Pular para o conteúdo principal

Mortalidade Materna

Dados atualizados até hoje (28), mostram sensível redução da mortalidade materna no Ceará em 2014. A Razão de Mortalidade Materna (RMM) diminuiu em 26,8%, com redução de 82,5 óbitos por 100 mil nascidos vivos em 2013 para 60,4 no ano passado. Em números absolutos, o total de óbitos maternos por causas obstétricas em 2014 foi de 77 mortes em 54 municípios. Nos últimos anos esse número foi de 87 óbitos maternos em 2011, 115 em 2012 e, em 2013, de 109. Os indicadores estão no informe epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado no Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna – 28 de maio. Foram notificados no ano passado 2.534 óbitos de mulheres em idade fértil e investigados 77,1%.
Entre 1998 e 2014, período do estudo realizado pela Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmadas 1.802 mortes maternas por causas obstétricas diretas e indiretas, com média da RMM de 78,1, número considerado alto segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os maiores indicadores no período foram registrados nos anos de 1998 (93,7) e 2012 (90,6) e os menores em 2006 (66,7) e 2014 (60,4). No Brasil, estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostra que a Razão da Mortalidade Materna passou de 143 por 100 mil nascidos vivos em 1990, para 70 em 2010. A redução de 51% é “notável”, segundo o estudo, mas diminuir ainda mais esse índice é um desafio, uma vez que a morte de mulheres por causas relacionadas à gravidez, aborto, parto e puerpério são quase sempre evitáveis.
Fórum na sexta
Com o objetivo de mobilizar a sociedade e fortalecer as ações para a redução da mortalidade materna, a Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta sexta-feira, 29 de maio, a VII Reunião do Fórum Estadual da Rede Cegonha, no Auditório José Euclides Ferreira Gomes, 6º andar do Anexo II da Assembleia Legislativa, a partir das 8h30min. Com o tema “Redução da morte materna: Nós podemos!”, o encontro reunirá prefeitos, gestores e técnicos das secretarias estadual e municipais de saúde, diretores e profissionais de hospitais e maternidades, representantes do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério da Saúde e Unicef.
No Ceará, a Rede Cegonha tem os serviços integrados em 17 Redes nas 22 regiões de saúde. É um programa do Ministério da Saúde que tem o objetivo de atender todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. No ano passado, o Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal estabeleceu a investigação das mortes maternas como tarefa essencial pata orientar as ações de redução desses óbitos. O desafio é reduzir a Razão de Mortalidade Materna para aproximá-la da meta de 35 por 100 mil nascidos vivos, estabelecida nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...