Sarau Poético

O poeta e ensaísta Horário Dídimo comemora seus 80 anos num sarau poético que será realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte, amanhã, às 19 horas.
Durante o sarau, o poeta lança o seu novo livro Estrela azul. Da fé e da poesia, com 80 poemas inéditos. Professor aposentado da UFC, com mestrado e doutorado em Literatura, ele foi um dos pioneiros no Brasil na pesquisa acadêmica em Literatura Infantil, tornando-a tema do doutorado pela UFMG. No curso de Letras da UFC, criou uma disciplina e estimulou uma área de pesquisa em nível de pós-graduação sobre a temática.
Tem uma vasta produção poética desde o lançamento de Tempo de Chuva. Vieram depois Tijolo de Barro, A palavra e a palavra (Amor o palavra que muda de cor), A nave de prata, a Estrela azul e o almofariz. Leitor desde criança de Monteiro Lobato, mais tarde tornou-se um pesquisador da obra de Lobato tema de um dos seus livros de ensaios, Ficções lobatianas: Dona Aranha e seis aranhinhas no sítio do picapau amarelo.
Foi essa aproximação com os estudos de literatura infantil que o tornou autor de livros para crianças. Pelas Edições Demócrito Rocha, escreveu O Passarinho Carrancudo, A escola dos bichos, As reinações do rei, Historinhas cascudas, As historinhas do mestre Jabuti, O menino perguntador.
A poesia de Horário Dídimo carrega versos cuja simplicidade marca o trabalho do poeta de esculpir palavras. Ao ponto de quase não haver distinção entre o que é escrito para criança e para gente grande. Segundo ele, “o que existe é mesmo é a poesia”. Como síntese, o trabalho poético de Horário Dídimo se encanta com o divino e a natureza, com os pequenos gestos e as descobertas, além de se deixar levar pela própria poesia e seu escriba.
A literatura e o próprio ofício do escritor também são temas de ensaios publicados pelo poeta. Escreveu entre outros: O signo poemático, As funções da linguagem e da literatura, As funções da literatura infantil, Manuel Bandeira, poesia e personagem, O ofício do escritor. 
Durante o sarau poético em comemoração dos 80 anos de Horário Dídimo, o escritor conversará com os presentes sobre sua obra, haverá leitura de poemas do autor e a apresentação de poemas musicados.
SERVIÇO
Sarau poético em comemoração aos 80 anos do poeta Horário Dídimo
Data: 27 de março (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte, Avenida Aguanambi 282. Estacionamento gratuito ao lado do jornal O POVO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses