Para Dia das Mães

A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-Ceará) revela que os consumidores de Fortaleza irão movimentar cerca de R$ 263 milhões no comércio local com a compra de presentes, representando um crescimento nominal de 2,4% sobre o resultado de 2014.
Dando prioridade aos artigos de vestuário, perfumaria, calçados e bolsas e flores, a maioria dos consumidores irá às compras – 59,5% dos entrevistados confirmaram essa intenção. O percentual é inferior ao observado, na mesma data no ano passado, quando 64,2% dos consumidores compraram presentes.
Com esse resultado, o Dia das Mães firma-se com a segunda melhor data comemorativa para o comércio em termos de faturamento. A lista completa inclui o Natal, em primeiro lugar, seguido do Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Vestuário lidera preferência do consumidor
Neste ano, 59,5% dos consumidores de Fortaleza, com mais de 18 anos de idade, afirmam que irão comprar presentes para o Dia das Mães, com gasto médio de R$ 240. Tanto o percentual de consumidores com intenção de compras, quanto o valor médio das compras caíram com relação ao ano passado (64,2% e R$ 250, respectivamente), o que sugere uma movimentação relativamente menor no comércio.
A preferência dos consumidores mostra-se concentrada em quatro produtos principais que, juntos, respondem por 62,1% da intenção de compra, com preponderância dos bens de uso pessoal. São eles:
Os artigos de vestuário, citados por 33,7% dos entrevistados destacam-se como principal produto de interesse ambos os sexos (32,7% dos consumidores do sexo masculino e 34,6% dos consumidores do sexo feminino). Esse item terá procura mais intensa entre os consumidores mais jovens (39,0% do grupo etário com até 20 anos) e de renda mais alta (43,2% do grupo com renda familiar superior a seis salários mínimos);
Os itens de perfumaria têm 25,8% de intenção de compra, e como perfil do consumidor típico, o sexo masculino (26,7% das respostas) e jovem (26,6% do grupo etário com até 20 anos e 27,4% do grupo etário entre 21 e 35 anos). A existência de produtos sofisticados e populares faz com que os perfumes se destaquem tanto na preferência do grupo com renda mais elevada (28,6% do estrato com renda superior a seis salários mínimos), quanto do grupo de renda mais baixa (25,8% da faixa com renda familiar inferior a três salários mínimos);
Sapatos, cintos e bolsas: com 10,9% de intenção de compra, serão procurados por consumidores de ambos os sexos (masculino com 11,1% das respostas e feminino com 10,7%), do grupo etário com idade entre 21 e 25 anos (16,3%) e renda familiar superior a seis salários mínimos (19,8%);As flores aparecem com 7,3% de intenção de compra e serão mais procurados por consumidores do sexo masculino (8,0%), do estrato com idade entre 21 e 35 anos (8,2%) e renda familiar entre três e seis salários mínimos (10,7% das respostas).
O faturamento previsto com a compra de presentes para o dia das mães é de R$ 263 milhões, reforçando a importância econômica dessa data comemorativa, que anima importantes segmentos do comércio varejista. O dispêndio médio com a compra de presentes é estimado em R$ 240. Como alguns consumidores compram mais de um item, o gasto por presente é estimado em R$ 171.
Os consumidores pretendem pagar suas compras preferencialmente à vista (63,3% das respostas) e com o cartão de crédito (39,7%). O consumidor está consciente do seu poder de barganha e estará em busca de promoções (53,8% de citação) e fará pesquisa de preços (42,8%), mas a qualidade dos produtos (26,6%) e a beleza das vitrines (24,1%) também poderão influenciar na escolha.
A pesquisa também revela que 65,4% dos consumidores pretendem comemorar o evento, sendo que 52,7% o farão em suas casas, 32,1% nas casas dos pais e 7,2% em restaurantes. Como é comum na data, o segundo domingo de maio irá lotar os restaurantes de Fortaleza, sendo que este desejo mostra relação direta com a condição econômica da família: 29,9% dos consumidores com renda familiar superior a seis salários mínimos indicaram essa intenção.
Compras se concentrarão nos finais de semana
Com grande parte da população com cada vez menos tempo disponível, o consumidor irá privilegiar a comodidade em suas compras, preferindo o sábado como dia mais provável para realizar a compra dos presentes (43,4%).
O Centro da Cidade e os principais corredores comerciais deverão ter movimento intenso de consumidores, já que as lojas de ruas foram citadas como o principal ponto de compra, com 33,8% das respostas. Osshoppings centers (30,4%), os centros comerciais (28,9%) e os supermercados e hipermercados (16,6%) disputarão a atenção dos potenciais compradores.

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