Pular para o conteúdo principal

Na CMFor

Vereador Márcio Cruz foi o propositor do debate – Foto: Genilson de Lima
Realizada na manhã desta terça-feira, 7, no auditório Ademar Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, uma audiência pública com o objetivo de abrir o debate sobre a demissão de 700 profissionais da Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand – SAMEAC. O propositor do requerimento foi o vereador Márcio Cruz (PROS).
Márcio Cruz relatou que é preciso sensibilizar o Tribunal de Contas da União e a Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Reitoria, para prorrogar o contrato dos prestadores de serviço da SAMEAC. A terceirizada existe há mais de quatro décadas e conta com trabalhadores com mais de 30 anos de serviço. Os mesmos que foram surpreendidos com uma demissão em massa. “Isso é desumano. Essa audiência está sendo realizada para se tirar um encaminhamento que será enviado as entidades como a OAB, Tribunal de Contas e Sociedade Civil Organizada, no sentido de apoiar esses trabalhadores para que a TCM mude esse parecer. Esperamos que esse impasse seja realizado a logo prazo. Com a saída para a aposentadoria deles, assim sejam substituídos por funcionários de carreira. Não podemos corrigir um erro de mais de 40 anos em um dia, um mês. Somos contra essa demissão”,declarou.
Marta Brandão, Presidente do Sindsaúde Ceará, destacou em sua fala que o sentimento dos trabalhadores que prestaram serviço por muitos anos ao Hospital das Clínicas e Maternidade Escola, através de contratos firmados com a Universidade Federal, é de instabilidade e insegurança. De acordo com Marta, muitos funcionários estão em situação de pré-aposentadoria. E ainda relata que, os contratos firmados entre UFC e SAMEAC são antigos, com mais de 50 anos. “Em março deste ano, com a portaria do MEC, que solicitou substituir esses trabalhadores por concursados, a gente vive um cotidiano difícil com ameaça de demissão. Principalmente, devido a maioria desses trabalhadores estarem em idade avançada, portanto sem perspectiva de entrar do mercado de trabalho”, evidenciou.
A ex-vereadora Rosa da Fonseca, membro do Movimento Crítica Radical, subiu ao púlpito para falar aos presentes sobre a luta da categoria na busca de resolver a situação dos terceirizados. Rosa externou a vitória do MDTS em serem recebidos pelo Reitor da UFC. Segundo ela, o Reitor relatou que se houvesse um parecer favorável da justiça, a UFC acataria a decisão e prorrogaria por mais cinco anos os contratos desses trabalhadores.
Márcio Cruz, finalizou informando que vai dar entrada no requerimento e que vai pegar a assinatura dos parlamentares, no intuito de encaminhar as reivindicações dos terceirizados para a UFC e para o TCM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...