reivindicações dos terceirizados para a UFC e para o TCM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses