Estácio inovadora

Uma universidade é, por natureza, um ambiente propício a novas ideias e à inovação. E a Estácio vem se mostrando um campo propício nessa área. Tanto assim que está entre as 50 empresas mais inovadoras do país, segundo o Anuário Inovação Brasil, editado pelo jornal Valor Econômico, que relacionou as 100 mais inovadoras.

A Estácio é a única instituição de ensino presente na relação e, no setor de Serviços Gerais, no qual foi enquadrada, aparece em 3º lugar. Segundo diretora de Inovação da Estácio, Lindália Reis, “mais que um desafio tecnológico, inovação é uma mudança de cultura”.

Para o Valor Econômico, "o Brasil, onde os aportes em pesquisa e desenvolvimento fazem parte da história recente das corporações, exigiu a elaboração de uma metodologia capaz de separar as empresas realmente inovadoras das que apenas seguem ondas tecnológicas. O resultado é um ranking formado por corpo­rações que inseriram processos de criação e incremento técnico constantes no cerne de suas estratégias, planos e metas”.

Além do ranking do Valor, a Estácio conquistou este ano o Selo de Inovação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), sendo a primeira universidade do país a conseguir esse feito. A instituição de ensino também ampliou os investimentos em projetos de inovação, que passaram de 0,5% da receita em 2013 para 1% da receita no ano passado.

Uma dos projetos inovadores da Estácio é o Telion (primeira patente da instituição), uma interface conectada e interativa para melhorar a experiência entre professores e alunos em sala de aula. “Iniciamos a produção industrial em 2015 e, agora, será escalável às cinco mil salas de aula da Estácio no decorrer dos próximos anos", diz Lindália Reis, Diretora de Inovação da Estácio.

A instituição vem desenvolvendo ainda um simulador de laboratórios virtuais, que integra tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Com isso, será possível a realização de experimentos de laboratório à distância com manipulação de objetos 3D. Denominado de Nexxa, está em processo de patente, com baixo custo e simples de escalar para meio milhão de alunos.

As empresas realmente inovadoras, segundo Lindália Reis, "precisam ter a capacidade de se reorganizar, repensar, reagir e evoluir". A Estácio vem demonstrando isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim