Velib

A Prefeitura de Fortaleza deve ampliar suas ações no programa de bicicletas compartilhadas tendo por base as experiências da cidade de Paris, que hoje tem no Velib um dos maiores e mais modernos programas de compartilhamento de bicicletas do mundo, um conjunto de conquistas significativas para a mobilidade da cidade.

Em audiência na Prefeitura de Paris neste sábado (21), onde foi recebido pelo vice-prefeito Jean-Louis Missika, que coordena os projetos de Urbanismo e Arquitetura da Grande Paris (o equivalente à Região Metropolitana de Fortaleza), o prefeito Roberto Claudio pode constatar os avanços que a capital francesa obteve desde que colocou a bicicleta como equipamento de transporte coletivo na cidade. Atualmente, o Velib, implantado em 2001, funciona com 1.800 estações e 26 mil bicicletas, o que permite que mais de dois milhões de pessoas utilizem o sistema todo mês.

Segundo o prefeito Roberto Claudio, que também fez uma apresentação sobre o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, “é possível pensar na ampliação do nosso modelo incorporando as experiências que Paris já tem nesse setor. A partir de agora, deveremos estreitar os laços, aproximando nossos técnicos da equipe francesa, para que possamos usufruir de todo o know how que Paris já detém”, afirmou o prefeito Roberto Claudio que também conheceu o Autolib, sistema de carros elétricos compartilhados que há três anos funciona em Paris.

Junto aos técnicos do sistema Autolib, o prefeito de Fortaleza visitou uma das 900 estações de carros compartilhados existentes na Grande Paris. O sistema francês conta, hoje, com 3.000 veículos elétricos e mais de 75 mil usuários cadastrados, realizando uma média de 15 mil viagens por dia, o que dá uma média de cinco viagens por veículo. A adesão ao sistema de carro compartilhado surpreendeu à própria Prefeitura que fez a concessão para a implantação do sistema e tem ajudado a retirar carros das ruas e a reduzir a poluição. A capital francesa considera a experiência um sucesso e já planeja expansão do serviço para outros municípios da Região metropolitana. Outras cidades do mundo estão aderindo ao mesmo sistema, como Londres e Indianápolis

“Creio ser possível pensarmos também na implantação desse sistema em Fortaleza, ajudando a retirar mais carros das ruas, visto que vamos poder ver o compartilhamento de um mesmo veículo por vários pessoas no mesmo dia, alem de ajudar a reduzir a emissão de carbono”, afirma o prefeito de Fortaleza que destaca a aceitação dessa modalidade de transporte público na Capital cearense, a partir da implantação do sistema de bicicleta compartilhada que está sendo expandido em Fortaleza. Inclusive já ficou acertada uma reunião técnica entre especialistas em mobilidade da Prefeitura e a equipe do Autolib.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto