Pular para o conteúdo principal

'Auri'

O livro-reportagem “Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa”, das jornalistas cearenses Aline Moura e Bárbara Almeida, será lançado na próxima segunda-feira, 23 de março, em referência ao mês da mulher. O lançamento ocorrerá dentro do Fórum Mulher e Criminalidade na Mídia, com uma mesa-redonda que discutirá as abordagens sobre mulheres encarceradas feitas pela mídia convencional e os efeitos para a ressocialização, às 18h30, no Auditório Rachel de Queiroz.

Em janeiro, as autoras reuniram recursos para publicação independente da obra através da plataforma de financiamento coletivo Catarse. Aliada a uma campanha de adesão nas redes sociais, ao fim de dois meses, a ação contou com mais de cem financiadores desta primeira edição e mais de 600 seguidores na fanpage do Facebook.

O livro-reportagem “Auri, a anfitriã” nasceu como fruto do Trabalho de Conclusão de Curso das jornalistas Aline Moura e Bárbara Almeida, ex-alunas do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, em 2013.

Combinando jornalismo e literatura, a obra traz as histórias de quatro internas da única penitenciária feminina do Ceará, na perspectiva da própria prisão – personagem fantástico que assume o papel de narrador das versões apresentadas por suas “hóspedes”.

O trabalho conta com projeto gráfico e diagramação do design Ed Borges e fotografias de Daniel Muskito.

Auri

A narrativa se passa no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, penintenciária localizada nas imediações de Fortaleza, capital do Ceará. Através do que conta “Auri”, prisão que faz as vezes de personagem-narradora, a obra desvela as marcas imprimidas nas versões apresentadas pelas personagens sobre seus percursos de vida, numa perspectiva humanizada sobre o Código Penal, o cárcere, a mulher em conflito com a lei e o processo de ressocialização.

No aspecto jornalístico, a obra se insere no contexto dos projetos editoriais que buscam novos formatos narrativos para dialogar com questões de gênero, classe e raça, desviando-se das abordagens estandartizadas pela mídia convencional. Dessa maneira, a “anfitriã” substitui o discurso midiático e ganha vida para narrar as histórias daquelas que lhes são muito próximas.

Convidadas

Comporão a mesa de discussão do Fórum: a defensora pública Mônica Barroso, que passou pelos cargos de presidente da Comissão OAB Mulher e Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado do Ceará; a jornalista Raphaelle Batista, que escreveu série sobre maternidade na prisão feminina, pelo jornal O POVO; e a jornalista Roseane Gurgel, realizadora do documentário “O caminho de volta”, que aborda as histórias de estrangeiras internas do IPF. O debate será mediado pela jornalista e professora do curso de Jornalismo da UFC, que também orientou a pesquisa do livro, Naiana Rodrigues.

Prêmios

Em 2014, o livro “Auri, a anfitriã” foi agraciado com cinco prêmios: melhor Livro-reportagem no Expocom Nordeste, melhor Edição de Livro no Expocom Nordeste, melhor Livro-reportagem no Expocom Nacional, melhor Edição de Livro no Expocom Nacional e melhor Trabalho de Conclusão de Curso no prêmio de Gandhi de Comunicação.

O prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é realizado durante o Congresso de Ciências da Comunicação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e premia os melhores trabalhos experimentais do Brasil. O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia e destaca os trabalhos que mais contribuem para a Cultura de Paz.

Serviço
Lançamento do livro-reportagem “Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino Desembargadora AuriMoura Costa” e Fórum Mulher e Criminalidade na Mídia
Quando> 23 de março, às 18h30
Onde> Auditório Rachel de Queiroz (Avenida da Universidade, 2762, Benfica - Centro de Humanidades II da UFC)
O evento é aberto ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...

Agenda de Evandro

Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão: Recebi a Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza para discutir o reforço às ações da instituição, que há mais de 150 anos realiza atendimentos nas mais diversas áreas da Saúde, abrangendo Capital e Interior. A Santa Casa é um Patrimônio da nossa Cidade e terá todo o apoio necessário na nossa Gestão".