Contadores de histórias

Narradores da América Latina e África estarão em Fortaleza nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de julho, quando participam de um encontro internacional de contadores de histórias, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560. Centro). Em ambos os dias, o evento acontece das 10 às 13 horas.
Em 2005, a ação “Cordão de Histórias” foi criada pela escritora, cordelista e contadora de histórias, Josy Maria, tendo como foco principal os mestres e narradores orais tradicionais. Nesta edição especial comemorativa aos 10 anos do programa, haverá participação de narradores oriundos de países como México, Argentina, Cabo Verde e Burkina Faso, além de narradores locais e nacionais.
Para Josy Maria, o homem conta histórias para explicar a vida, desde que aprendeu a articular as palavras, expressando-se por meio da fala. Ela explica que a essência inquieta de contar acontecimentos e explicar a origem das coisas e do mundo é sempre a mesma, apesar dos diferentes costumes de cada cultura.
Segundo a escritora, muitos contos de culturas distintas se repetem adaptados a cada geração e tradição, em países e regiões diferentes. “Valorizar as histórias distintas em cada âmbito significa fortalecer o todo e reconhecer-se em culturas distintas da nossa, reconhecer-se como humanos, com as mesmas necessidades de entender a si e ao mundo”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses