Dia dos Namorados
A economia em crise não é motivo para os apaixonados deixarem de comemorar o Dia dos Namorados. Apesar dos presentes e serviços mais procurados para essa data terem subido em média 7,48%, entre junho de 2014 e maio de 2015, eles continuam abaixo da inflação média registrada pelo Índice de Preço do Consumidor da FGV (IPC/FGV), que está em 8,63%, no mesmo período.
Mesmo a média avançando menos, o levantamento realizado pelo economista da FGV/IBRE, André Braz, mostra que entre os produtos e serviços destacados, alguns ficaram mais caros em relação ao ano passado, como: show musical (20%) e bares e lanchonetes (12,03%). Além desses, vale citar os aumentos registrados por perfumes (10,20%), relógios e bijuterias (9,34%) e restaurantes (8,84%), todos subiram mais que a inflação média.
Em contrapartida, quem deseja economizar pode apostar nos produtos e serviços que ficaram mais baratos, como: teatros (-10,09%), aparelho celular (-4,51%), DVD/CD (-1,35%) e cintos e bolsas (-0,06%).
Produtos e Serviços para o Dia dos Namorados
|
Var.% acumulada de jun/2014 a mai/2015
|
IPC/FGV
|
8,63
|
Var.% média de presentes e serviços para o dia dos namorados
|
7,48
|
RESTAURANTES
|
8,84
|
BARES E LANCHONETES
|
12,03
|
COMPUTADOR E PERIFÉRICOS
|
3,09
|
APARELHO TELEFÔNICO CELULAR
|
-4,51
|
MÁQUINA DE FOTOGRAFAR E FILMAR
|
0,40
|
ROUPAS MASCULINAS
|
3,64
|
ROUPAS FEMININAS
|
1,55
|
CALÇADOS MASCULINOS
|
3,75
|
CALÇADOS FEMININOS
|
2,67
|
RELÓGIOS E BIJUTERIAS
|
9,34
|
CINTOS E BOLSAS
|
-0,06
|
PERFUME
|
10,20
|
LIVROS NÃO DIDÁTICOS
|
2,34
|
BICICLETA
|
3,97
|
DVD / CD
|
-1,35
|
CINEMA
|
8,13
|
SHOW MUSICAL
|
20,00
|
TEATRO
|
-10,09
|
HOTEL/MOTEL
|
5,53
|
Comentários
Postar um comentário