Congresso de Odontologia

Quando o assunto é Odontologia, o Brasil é destaque pelos números que apresenta. O país possui o maior número de dentistas no mundo. Com mais de 265mil profissionais, esse volume representa cerca de 20% dos dentistas existentes no planeta. Mas mesmo tendo um especialista em saúde bucal para, aproximadamente, 737,2 pessoas, frente a um entendimento mundial de que o ideal seria em torno de um profissional para cada 1.500 habitantes, o Brasil tem 30 milhões de desdentados, sendo que de cada quatro idosos, três não possuem nenhum dente.
E as más notícias não param por aí. De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, realizada pelo IBGE (2010), 22,5 milhões de pessoas nunca foram ao dentista e deste total, 2,5 milhões são adolescentes; e 8 milhões dos habitantes, com mais de 30 anos, já utilizam prótese. Além disso, 20% dos brasileiros não vão ao dentista por falta de dinheiro, 46% consideram difícil o acesso ao dentista e 68% dos brasileiros não sabem que têm direito a tratamento odontológico público, segundo dados de 2014, do Conselho Federal de Odontologia. 
É para discutir questões que afetam esse universo que a ABO-CE (Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará), espera reunir cerca de 6 mil dentistas, a partir de amanhã, em Fortaleza, para o V Congresso Internacional de Odontologia, XIX Congresso Cearense de Odontologia e V Congresso Cearense de Odontologia Militar. Os eventos serão realizados no Centro de Eventos, até o próximo dia 9. Além do tema geral, “A sustentabilidade sob o olhar da Odontologia”, visando o compromisso socioambiental dos dentistas com o trabalho sustentável e considerando que a Odontologia é uma das áreas da saúde que mais produzem lixo não degradável e poluente, a programação será voltada para o aprimoramento técnico e a atualização dos profissionais em relação a novas descobertas, pesquisas e meios de tratamento. 
Serão discutidos desde problemas graves de saúde pública, como a falta de dentistas em equipes de saúde e de integração entre Medicina e Odontologia; o câncer bucal, que deverá registrar cerca de 600 mil novos casos no País, este ano; passando por doenças potencialmente fatais, como a apneia obstrutiva do sono, e cuja salvação pode estar na Odontologia do Sono; até demandas estéticas, como o planejamento do design do sorriso, toxina botulínica e preenchimento facial, bem como lentes contatos no campo da Odontologia. De acordo com o presidente do Congresso, José Bonifácio de Sousa Neto, a programação deverá contemplar os interesses dos participantes em todas as 23 especialidades da Odontologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses